Buscar

Aval.Cinesioterapia1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ntre as inúmeras técnicas disponíveis para os fisioterapeutas, o exercício terapêutico mostrou ser fundamental para melhorar a função e reduzir a incapacidade. Sobre conceitos gerais e este recurso terapêutico, assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	O comprometimento osteomuscular pode ser definido como uma alteração em qualquer função fisiológica como desempenho muscular, mobilidade articular, equilíbrio, postura ou função motora. A avaliação irá determinar qual técnica cinesioterápica irá ser aplicada.
	 
	A cinesioterapia é contra-indicada quando há formação de tecido cicatricial inadequado, levando a retração de músculos, tendões e pele, e nas condições em que as limitações interferem nas atividades da vida diária (AVDs).
	
	O programa de exercícios para cada paciente é determinado de acordo com suas necessidades e baseia-se na avaliação da incapacidade do paciente. A modalidade, freqüência e duração do tratamento cinesioterapêutico são determinados frente à história clínica e exame físico do paciente, sendo que este inclui a inspeção, palpação, mensuração, avaliação dos reflexos, testes especiais, teste de força muscular e de amplitude articular de movimento
	
	Os fisioterapeutas aplicam a cinesioterapia para prevenir, reduzir ou eliminar os comprometimentos musculoesqueléticos ou cardiopulmonares, as limitações da atividade e as restrições do movimento.
	
	O exercício terapêutico pode incluir condicionamento e recondicionamento aeróbico e de resistência; treinamento de equilíbrio, coordenação e agilidade; melhora da mecânica corporal e da percepção da postura, alongamento muscular; técnicas de amplitude de movimento, entre outras técnicas.
		
	
	
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a:
		
	
	artrocinemática.
	 
	osteocinemática.
	
	amplitude de movimento passiva.
	
	hipermobilidade.
	
	trabalho linear.
	A lesão no joelho, ocorre com elevada frequência durante a prática de esportes que exigem mudanças bruscas de velocidade, direção e impacto, Diversas forças podem ocorrer na articulação durante gestuais como correr, saltar e chutar.. A contração muscular do quadríceps promove:
		
	
	Forças tensivas patelo femural
	
	Forças de tração,cisalhamento e compressão patelo femural
	
	Forças de tração e compressão patelo femural
	
	Forças de tração e cisalhamento patelo femural
	 
	Forças de compressão e cisalhamento patelo femural
		
	Todo movimento para ocorrer necessita de assistência. Isso, em outras palavras é a osteocinemática, ou movimento fisiológico, e artrocinemática, ou movimento acessório. Seguindo esses conceitos marque a alternativa correta.
		
	
	A osteocinemática é somente caracterizada nas condições de alongamento muscular, não tendo outras possibilidades técnicas.
	 
	A artrocinemática é enfatizada na terapêutica manual entendendo-se que esta livre, a osteocinemática tem como ocorrer sem restrições maiores.
	
	A osteocinemática facilita a execução dos movimentos articulares enquanto a artrocinemática aumenta a tensão muscular que permite o movimento do segmento.
	
	A artrocinemática só ocorre quando gerada passivament, não havendo possibilidades de ocorrer de outra forma, dentro do movimento ativo.
	
	Tanto a osteocinemática como a artrocinemática enfatizam movimentos ativos e passivos que só farão parte da terapêutica quando o paciente não apresentar mais limitação de ADM.
			Um teste para indicar encurtamento dos flexores de quadril é avaliá-lo em pé e analisar a curvatura da lombar, após pede-se que o paciente fique ajoelhado e verifica-se se a curvatura se mantém, caso ela aumente, significa um encurtamento dos flexores de quadril. Em relação ao encurtamento muscular e exercícios de alongamento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Técnicas de alongamento com Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva caracterizam-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado. Quando aplicada, ocorre relaxamento muscular reflexo que, associado com alongamento passivo, promove aumento no ganho de amplitude de movimento.
	
	Quando o comprimento do sarcômero em toda a extensão da fibra muscular torna-se muito pequeno em relação ao comprimento ótimo, a capacidade de gerar tensão máxima diminui consideravelmente, ge¬rando o encurtamento muscular. Desta forma, a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de pontes cruzadas entre os filamentos de actina e miosina no interior dos sarcômeros. Portanto, um músculo bem alongado pode ser um músculo forte.
	
	Os fatores que afetam a flexibilidade são o sedentarismo, a imobilidade prolongada, a prática de atividades repetitivas e, no caso dos músculos isquiotibiais, a permanência prolongada na postura sentada, podendo causar alterações na mecânica dos membros inferiores e coluna vertebral.
	 
	O alongamento estático não ocasiona alterações na perfomance muscular e, realizado antes do exercício, pode prevenir lesões e a dor muscular tardia.
	
	O maior ganho da flexibilidade proporcionado pela associação do calor seria explicado pelo aumento da extensibilidade das fibras colágenas, diminuição da viscosidade e tensão tecidual, favorecendo o relaxamento das propriedades mecânicas do músculo, diminuindo, assim, o espasmo muscular.

Continue navegando