Buscar

Teníase e Cisticercose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARASITOLOGIA – TENÍASE E CISTICERCOSE
Antropozoonose. As tênias – organismos pluricelulares e maior parasito do humano – também são conhecidas como solitárias, pois o portador só traz 1 verme adulto. São altamente competitivas por habitat e não necessitam de parceiros para a cópula e postura de ovos.
FAMÍLIA: Taenidae
ESPÉCIE: Taenia solium
 Taenia saginata
PORTADOR ACIDENTAL/DEFINITIVO: homem (onde ocorre reprodução sexuada)
HABITAT: intestino delgado; se alimenta por difusão
MORFOLOGIA
Apresentam corpo achatado, sem cavidade geral e sem sistema digestório. Se dividem em escólex/cabeça, colo/pescoço e estróbilo. Escólex é uma pequena dilatação na extremidade anterior que funciona como órgão de fixação à mucosa intestinal; colo é a porção mais delgada do corpo, zona de crescimento e formação das PROGLOTES; e estróbilo é o restante do corpo, que quanto mais afastado do escólex, mais evoluídas são as proglotes.
PROGLOTE JOVEM – mais curtas e apresentam o início do desenvolvimento dos genitais masculinos (se formam antes dos femininos).
PROGLOTE MADURA – possui ambos órgãos genitais prontos para fecundar.
PROGLOTE GRAVÍDICA – mais distantes e mais compridas, e o útero se ramifica ficando repleto de ovos.
Os ovos são esféricos e indistinguíveis, constituídos por uma casca protetora chamada EMBRIÓFORO, formada por blocos piramidais de quitina unidos por uma substância cementante. Internamente está o embrião HEXACANTO (com seis espinhos) ou ONCOSFERA (unidade infectante; com dupla membrana e três pares de acúleos).
O cisticerco de T. solium é constituído de uma vesícula translucida com líquido claro contendo no interior um escólex. O cisticerco de T. saginata apresenta também o escólex mas com ausência de rostelo. A parede dos cisticercos é composta por membranas externa, intermediária e interna.
CICLO
É Heteroxeno. Humanos parasitados eliminam proglotes grávidas para o exterior, que se rompem pela contração muscular ou decomposição de estruturas, liberando milhares de ovos no solo; 
O suíno/bovino ingere os ovos; 
Os embrióforos sofrem ação da pepsina no estômago, e no intestino as oncosferas sofrem ação dos sais biliares, ativando-as e liberando-as do embrióforo;
As oncosferas agora se movimentam para as vilosidades, onde penetram por auxílio dos acúleos;
Após alguns dias, atingem as veias e linfáticos mesentéricos, por onde são transportadas para todos os tecidos do organismo;
As oncosferas se desenvolvem para cisticercos em qualquer tecido mole mas preferem músculos com alta movimentação e maior oxigenação;
O humano ingere a carne do animal crua ou malcozida e é infectado;
O cisticerco ingerido sofre ação do suco gástrico, fixa-se na mucosa do intestino delgado e se transforma na tênia adulta, podendo atingir até 8 metros;
Três meses depois as proglotes grávidas são liberadas e o ciclo se repete.
TRANSMISSÃO
Ingestão de carne suína ou bovina crua/mal cozida infectada pelo cisticerco de Taenia. Também pode ocorrer auto-infecção interna, durante vômitos ou movimentos retroperistálticos do intestino.
SINTOMAS
Muitos portadores nem sabem que abrigam o parasito. Já os sintomáticos possuem dores abdominais, náuseas, debilidade e perda de peso.
CISTICERCOSE
Causada pela ingestão de ovos de T. solium. O Cysticercus cellulosae (da T. solium) é o principal agente de lesões graves no organismo.
SINTOMAS
As manifestações clínicas dependem de quantidade, local atingido, estágio de desenvolvimento e da resposta imunológica do hospedeiro. Pode-se ter cisticercoses muscular, cardíaca, nas glândulas mamárias, ocular e no sistema nervoso central.
(para ambas doenças ↓) 
DIAGNÓSTICO
Pesquisa de proglotes ou ovos de tênia nas fezes. Para diagnóstico específico, faz se a TAMIZAÇÃO (lavagem do bolo fecal em peneira fina). Também é possível fazer o teste ELISA.
TRATAMENTO
Drogas: iclosamida ou praziquantel.
PROFILAXIA
Impedir dos animais com fezes do hospedeiro definitivo
Tratamento dos portadores
Construção e tratamento de esgotos
Inspeção rigorosa da carne e fiscalização dos matadouros

Outros materiais