Buscar

QUALIDADE DE VIDA E FATORES ESTRESSANTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUALIDADE DE VIDA E FATORES ESTRESSANTES 
O estresse tem se tornado um problema de saúde muito comum na sociedade. Alguns autores acreditam que o estilo de vida de algumas pessoas que as tornam vulneráveis ao estresse.
Desmotivação, impaciência, irritação, depressão, ansiedade entre outros, são consequências de altos níveis de estresse crônico.
Estresse ocupacional: é nele que a grande parte das pessoas passam na maior parte do dia, um dos meios de sobrevivência que é o trabalho. É por meio do trabalho que o individuo pode se realizar, exercendo habilidades e criatividades. Nem todas as pessoas se desgastam com os mesmos fatores estressores, o que ira caracterizar o estresse é o ambiente a qual ela estará. As pessoas que tem tendência a depressão, por exemplo, elas reagiriam mais intensamente ao um fator organizacional. Segundo a um pesquisa o estresse se tornou prevalente nos últimos 9 anos, passando de 32%. 
Estresse e gênero: Tanto homens como mulheres, são atingidos pelo estresse ocupacional. Os papeis exercidos pelas mulheres no trabalho e em casa, o primeiro aspecto a ser destacado é o de responsabilidades que a mulher se submete, mantendo responsabilidades e cuidados com a casa e a família, e à participação no mercado de trabalho. No caso das trabalhadoras, tem que se levar em consideração o trabalho doméstico. As exigências deste tipo de trabalho causam desgaste. Os papéis relacionados ao trabalho e à família têm diferentes significados tanto para os homens como para as mulheres. 
Estresse e qualidade de vida: Estresses excessivos e continuo não se limitam ao comprometimento da saúde, além de ele ser um efeito desencadeador ele pode desenvolver inúmeras doenças. 
Qualidade de vida é um estado de bem- estar físico, mental e social. As pessoas que podemos considerar “felizes”, elas atribuem sua felicidade em quatro partes, social, afetiva, profissional, e saúde.

Outros materiais