Buscar

letramento exercicio e simulado

Prévia do material em texto

Simulado Letramento
	1a Questão (Ref.: 201403063423)
	
	Você foi contratado para avaliar as cartilhas que poderão ser adotadas em sua secretaria municipal de educação. Recebeu alguns livros diferentes e precisou escrever um relatório enfatizando aspectos positivos e negativos de cada cartilha, dando ao final um parecer sobre a possibilidade de cada uma ser utilizada pela secretaria de educação. Especialmente, sobre a cartilha: Sou amigo do ABC em que consta a atividade descrita abaixo em uma de suas unidades:
a) Escreva a letra A nas formas manuscritas e bastão 10 vezes cada.
b)Copie as palavras que começam com A: avião, ave, abelha e adorno.
c)Complete as palavras com as letras A ou E: _ vião, _ lefante, _ doro, _marelo, _levador.
d)Separe as sílabas das palavras abaixo: ave, amo, avestruz, adorno
Agora responda: 1) É uma cartilha sintética ou analítica? Por quê? 2) As atividades pertencem à qual concepção de conhecimento? Empirista ou Construtivista? 3)Há prevalência de qual metodologia: mecanicista ou construtivista? Exemplifique sua resposta.
	
Compare com a sua resposta: É uma cartilha sintética porque trabalha com as estruturas menores da língua (vogais) para depois chegar ao texto que é a parte que possui inteligibilidade. É uma cartilha , material didático respaldado na perspectiva empirista porque as atividades privilegiam o ensino da leitura e da escrita através de práticas mecanicistas. E por fim, não há uma relação significativa entre as palavras utilizadas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Ex: amor, ave, adorno ¿ sem contextualização, sem significado, sem sentido,muitas vezes, para o aluno Há prevalência de qual metodologia: mecanicista ou construtivista? Exemplifique sua resposta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403074529)
	
	Rafael vai para a escola para brincar... Essa foi a conclusão que a família chegou quando viu os trabalhos com rótulos, embalagens e encartes trazidos como portfólio no 2º bimestre. Rafael tem 5 anos de idade e está aprendendo a ler e escrever de forma lúdica com um projeto chamado: Mini mercado criança feliz. Com essas brincadeiras, Rafael já aprendeu sobre o que diferencia nome do produto de sua marca e criou um slogan para os biscoitos que fizera com a sua turma a partir da receita trazida por uma criança. Como você explicaria para essa família sobre a possibilidade de ele se alfabetizar de verdade, nos próximos anos, com este método?
		
	
	
Compare com a sua resposta:
Falaria para a família que atualmente a demanda de habilidade para leitura é diferente de alguns anos atrás, dada a complexidade e a diversidade de gêneros que existem. Sendo assim, a criança deve utilizar na escola vários portadores textuais, textos verdadeiramente utilizados no seu dia-a-dia para aprender a leitura como uma prática de letramento. Desta forma, espera-se que Rafael aprenda a ler de acordo com as funções que a leitura tem na sociedade na qual ele vive.
	 9a Questão (Ref.: 201403050971)
	
	As teorias do conhecimento apresentam concepções e princípios epistemológicos que serviram de base para práticas produzidas na sala de aula na formação de leitores e escritores. Como a concepção Empirista influenciou a alfabetização e a formação de leitores e escritores?
		
	
	
Compare com a sua resposta: A concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. Para ela, a alfabetização é uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras. Assim, a atividade motora deriva da associação dos estímulos sonoro-auditivos e o trabalho com a escrita é feito a partir de um modelo, ou seja, de uma cópia apresentada pelo professor. Cópias, ditados, caligrafia e vários instrumentos priorizam a forma em detrimento do conteúdo da escrita. A criança é vista como ser passivo e incompleto, que deve ser ensinado pelo meio, pois as suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita não são valorizadas pela escola. A criança aprenderá a ler e a escrever a língua portuguesa como um modelo, utilizando-se da repetição e da memorização. A leitura é uma atividade de decodificação ou decifração dos sinais gráficos em fonemas. Mais importante que o significado do texto lido é a composição dos fonemas que formam as palavras, pois através da repetição sonora a criança aprenderá a ler. A alfabetização é concebida como um processo que deve estar apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403050964)
	
	Em se tratando da perspectiva sócio-interacionista como concepção de conhecimento que fundamenta a prática de alfabetização, quais são os problemas em se utilizar a cartilha no processo de alfabetização de crianças?
		
	
	
Compare com a sua resposta: A cartilha apresenta a língua de modo que o aluno não adquire conhecimento e nem consegue desenvolver habilidades de leitura e escrita. Isso acontece porque o aluno alfabetizado pela cartilha não é exposto a diversos tipos de texto e assim não aprende que a língua é uma forma de expressão do pensamento e com a cartilha, esse objetivo é perdido de vista. Utilizando a cartilha, o aluno não é capaz de compreender que a atividade de escrita envolve meta e planejamento por parte de quem escreve. O método da cartilha não permite que o aluno perceba que ler e escrever são produtos de um processo e o resultado desse processo é um texto, uma unidade significativa para o aluno. Além disso, ler e escrever envolvem uma relação cooperativa emissor e receptor, ou seja, há transmissão de intenções e conteúdos.
	1a Questão (Ref.: 201403243306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, percebemos que o processo de alfabetização das grandes camadas populares foi uma conquista recente que envolveu lutas políticas e uma mudança em toda a metodologia utilizada para alfabetizar. Entretanto, ainda temos muitos analfabetos funcionais que são:
		
	 
	O analfabeto funcional é qualquer sujeito que já passou por 4 anos de escolaridade após a alfabetização, mas que não apresenta eficiência na utilização dos processos de leitura e escrita dentro das funções sociais que elas apresentam na sociedade.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201403046455)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	João, aos 5 anos de idade, começou a escrever espontaneamente quando ganhou seu primeiro caderno. Passou também a tentar ler os textos que havia em sua casa. Entretanto, João não considerava ser possível ler as seguintes palavras: O, A, É, DE e PÉ. Qual característica João está apresentando no desenvolvimento da escrita e da leitura, de acordo com a teoria da Psicogênese da Língua escrita? Marque a resposta correta.
		
	 
	João não considera ser possível ler as palavras, pois ela não contém quantidade e variedade mínima de caracteres para ser lida.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201403243360)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Fazendo uma análise histórica da Chegada da Família Real no Brasil, no período do Império, fica bastante claro o enriquecimento cultural que aconteceu com a vinda de tantos livros, periódicos e documentos portugueses. Como a população reagiu a essa importação de materiais literários?
		
	 
	A maior parte da população ficou alijada dos processos de alfabetização devido à falta de sistematização e de educadores formados que pudessem conduzir o processo. Apenas a elite teve acesso aos materiais vindos de Portugal.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201403046413)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A partir dos estudos de Jean Piaget, Emília Ferreiro desenvolveu uma pesquisa na qual observou a escrita de crianças. Suas observaçõessão trazidas para o universo da alfabetização sob o nome de Construtivismo. Podemos dizer que NÃO faz parte dos pressupostos teóricos desse tipo de construtivismo:
		
	 
	Acreditar que aprender a escrever, assim como aprender a somar, é ensinado: esse não seria um saber construído.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201403048296)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A escrita na escola deve ser trabalhada como um objeto sociocultural por que deve:
		
	 
	ser significativa, já que é uma forma de comunicação entre interlocutores.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201403580480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1.A utilização de Cartilhas de Alfabetização com seus respectivos métodos, que influenciaram de forma significativa as práticas de alfabetização, foram introduzido no Brasil:
		
	 
	No início da República
		
	
	 7a Questão (Ref.: 201403229859)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Atividade  "Livro Viajante" foi oferecida pela Professora Mariana à sua turma de Alfabetização. Apresentou o livro dizendo que iria passear pela casa de cada um deles, mostrando a capa, conversando sobre o título, o personagem principal, os personagens secundários , motivando os alunos a comentarem livremente sobre qual deve ser a estória. Entregar o livro ao primeiro aluno da lista, combinando a agenda da viagem do livro por cada casa. Esta atividade permite os comentários a seguir: I. Preparar para aprender a ler é despertar o desejo, a vontade de ler. As estórias têm um papel importantíssimo na educação da criança: elas alimentam a imaginação,,melhoram a expressão verbal, criam amor pelas palavras e pelos livros. II. Esta atividade só será positiva se a professora solicitar resumos da estória, ensinando a destacar aquilo que consideramos mais importante é uma boa sugestão didática para desenvolver a competência textual e a interpretação textual, imprescindíveis ao letramento. III. Fazer uso da leitura é também organizar a linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso dos eixos de alfabetização com o uso do texto. No universo infantil a criança, sem ser alfabetizada, finge que lê um livro, vai com o dedo na linha, e faz as entonações de narração da leitura. Concluímos, por nossos estudos sobre intervenientes da formação de leitores que:
		
	 
	Somente a opção II é verdadeira
	 
	As opções I e III são verdadeiras.
	 
	A opção III é falsa
	 
	A opção I é verdadeira e as demais são falsas.
	 
	Todas as opções são verdadeiras.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201403046515)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Emília Ferreiro, fundamentada na teoria de desenvolvimento psicológico de Jean Piaget, acredita que há fases comuns a todas as crianças no que se refere à aquisição da criança. Qual dessas fases encontra-se INCORRETAMENTE descrita nas alternativas abaixo?
		
	 
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica, mas já escreve corretamente todas as palavras que conhece, demonstrando estar próxima da fase alfabética.
		
	1a Questão (Ref.: 201403580093)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Desde o início da república até os início dos anos 80, com a incorporação dos estudos e reflexões do Construtivismo, do Sociointeracionismo e do Letramento, podemos identificar que:
		
	 
	A cartilha é um instrumento que oferece um certo conteúdo pronto para ser seguido pelo professor.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403046069)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Joana pede para seus alunos de 3 anos de idade copiarem seus nomes no caderno e fazerem os exercícios de coordenação viso-motora que segundo ela, darão a prontidão necessária para o aprendizado da escrita. Eles passam seus dias cobrindo pontinhos, fazendo ziguezagues e escrevendo sobre linhas para aprenderem a respeitar os limites das pautas do caderno. Essas características fazem parte de qual concepção de alfabetização? Marque a resposta correta.
		
	 
	Empirista
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403073297)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Observe a descrição abaixo:
Ana tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansiosa e curiosa para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades: ampla, arejada e dividida em cantinhos temáticos que continham muitos livros, revistas, jogos, gibis, alfabetos móveis, e quebra-cabeças. A professora deixou as crianças brincando livremente por 1 hora e depois fez uma rodinha para que todos se apresentassem e tentassem escrever seu nome na ficha da chamada.
Em se tratando de um ambiente alfabetizador que propicia as construções cognitivas individuais, qual pode ser a teoria de conhecimento que fundamenta a prática da professora?
		
	Construtivista
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403073278)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das frases abaixo, qual se relaciona com o conceito de sujeito existente na concepção construtivista de conhecimento e alfabetização? Marque a resposta correta.
	 
	A criança constrói seu conhecimento na interação com os objetos de conhecimento que fazem parte do meio onde vive.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403073286)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à alfabetização, sabemos da existência de diferentes paradigmas que produzirão resultados bastante específicos na aprendizagem do aluno. Em se tratando da concepção construtivista, a língua escrita é compreendida como uma representação da realidade. Um aspecto bastante importante da aprendizagem da escrita é a forma como o professor encaminha os erros de ortografia. Das alternativas abaixo, marque a única que não condiz com a concepção de conhecimento construtivista no que se refere ao erro na produção escrita.
		
	 
	Pedir para a criança copiar a grafia correta várias vezes até decorar a forma ortográfica.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403073285)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação à alfabetização, sabemos da existência de diferentes paradigmas que produzirão resultados bastante específicos na aprendizagem do aluno. Em se tratando de concepção empirista, há um predomínio da escrita como sendo um código de transcrição de oralidade. Marque a alternativa que se contrapõe a esta concepção de escrita.
		
	
	
	 
	A escrita é trabalhada em sua função social e não apenas acadêmica.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403046103)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. NO que se refere à alfabetização NÃO É um dos pressupostos dessa concepção:
		
	 
	A utilização da cartilha permite que a criança estabeleça hipóteses sobre o processo de aquisição da escrita.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403073279)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As fases de desenvolvimento da escrita pesquisadas por Emília Ferreiro foram respectivamente:
		
	 
	Pré-silábila, silábica, silábico alfabética e alfabética.
Aula 1
		1.
		No Brasil, percebemos que o processo de alfabetização das grandes camadas populares foi uma conquista recente que envolveu lutas políticas e uma mudança em toda a metodologia utilizada para alfabetizar. Entretanto, ainda temos muitos analfabetos funcionais que são:
	
	
	
	
	 
	O analfabeto funcional é qualquer sujeito que já passou por 4 anos de escolaridade após a alfabetização, mas que não apresenta eficiência na utilização dos processos de leitura e escrita dentro das funções sociais que elas apresentam na sociedade.
	
	
		2.
		Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Qual das afirmativas abaixo NÃO se relaciona àaplicação das ideias de Vygotsky?
	
	
	
	
	 
	A criança não precisa participar de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita não precisam ser valorizadas pela escola.
	
	
	
		3.
		O que significa dizer que "A leitura é um ato de dialogismo e interpretaçã" para a concepção sócio-interacionista de conhecimento que fundamenta a alfabetização?
	
	
	
	
	 
	Ao ler um texto, o indivíduo apropria-se das ideias do autor e acrescenta suas próprias ideias ao texto.
	
	
		4.
		Jorge é um menino de 10 anos de idade e já trabalha nos sinais de trânsito vendendo doces. Ele estudou por 4 anos e teve aprovação em todas as séries, sendo considerado alfabetizado. Sabemos que a alfabetização é um processo e que pode se apresentar sob diferentes tipos de alfabetismo. Assinale a alternativa que apresente as características do alfabetismo rudimentar.
	
	
	
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	
		5.
		Em pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro em 2009 sobre a quantidade de analfabetos funcionais no Brasil, foi constatado que 26% dos alunos do Ensino Médio são analfabetos funcionais. Das alternativas abaixo, qual responde de forma correta sobre o que é o fenômeno do analfabetismo funcional?
	
	
	
	 
	Pessoas que passaram por alguns anos de escolaridade, mas são incapazes de utilizar a leitura e a escrita as suas funções sociais, pois o seu nível de letramento é rudimentar.
	
	
		6.
		Em relação ao modelo interativo de leitura, é correto afirmar que ele se fundamenta:
	
	
	
	
	 
	em uma concepção baseada no diálogo, na troca, na interação que ocorre entre o leitor, o autor do texto e o próprio texto.
	
Aula 2
		1.
		1.A utilização de Cartilhas de Alfabetização com seus respectivos métodos, que influenciaram de forma significativa as práticas de alfabetização, foram introduzido no Brasil:
	
	
	
	
	 
	No início da República
	
	
		2.
		Há diferentes métodos sintéticos de alfabetização. Sobre esses métodos, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Os métodos da fonação e da silabação permitem que o aluno perceba o todo estudado, desenvolvendo assim uma compreensão global.
	
	
		3.
		Muitos brasileiros têm em sua história acadêmica uma resistência à leitura que foi construída na interação obrigatória de leitura sem sentido ocorrida nas cartilhas. A cartilha é bastante criticada atualmente porque se considera que ela apresenta conceitos equivocados acerca dos processos de leitura e escrita. Na cartilha,
	
	
	
	
	 
	a leitura e escrita são instrumentos de aquisição de conteúdos escolares, e cuja utilidade se encerram nos limites da própria situação escolar, ou seja, de ensino e aprendizagem.
	
	
		4.
		Métodos sintéticos, analíticos e mistos. Muitas realidades que podem confundir o educador no momento de alfabetizar. Sobre o método analítico de alfabetização NÃO se pode afirmar que:
	
	
	
	
	 
	considera que as unidades significativas da língua - sons e letras - é que devem ser o ponto de partida.
	
	
	
	
	
		5.
		Dos vários métodos de alfabetização encontrados nas escolas brasileiras, a palavração é um método de alfabetização do tipo "analítico". Em relação a ele, pode-se afirmar que o aluno:
	
	
	
	
	 
	aprende palavras e depois as separa em sílabas e usa essas sílabas para formar novas palavras.
	
	
		6.
		Matheus é um entrevistador do senso Brasil e ainda não consegue compreender a diferença entre os níveis de alfabetismo rudimentar e básico. Marque a alternativa em que aparecem as características do alfabetismo básico.
	
	
	
	
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
Aula 3
		1.
		Maurício tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansioso e curioso para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades, pois ela tinha um enorme mural em que a professora já tinha pregado a 1ª lição - Abelha. Logo no primeiro dia, as crianças foram avaliadas quanto a qualidade de sua escrita através de um ditado e, para terminar, levaram 2 folhas mimeografadas para a casa cujo tema era a letra A. Qual a concepção de conhecimento parece fazer parte da prática de alfabetização da professora?
	
	
	
	
	 
	Empirista
	
	
		2.
		Quando falamos sobre as concepções de conhecimento que influenciam as práticas de alfabetização, temos uma diversidade de práticas e conceitos que são completamente divergentes entre si. Sobre eles, relacione a segunda coluna de acordo coma primeira.
(1) Concepção Empirista
(2) Concepção Construtivista
(3) Concepção Sócio-Interacionista
( ) treino de exercícios psicomotores que objetivam preparar a criança para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel. Tudo em nome da Prontidão
( ) não há uma única forma de escrever, pois a escrita revela dialetos e as variáveis linguísticas, como também não há uma única forma de compreender os textos, pois eles são ricos em significados e dependem da subjetividade do leitor.
( ) Há uma progressiva sofisticação da escrita a partir da elaboração de hipóteses que a criança cria cognitivamente. Para que haja leitura é importante que tenha uma variedade mínima de caracteres.
Qual a ordem correta das questões:
	
	
	
	
	 
	1 3 2
	
	
		3.
		Observe a descrição abaixo:
Ana tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansiosa e curiosa para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades: ampla, arejada e dividida em cantinhos temáticos que continham muitos livros, revistas, jogos, gibis, alfabetos móveis, e quebra-cabeças. A professora deixou as crianças brincando livremente por 1 hora e depois fez uma rodinha para que todos se apresentassem e tentassem escrever seu nome na ficha da chamada.
Em se tratando de um ambiente alfabetizador que propicia as construções cognitivas individuais, qual pode ser a teoria de conhecimento que fundamenta a prática da professora?
	
	
	
	
	 
	Construtivista
	
	
		4.
		Relacione as características das concepções de conhecimento e alfabetização com as práticas de leitura escolares.
(1) Concepção Empirista (2) Concepção Construtivista (3) Concepção Interacionista
(a) O aluno deve ler e escrever para o mundo, em diferentes gêneros e não apenas para a escola.
(b) Variação mínima dos caracteres e quantidade são condições para a criança ler uma palavra.
(c) Leitura é a sonorização da escrita, decodificação. Pode ser significado ou não.
A ordem correta da relação entre as categorias foi:
	
	
	
	
	 
	1c 2 b 3a
	
	
		5.
		A escrita na escola deve ser trabalhada como um objeto sociocultural por que deve:
	
	
	
	
	 
	ser significativa, já que é uma forma de comunicação entre interlocutores.
	
	
		6.
		Eunice, mãe de Thiago, aluno do terceiro período da Educação infantil questionou a professora sobre a ausência de atividades dirigidas que promovessem a alfabetização já nesta etapa da educação. A professora apresentou uma cartilha que seria utilizada no mês seguinte, cuja atividade inicial era a apresentação, copia e identificação de animais que começavam com as vogais. Após apresentar as vogais, a cartilha seguia a apresentação dos dígrafos,sílabas e finalmente palavras isoladas. Por essas características você consegue identificar qual o método que fundamenta a cartilha. Marque a resposta correta.
	
	
	
	
	 
	Método Sintético porque inicia com as menores unidades da língua portuguesa e faz uma operação de síntese para obter a leitura.
Aula 4
		1.
		Em relação à alfabetização, sabemos da existência de diferentes paradigmas que produzirão resultados bastante específicos na aprendizagem do aluno. Em se tratando da concepção construtivista, a língua escrita é compreendida como uma representação da realidade. Um aspecto bastante importante da aprendizagem da escrita é a forma como o professor encaminha os erros de ortografia. Das alternativas abaixo, marque a única que não condiz com a concepção de conhecimento construtivista no que se refere ao erro na produção escrita.
	
	
	
	
	 
	Pedir para a criança copiar a grafia correta várias vezes até decorar a forma ortográfica.
	
	
	
		2.
		Das frases abaixo, qual se relaciona com o conceito de sujeito existente na concepção construtivista de conhecimento e alfabetização? Marque a resposta correta.
	
	
	
	
	 
	A criança constrói seu conhecimento na interação com os objetos de conhecimento que fazem parte do meio onde vive.
	
	
		3.
		As fases de desenvolvimento da escrita pesquisadas por Emília Ferreiro foram respectivamente:
	
	
	
	
	 
	Pré-silábila, silábica, silábico alfabética e alfabética.
	
	
		4.
		Marque apenas as características de alfabetização condizentes com a concepção de conhecimento construtivista.
( 1 ) Fica superada a visão da alfabetização como domínio de uma técnica. O processo passa a ser visto como uma aprendizagem conceitual.
(2 ) O objetivo do processo é proporcionar oportunidades de uso da escrita, a fim de levar a criança à compreensão da estrutura da língua, entendida como um sistema de representação de linguagem.
(3) A escrita é compreendida como codificação de um código oral.
(4) A leitura é compreendida como sonorização dos sinais gráficos. Desta forma, primeiro se ensina a decodificação para depois, ensinar a construção do significado.
(5) O domínio ortográfico é adicionado para uma fase posterior ao domínio alfabético.
(6) Os erros de escrita se transformam em índices que evidenciam etapas construtivas em processo.
As respostas corretas são:
	
	
	
	
	 
	1 2 5 6
	
	
		5.
		Dentre as concepções de conhecimento que podem fundamentar a alfabetização, temos uma que trabalha a leitura e da escrita dentro de um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos da sociedade. A qual das concepções estamos nos referindo? Marque a resposta correta.
	
	
	
	
	 
	Concepção sócio-histórica, na medida em que o sujeito é compreendido na sua condição de agente do discurso.
	
	
		6.
		Emília Ferreiro percebeu que há fases para o desenvolvimento da escrita assim como Piaget percebeu que há fases para o desenvolvimento do conhecimento. Segundo ela, a criança vai sofisticando a sua produção escrita a partir do momento em que percebe que suas hipóteses de escrita são insuficientes para acompanhar a escrita convencional. Observe a imagem abaixo e classifique em qual fase na construção da escrita essa criança está. Ela desejou escrever: casa, formiga, boneca, elefante, elefanta e camelo. NE FGb BER HCIR IHBR RHIC
	
	
	
	
	 
	A fase é a silábica, pois a criança utiliza uma letra para representar uma sílaba, mesmo que ainda não atribua um valor sonoro a esta letra.
Aula 5
		1.
		Sabe-se que há dois modelos de letramento. Em relação ao modelo autônomo de letramento, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	No modelo autônomo, as práticas de uso da escrita associam o letramento ao progresso, à civilização, à mobilidade social.
	
	
		2.
		Vygotsky considera que a criança deve colocar o conhecimento adquirido na escola a serviço de práticas socialmente contextualizadas. Para isso, durante a alfabetização ela NÃO deve:
	
	
	
	
	 
	realizar cópias e ditados que priorizem a forma em detrimento do conteúdo da escrita.
	
	
		3.
		Sabemos que é possível trabalhar com textos com crianças não alfabetizadas . São inúmeros os objetivos a serem alcançados com a proposta com texto , desde que sejam coerentes ao interesse e realidade da criança. Assinale abaixo o único item que não corresponde as habilidades desenvolvidas no trabalho de texto com crianças ainda não alfabetizadas.
	
	
	
	
	 
	(d) Habilidade de escrita coerente e uso da grafia correta;
	
	
		4.
		Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Qual das afirmativas abaixo NÃO se relaciona à aplicação das ideias de Vygotsky?
	
	
	
	
	 
	Os programas de preparação para a leitura e a escrita devem ficar centrados na discriminação das formas audiovisuais e auditivas: observa-se, apenas, a natureza da escrita.
	
	
		5.
		Nas afirmativas abaixo, tem-se as contribuições de Vygotsky para a alfabetização, EXCETO.
	
	
	
	
	 
	A aprendizagem é a aquisição de uma técnica e para tal deve-se preparar o aluno com exercícios de cópia.
	
	
		6.
		Considerando-se as ideias de Vygotsky em relação à linguagem, é INCORRETO afirmar que ela é:
	
	
	
	
	 
	desenvolvida a partir de práticas repetitivas

Continue navegando