Buscar

Resumo Bioclimatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioclimatologia
Bioclimatologia é o ramo da climatologia e da ecologia que trata dos efeitos do ambiente físico sobre os organismos vivos.
O clima reflete as condições atmosféricas caracterizadas pela sequência habitual de estados representados pelos elementos meteorológicos em determinado local da superfície terrestre, condições para serem consideradas clima, devem, manifestarem conservarem as mesmas características, por um tempo mínimo de 30 anos.
A evaporação é o conjunto dos fenômenos físicos que transformam em vapor a superfície do solo, interceptada pelas plantas, dos cursos de água, lagos, reservatórios e mares. 
Os elementos do clima são: temperatura do ar, umidade do ar, regime dos ventos e precipitação pluviométrica.
De acordo com a curvatura e durante o ano, é a localizada entre as latitudes de 30ºN e 30ºS.
A Estratosfera contém a quase totalidade do gás ozônio, ultravioletas emitidos pelo sol, impedindo poderia gerar graves problemas para os seres.
Os meteoritos, que penetram na atmosfera em alta velocidade normalmente entram em incandescência devido ao atrito como conhecidas estrelas cadentes, isso ocorre na Mesosfera.
Se uma área marginalmente coberta de o albedo e, portanto, levando a maior derretimento de absorvida pela neve. 
Os centros de baixa pressão criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor. Isto facilita a formação e o crescimento das nuvens.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Precipitação do tipo frontal resulta do contato entre duas massas de ar de características diferentes. Se a massa de ar se move de tal forma que o ar frio é substituído por ar mais quente, a frente é conhecida como frente quente, e se por outro lado, o ar quente é substituído por ar frio, a frente é fria. (Tipos de precipitação: Convectiva – ascenção vertical do vapor dágua, ao entrar em contato com as camadas de ar frio, sofre condensação e se precipita, cria uma zona de instabilidade permanente, ex, amazonia ocidental. frontal e orográfica – ou de relevo, ocorre em virtude de menos temperatura em altitude maior, dá-se a ).
O sol grande fonte de radiação UV é fundamental para a vida no planeta Terra.
Cada ponto da superfície terrestre está situado no ponto de interseção entre um meridiano e um paralelo. A localização de cada ponto é dada em termos de sua latitude e de sua longitude. Este sistema está baseado em duas linhas: o Equador e o Meridiano Principal (GPS).
Meridianos são semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois polos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os polos verdadeiros.
Devido à forma esférica da Terra, quanto maior a latitude, menor será a temperatura.
A maior parte da água potável do planeta encontra-se em formas não prontamente disponíveis ao homem como as geleiras.
Plantas xerófitas são plantas que se adaptam em clima seco.
A hibernação ocorre no inverno onde alguns animais baixam seu metabolismo quando há adversidades ambientais e a estivação ocorre no verão.
Euritérmicos animais que apresentam capacidade de suportar grande amplitude térmica.
As precipitações estão localizadas em regiões determinadas pela vegetação abundante nos trópicos.
O deslocamento das massas de ar, que dão origem aos ventos, se faz sempre: das áreas de alta pressão para as de baixa pressão.
As ilhas de calor, típicas das regiões de clima semi-árido, se caracterizam pela ausência de precipitações.
Na convecção, o ar atmosférico tem comportamento: ascendente e resfria-se.
Latitude, órbita, altitude, maritimidade e correntes marítimas são exemplos de fatores climáticos.
Bioclimatologia vegetal usa índices como graus-dia, horas de frio, evapotranspiração e índices fototérmicos.
Fatores climáticos que influenciam a precipitação de neve em determinadas áreas do sul do país: Latitude, altitude e massa de ar.
A camada de ozônio esta localizada na estratosfera. É importante para proteger a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, tem a função de manter a Terra aquecida, impede que o calor emitido sobre o planeta seja dissipado.
A circulação geral da atmosfera à escala planetária determina em geral a localização distribuição dos grandes desertos.
As estações de observação de altitude ou radiossaondas, possuem as seguintes características: são móveis, com um conjunto de instrumentos e sensores para medir a temperatura do ar, umidade relativa e pressão atmosférica.
Com relação a zona de conforto térmico, podemos afirmar que: na qual o animal apresenta os melhores resultados com o menos gasto energético e mínimo esforço dos mecanismos termorregulatóricos.

Continue navegando