Buscar

TRABALHO EM GRUPO ( Mulheres no Mercado de Trabalho)

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Daniela Ramos Carderari RA 1725791	_______
RA 	
RA 	
RA 	
RA 	
RA 	
POLO
 Lins 
2017
ESTUDOS DISCIPLINARES II:
TRABALHO EM GRUPO
Relatório a respeito da participação
e a situação atual da mulher 
no mercado de trabalho.
Cafelândia
2017
SUMÁRIO
Introdução............................................................................................4
Situação atual da mulher no mercado de trabalho....................5
Participação da mulher no mercado de trabalho.......................6
INTRODUÇÃO
Durante séculos, as mulheres enfrentaram dificuldades por onde passaram, como por exemplo, a dificuldade que tinham em conseguir votar e também com a violência doméstica na qual era sofrida diariamente. Atualmente as mulheres ainda encontram muitas dificuldades. O dia 8 de Março foi criado com o intuito de homenagear e discutir o papel da mulher na sociedade atual. Através disso, as mulheres conseguiram realizar seus feitos e alcançar patamares que jamais poderiam imaginar antes.
As mulheres, nos últimos 50 anos deixaram de atuar apenas no ambiente privado e passaram a alcançar também o mercado de trabalho. Tudo isso foi devido aos avanços nas leis trabalhistas que possibilitaram o crescimento dessa mão de obra. 
1- SITUAÇÃO ATUAL DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Nos últimos anos as mulheres tem deixado de ficar apenas em casa e se lançaram no Mercado de trabalho. As lutas que elas enfrentam no seu cotidiano para superar as desigualdades de gênero envolvem contextos sociais, dramas, muitas vezes resistências nas famílias.
Em meio a tantas adversidades, e apesar de estarmos muito distantes da situação ideal, houve avanços em diversas questões. Em 2007, as mulheres representavam 40,8% do Mercado formal de trabalho; em 2016 passaram a ocupar 44% das vagas.[1: Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho, IBGE e OIT]
As mulheres enfrentam ainda as diferenças salariais, muitas vezes trabalham mais horas, em uma mesma função de um homem e ganham menos. Embora as mulheres estejam cada vez mais presentes e qualificadas. No quesito de igualdade de salários o Brasil ocupa a 129ª posição, dentre os 144 países avaliados.
A renda dessas trabalhadoras tem ganhado cada vez mais importância no sustento de suas famílias.
2- PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
No mercardo de trabalho em geral, em 20 anos, a participação das mulheres cresceu 17%: de 37,4% dos postos de trabalho em 1995 para 43,7% em 2015. Essa tendência é constatada em ocupação onde há maioria é dominada por homens como na construção civil, empresas industriais, presidências de empresas. [2: http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2016/11/participacao-de-mulheres-no-mercado-de-trabalho-industrial-cresce-143-em-20-anos/]
Ainda nos dias atuais é presente a ocupação das mulheres no Mercado de trabalho, sendo que 80% delas são professoras,manicures,funcionarias publicas,cabeleleiras, trabalham em serviço da saúde (enfermeiras), ou serviço doméstico remunerado; no geral são mulheres negras, que tem baixo nível de escolaridade ou muitas vezes não tiveram oportunidades de frequentar uma escola. [3: Dado retirado Brasil Escola: http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-mulher-mercado-trabalho.htm]
No entanto, cada vez mais a sociedade se rende a competência profissional feminina, reconhecendo que as mulheres tem a delicadeza, inteligência e técnica.
As mulheres estão conquistando seu espaço no mundo, muitas já são presidente de grandes empresas, como por exemplo a Sylvia Coutinho, primeira brasileira a assumir a presidência do banco suíço UBS no Brasil. 
Estamos longe de ser um dos melhores países com igualdade de gênero, mas se mudarmos o nosso ponto de vista social e cultural podemos chegar no topo e tornar um país com mais igualdade para todos.

Continue navegando