Buscar

Avaliação Parcial Historia da Educação EAD 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701699482)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O texto a seguir se refere ao período do início da transição do feudalismo para o capitalismo. A expansão navegadora que decorreu do desenvolvimento mercantil ao fim do medievalismo é contemporânea da cisão religiosa definida com a Reforma. Como aquela expansão foi capitaneada pelas nações católicas, "colonização" e catequese religiosa confundiram-se. SODRÉ, N. W. "Síntese de História da Cultura Brasileira". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 19. ed., p.15. A articulação entre catequese e colonização na América acima descrita pode ser entendida:
		
	
	pela busca da melhoria do trabalho do ameríndio através da influência de uma cultura superior (a europeia), o que garantiria uma possibilidade de ascensão social do indígena a médio ou longo prazo.
	 
	pelo interesse do colonizador europeu em conquistar a confiança do ameríndio, conhecedor dos caminhos que levaram às minas de metais preciosos existentes em toda a região continental americana.
	
	como resultado de um conflito entre Igreja Católica e os governantes dos Estados Modernos europeus, todos em busca de afirmação política e econômica, apresentando assim antagonismos inconciliáveis.
	
	como uma preocupação quanto ao risco de influência das religiões dos africanos, trazidos à América para o trabalho escravo, sobre os ameríndios, afastando-os da "verdadeira" religião (cristã).
	 
	pela fusão de interesses nem sempre pacíficos dos Estados colonizadores e da Igreja Católica visando, entre outros objetivos, à maior exploração do "gentio" e seu afastamento da pregação reformista.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701632370)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	"Quando chega a época do amanho da terra e da sementeira, (...) o padre dá a cada índio duas ou três juntas de boi para o amanho da roça (...). Pois o padre chegou a um índio, que lhe parecia ser o mais aplicado. Que tinha ele feito dos bois, que o padre tinha lhe emprestado? (...) o coitado está com fome, desatrela o zebruno e o abate. (...) Desta maneira, o pobre boi do arado virou fumaça num único almoço (...) Aos europeus isto parecerá incrível, mas aqui entre nós é a pura verdade, que os índios deixam estragar as espigas de milho maduras e amarelas, se os padres não os ameaçam expressamente com 24 pancadas de sova como castigo. Castigar desta maneira paternal tem resultado extraordinário, também entre os bárbaros mais selvagens, de sorte que nos amam de verdade, como os filhos aos pais."
 (SEPP, Anton. (1655-1733). Viagem às missões jesuíticas e trabalhos apostólicos. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1972, p. 87.)
A passagem acima se refere ao trabalho que os jesuítas desenvolviam junto aos índios do Brasil, nos séculos XVI e XVII. Sobre esse contexto histórico, aponte a alternativa correta:
		
	 
	As missões tinham como orientação integrar os índios nos princípios da civilização cristã, promovendo a educação religiosa e para o trabalho;
	
	Os jesuítas desenvolveram a catequese junto aos índios, como forma de escravizá-los, aplicando constantes castigos físicos a quem não trabalhasse;
	
	Os jesuítas pregavam que os índios selvagens não tinham alma e que, portanto, era necessário convertê-los ao catolicismo, como forma de torná-los mais dóceis para serem escravizados pelos senhores de terras;
	 
	Apesar de conseguirem muitos resultados positivos nas atividades econômicas, pois castigavam os índios preguiçosos, no campo religioso não alcançaram resultados, sendo baixo o número de índios que se converteram ao cristianismo.
	
	O trabalho das missões foi interrompido, pois não alcançava resultados práticos e muitos padres acabavam adquirindo hábitos próprios dos índios, o que contrariava os interesses da Igreja;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701075852)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As origens das instituições escolares no Brasil podem ser localizadas no século XVI com a chegada dos:
		
	 
	Jesuítas
	
	Missionários presbiterianos
	
	Invasores franceses
	
	Beneditinos
	
	Carmelitas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701716625)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que:
		
	 
	Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões.
	
	A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos.
	 
	A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo.
	
	Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão.
	
	Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701764234)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A longa administração pombalina (1750-1777) causou controvérsias ao expulsar os jesuítas de Portugal e de todos seus domínios, em 1759. Tal expulsão, que implicava o confisco dos bens dos religiosos, pode ser atribuída:
		
	
	ao enorme déficit do Tesouro português, provocado pelas despesas feitas com construção de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755.
	 
	ao processo de centralização administrativa que exigia a eliminação da Companhia de Jesus, acusada de formar um estado à parte.
	
	à antipatia que o ministro, seguidor da filosofia iluminista, nutria pelos jesuítas, responsáveis pelo atraso cultural do país.
	
	à não aceitação de Pombal da política do despotismo esclarecido, que era bastante defendida pelos inacianos.
	
	à vontade de igualar-se à monarquia francesa que praticava o despotismo esclarecido.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701775256)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Podemos afirmar que o modelo Pombalino de educação:
		
	 
	Eliminou o ensino jesuíta e os privilégios dos escravos
	
	Diminuiu a exclusão educacional no Brasil.
	
	Iniciou a função da educação como formação religiosa - humanista.
	 
	Instituiu o ensino como responsabilidade do Estado
	
	Reduziu os índices de analfabetismo e sua características de ensino precário e excludente
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701762748)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Abaixo estão alguns atos de D. João VI, após a sua chegada ao Brasil em 1808. Qual deles se relaciona com a criação de meios para efetivar as publicações do governo?
		
	 
	Biblioteca Nacional
	
	Banco do Brasil
	 
	Imprensa Régia
	
	Academia Militar
	
	Abertura dos Portos às Nações Amigas
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701294971)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(UFF, 2004) Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira "redescoberta" do Brasil, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como às Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos grupos humanos encontrados, legando-nos um retratode diversos tipos sociais. Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início dos oitocentos, os estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase sempre vistos como espiões e agentes de outros países. O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado:
		
	 
	à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da Colônia.
	
	à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto.
	
	à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico.
	 
	à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
	
	à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701769973)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Mesmo diante de claras evidências do pouco interesse do Estado monárquico brasileiro no desenvolvimento de um projeto de qualidade para os três níveis de educação no país, uma iniciativa pode ser considerada como relevante e pioneira: a criação das primeiras escolas normais. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
		
	
	Tinha o objetivo de atender a todos desde os filhos da elite intelectual do país até os filhos dos escravos.
	 
	A primeira escola normal foi criada em 1835 no Rio de Janeiro.
	
	A formação dos professores passou a ser uma preocupação da Igreja, já que possuíam vasta experiência da época dos Jesuítas.
	 
	A formação de professores era precária, em virtude da falta de professores qualificados.
	
	O Ato adicional de 1834 institui a aceitação de meninas nos Colégios Normais..
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701756886)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No Império brasileiro, a primeira lei específica sobre matéria educacional, foi decretada em 15 de outubro de 1827. Ela indicava que :
		
	 
	as escolas de primeiras letras seriam criadas em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos
	 
	as meninas e meninos a partir dos 12 anos teriam acesso obrigatório à escola
	
	os padres jesuítas seriam contratados para suprir a falta de professores
	
	o estado pagaria a formação dos professores com estudos de longo prazo
	
	o ensino religioso incorporaria as religiões indígenas e africanas

Outros materiais