Buscar

competencias gerenciais parte 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Marly, supervisora de produção de uma fábrica, vem apresentando sintomas de estresse. Sabemos que o estresse é causado pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários. Quase toda estratégia de gerenciamento de estresse deve partir do pressuposto de que é necessário:
	
	melhorar os sistemas pessoais e resistência própria.
	
		A regra dos 2 minutos, o método de Charles Schwab e método do Queijo Suíço, são:
	
	Técnicas para evitar procrastinar e aumentar o desempenho.
	
		Christopher Neck desenvolveu estudos de uma associação que isola três elementos da boa condição física, são eles:
	
	condição do corpo, condição de nutrição e condição mental
	
		Sabemos que o Estresse é causado pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários. E que quase toda estratégia de gerenciamento de estresse deve partir de um pressuposto. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica, corretamente, qual o pressuposto mencionado pelo enunciado.
	
É necessário melhorar os sistemas pessoais e resistência própria.
		Um dos grandes problemas de executivos, ou mesmo de indivíduos, é a ação de procrastinar (adiar) tarefas. Ainda que sejam capazes de assinalar algumas tarefas como prioritárias, é comum preteri-las a outras menos complexas ou que lhes tome menos tempo. No ambiente online ficamos conhecendo três métodos (ou técnicas) para se evitar o adiamento (evitar a procrastinação) e aumentar o desempenho. Uma delas é descrita como sendo aquela que "envolve criar 'pequenos buracos' lentamente em tarefas importantes e complexas. Ao invés de uma tarefa de duas horas, o indivíduo divide a tarefa em pequenos blocos de cinco a dez minutos, todos realizáveis instantaneamente". A seguir, assinale a única opção que identifica o método descrito:
	
	Método do Queijo Suíço de Alan Lakein
	
		A falta de habilidade em gerenciar o tempo está associada às maiores fontes de estresse, já o contrário, ou seja, a capacidade de gerenciar bem o tempo é sinal de boa capacidade cognitiva. Com essa prática é possível conseguir...
	
	Efetividade
	
	O processo de comunicação pode ser definido como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Sendo assim, o objetivo da comunicação eficaz entre pessoas é:
	
	o entendimento ou interpretação corretas das mensagens transmitidas.
	
	Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de:
	
Jargões
	O processo que ocorre com um indivíduo que está em um grupo e sucede um afrouxamento das restrições normais ao seu comportamento, fazendo com que aja de forma impulsiva e desviante, é chamado de:
	
Desindividuação
	Isaías, gestor de uma empresa do ramo automobilístico, está trocando ideias com Lucas, seu subordinado, sobre a importância de se descobrir maneiras de resolver, pacificamente, determinados tipos de situações. Por exemplo: quando os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Assinale a opção de resposta que indica corretamente a quais tipos de situações Isaías está se referindo:
	
Conflitos
	Adolfo, o gerente de distribuição da empresa Rápido Ltda., diz sempre para que todos ouçam que ele não precisa de ferramentas de avaliação de desempenho porque gerenciamento de desempenho é uma mera questão de bom senso. Quando Adolfo faz essa afirmação podemos dizer que ele:
	
	Está equivocado e reproduzindo um mito. Quando não possuem métodos, boa parte dos gerentes não realizam processos básicos do gerenciamento com consistência.
	
	Segundo um estudo realizado por Bruce Tulgan, os bons gerentes precisam de alguns aspectos para realizar um bom trabalho. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica corretamente, todos estes aspectos mencionados por Bruce em seu estudo, conforme o enunciado
	
	O conjunto das opções de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	O feedback, ou retorno, é essencial para o processo de avaliação de desempenho. O empregado avaliado deve receber o retorno da sua avaliação, isto é, deve ser informado sobre como o seu desempenho foi avaliado, suas deficiências técnicas e comportamentais, o que deve melhorar, o que é esperado dele para a próxima avaliação, etc. O objetivo do retorno pode ser descrito como sendo o de permitir
	
	O alinhamento do comportamento do empregado com as metas organizacionais estabelecidas proporcionando a melhoria dos resultados e gerando a motivação do empregado
	
	A fim de garantir o rendimento de coordenadores e empregados e garantir o comprometimento das partes com os resultados e com a organização, analisado na avaliação de desempenho, que tipo de acordo deve ser celebrado entre as partes?
	
	Contrato de desempenho mútuo
	
	No mundo moderno em que as organizações vivem, as pessoas são cada vez mais exigidas, particularmente no trabalho. As equipes se desenvolvem para poder agir nas adversidades e enfrentar os novos e constantes desafios. Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, ocorre em quatro fases. Aquela em que o ambiente de trabalho é organizado para ajudar a mudança, chama-se:
	
	Gerenciamento de sugestões
	
	Cada vez há mais necessidade de mudanças dentro das organizações pelo simples fato de terem que se adaptar às pressões do entorno. A sua rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo pois:
	
	as mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações
	
A teoria do ciclo de vida separa o comportamento do líder em diferentes orientações, como delegar, compartilhar, persuadir e determinar. Sua abordagem se concentra em 3 fatores básicos. Qual o fator abaixo relacionado que faz parte desses três conceitos.
O nível de prontidão que os membros da organização exibem
Nos estudos sobre os estilos de liderança desenvolvidos por White e Lipitt podemos encontrar três estilos de líder que são identificados como:
Autocrático, liberal e democrático.
Indique as afirmativas corretas: I: A liderança é a capacidade de influenciar pessoas a atingir metas. II : A teoria dos traços tem por proposta a identificação das características de personalidade, físicas ou intelectuais que líderes bem sucedidos têm em comum. III: Teorias comportamentais objetivam analisar o comportamento de líderes bem sucedidos para, assim, identificar um padrão.
Todas as afirmativas estão corretas.
Independente de ser distribuído de forma informal ou por mecanismos burocráticos, o poder que é posto sobre uma pessoa e aceito pelos indivíduos do grupo é chamado de poder legítimo. Assim sendo, como podemos definir essa característica chamada PODER?
É a característica que um líder exerce quando influencia outros para alcançar resultados.
No que se refere à liderança a diferença entre a teoria dos traços e a comportamental é respectivamente:
A teoria dos traços acredita o indivíduo apresenta na sua personalidade características que o definem como um líder nato enquanto a teoria comportamental acredita que as características de liderança podem ser adquiridas através de treinamento.
Segundo a teoria dos traços da personalidade de um líder:
Um líder nasce com características em sua personalidade que são reconhecidas pelos outros indivíduos que o colocam na posição natural de comando.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os Estilos de Liderança.
( ) Na liderança democrática, as diretrizes não são debatidas e decididas pela equipe. O líder procura ser um membro normal da equipe. Não é objetivo e não se limita aos fatos em suas críticase elogios. ( )
	
	Evidente que a atividade dos gerentes têm se tornado mais e mais importante, principalmente quando consideramos as demandas das organizações modernas, garantindo que suas equipes alcancem resultados positivos. Por isso, é necessário que os gerentes sejam capazes de julgar comportamentos e processos realizados por seus colaboradores. Caso contrário, favorecem o surgimento de um fenômeno chamado de 'subgerenciamento'. Segundo Bruce Tulgan, este fenômeno ocorre por:
Falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções seja por falta de tempo, incapacidade ou receio de julgar as pessoas.

Outros materiais