Buscar

APOL ENSINO DAS ARTES DIFERENTES CONTEXTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL MÓDULO C FASE ll: nota 100
Questão 1/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Observe a obra de arte “O Vazio”, do artista Yves Klein, de 1958:
 
Com base na imagem dada e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças a seguir sobre as relações entre a obra “O vazio”, de Yves Klein e a crítica institucional, e assinale a afirmativa correta:
	
	A
	“O Vazio”, de Yves Klein, traz consigo uma forte crítica institucional. Ao expor uma sala vazia, o artista estava afirmando que faltavam obras de arte tradicionais naquele local.
	
	B
	A obra de Yves Klein comporta uma forte crítica institucional. O foco de sua crítica são as paredes brancas encontradas na maioria dos ambientes voltados à arte.
	
	C
	A obra de Yves Klein evoca uma forte crítica institucional, o que contribui para que os agentes atuantes no sistema de arte repensem as formas de circulação e produção da arte.
	
	D
	A obra de Yves Klein “O Vazio” mostra que os artistas haviam esgotado a criatividade.
	
	E
	A obra de Yves Klein “O Vazio” contribui para que os museus e galerias possam expor salas vazias, economizando assim verbas públicas.
Questão 2/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o excerto de texto a seguir: 
"Momento de repensar rumos e funções do evento, a 28ª Bienal – ‘Em vivo contato’ realiza uma proposta radical ao manter o 2ª andar do pavilhão vazio, como uma Planta Livre, uma metáfora da crise conceitual atravessada pelos sistemas expositivos tradicionais e enfrentada pelas instituições que as organizam. Acontecimento marcante naquela edição foi a pichação do guarda-corpo no pavilhão, que germinou uma discussão sobre o tema no meio artístico sobre arte urbana". 
Com base no fragmento citado (publicado pela Fundação Bienal, que faz a gestão da Bienal de Arte de São Paulo) e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, sobre o sistema de arte analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	O sistema de arte ignora as discussões acerca da produção, da distribuição e da recepção da obra de arte.
	
	B
	A arte contemporânea superou as discussões acerca do sistema de arte, trazendo agora obras nas quais a questão do belo é o mais importante.
	
	C
	Os museus e as galerias que veiculam arte contemporânea proíbem obras que discutam questões polêmicas, como as críticas à própria instituição, por exemplo.
	
	D
	A discussão acerca das fragilidades do sistema de arte pelas próprias instituições como museus, galerias e bienais é um dos desdobramentos da crítica institucional, abordada historicamente por artistas e teóricos da arte.
	
	E
	Artistas e teóricos da arte questionam o sistema da arte por meio de denúncias formalizadas no Ministério Público, que as apura e pune, caso necessário, as instituições.
Questão 3/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o excerto de texto a seguir: 
"A tensão entre o global e o local: tornar-se, aos poucos, cidadão do mundo sem perder suas raízes pela participação ativa na vida do seu país e das comunidades de base". 
Com base no texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças sobre as relações do termo território com o conceito de identidade cultural e assinale a única alternativa correta:
	
	A
	A identidade cultural e o território são aspectos distantes dentro da sociedade. Isso significa que a cultura é independente da noção de economia local.
	
	B
	A identidade cultural é atualmente definida pelo governo federal, o que faz com que a noção de território seja um dado relacionado a dados geográficos e econômicos, separados do conceito de cultura.
	
	C
	A identidade cultural é definida pelo território. Novos indivíduos de determinada sociedade se adaptam à cultura preexistente, preservando seus aspectos originais sem alterações.
	
	D
	Uma das bases pelas quais a identidade cultural se expressa é o território, o que possibilita que a cultura seja levada em consideração para o desenvolvimento de determinada região ao mesmo tempo em que pode ser compreendida como atividade econômica local.
	
	E
	A identidade cultural se relaciona diretamente à noção de território. Isso significa que a cultura local é determinada pelo território, que orienta os códigos, tradições e o folclore.
Questão 4/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Considere o seguinte excerto de texto: 
"[...] podemos dizer que as políticas sociais de afirmação dos direitos econômicos e sociais, contra o privilégio, e as políticas culturais de afirmação do direito à cultura, contra a exclusão cultural, constituem uma verdadeira revolução democrática no Brasil."
Com base no texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas sobre políticas públicas para a cultura, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	O conceito de cultura possui diferentes dimensões. É importante discutir de que forma o conceito de cultura é expresso em publicações oficiais, pois elas servem como base para o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura.
	
	B
	O conceito de cultura possui significado único. O conceito de cultura expresso em publicações oficiais deve ser aprendido, pois define o que deve ser feito para que tenhamos acesso a bens culturais.
	
	C
	O conceito de cultura é diversificado de acordo com o nível social de cada indivíduo em uma sociedade. As publicações oficiais mostram quais são os bens culturais aos quais cada camada social tem direito.
	
	D
	O conceito de cultura se transforma ao longo do tempo e depende principalmente de como esse é tratado pelos órgãos governamentais. Mas as publicações oficiais devem abster-se de informar o conceito de cultura vigente de acordo com cada gestão.
	
	E
	O conceito de cultura é algo tão amplo que não há como chegar a um consenso. Por isso as publicações oficiais devem nos informar sobre a forma ideal de pensar a cultura.
Questão 5/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Em algum momento desafortunado da história, algum filisteu ou grupo de filisteus que ocupava uma posição de poder decidiu isolar a arte da educação e degrada´-la da metadisciplina do conhecimento, como havia sido, a` disciplina e artesanato que e´ hoje. Com isso, conseguiram que, paulatinamente, o acento da atividade artística se concentrasse na produção de objetos, que a sociedade se dividisse em alguns poucos fabricantes e muitos compradores e que a arte nas escolas fosse considerada um entretenimento de luxo prescindível em lugar de permanecer como uma forma de pensar”. 
Com base no fragmento de texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, sobre as relações entre arte e educação analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A separação entre arte e educação é importante para que o ser humano possa distinguir conhecimento de lazer.
	
	B
	A educação e a arte, quando relacionadas, correm o risco de mesclar conceitos de diferentes áreas, o que não é construtivo para a formação humana.
	
	C
	A arte e a educação devem ser relacionadas para a busca do aprimoramento técnico e temático da arte tradicional.
	
	D
	A arte e a educação, quando relacionadas, têm o potencial de fomentar a criatividadee aumentar o acesso à produção de arte contemporânea.
	
	E
	A arte e a educação no Brasil sempre estiveram inter-relacionadas pelo poder público, tendo encontrado historicamente as melhores condições para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Outros materiais