Buscar

AD de Comportamento Humano nas Organizações 2014 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Administração – Comportamento Humano nas Organizações
UFRRJ /CEDERJ
GABARITO– AD1- 2014-1
Coordenador: Antônio Fandinõ
Questão Única – vale 10,0 pontos
Atualmente existe um mercado de trabalho em franca expansão composto por organizações do terceiro setor, que em sua maioria conta com a colaboração de voluntários para exercer as suas atividades e alcançar os seus objetivos. Se você fosse um consultor, qual seria o perfil dos líderes que você recomendaria para uma organização não governamental que tivesse a colaboração de executivos voluntários?
Obs. Faça uma leitura minuciosa da questão, depois leia a aula 5 e novamente leia a questão procurando desenvolve-la com calma.
Ao elaborar o seu texto resposta, faça um cabeçalho com nome, polo, matricula e formate o texto no modelo justificado.
GABARITO
As indicações pertinentes são: 
Um líder tem que conhecer sua organização e missão, para ser capaz de identificar e traduzir as informações que coleta no meio ambiente, em que a organização está inserida, em ações para adaptar continuamente a organização as mudanças que este oferece. No caso de organizações não governamentais, ONG, o líder tem que entender profundamente assim como se identificar com os objetivos da sua organização existir, com fins de saber identificar as principais frentes em que deve atuar, bem como as ameaças que ela pode sofrer por parte de grupos contrários. Para tanto, internamente, ele tem que capacitar o conjunto de colaboradores efuncionários indicando o rumo, decorrente da visão da ONG, bem como transmitir os valores que julga necessários os indivíduos possuírem para a obtenção das metas desta. 
A primeira etapa critica neste processo é o líder saber identificar os indivíduos com o perfil correto para pertencer à organização, pois como há voluntários, o que os fará estar engajados com a ONG é possuírem valores iguais ao dela, acreditarem na sua missão e na forma de atuação do líder. A segunda é o líder acreditar com paixão na visão da organização, possuir integridade e confiança no que faz, pois o processo de liderança atua de modo efetivo através do comportamento e maneiras de atuação do líder. Atitudes geram maior credibilidade que discursos. A etapa seguinte é perceber as deficiências dos seus liderados para ajudá-los a saná-las de modo conjunto, bem como as fraquezas internas dos processos organizacionais para atuar de forma proativa e preventiva para evitar perda de credibilidade junto ao público externo e não abalar a confiança dos liderados na sua capacidade. 
Deve-se atentar para que os lideres sejam emocionalmente inteligentes, levando-os a refletir sobre este aspecto, pois a autogestão, consciência social e administração de relacionamentos são feramentas necessárias para a liderança em uma organização que busca atrair e engajar pessoas para sua causa. 
As ONG são organizações que vivem baseadas em ideais, portanto a figura do líder é critica para a sua existência. Nela o líder deve apresentar paixão pelo no seu trabalho tanto para atrair novos voluntários através da sua atuação, manter e estimular continuamente o estado motivacional dos integrantes da mesma, bem como ser empático com o seu público-alvo. A disciplina é outra característica importante, pois estas organizações exigem muitas vezes abnegação, ou seja, muito esforço por parte de todos para se atingir os objetivos. Para tanto, é necessário um pulso forte, porém amigo para controlar e estimular o corpo de colaboradores nos momentos de adversidade.

Outros materiais