Buscar

Constitucional I - QUESTÕES

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703518341)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Caracteriza-se por ser fruto da rigidez constitucional, ou seja, submetida a um processo legislativo mais dificultoso para alteração das normas constitucionais. Esta definição se refere ao:
		
	
	poder de polícia.
	
	poder originário adjacente.
	 
	poder constituinte derivado.
	 
	poder constituinte originário.
	
	poder originário reformador.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703518037)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Constituição que não é consubstanciada em um único documento, formal e solene, mas sim em um conjunto de normas esparsas, somadas aos costumes e à jurisprudência é classificada como:
		
	 
	promulgada.
	
	dogmática.
	 
	não escrita.
	
	sintética.
	
	analítica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703518162)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No tocante ao tema eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais, marque a alternativa que apresenta com correção a aplicabilidade das normas de eficácia contida:
		
	 
	imediata, direta e não integral.
	 
	reduzida, mediata e indireta.
	
	direta, integral e imediata.
	
	indireta, integral e imediata.
	
	imediata, direta e integral.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703518353)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tem por escopo diminuir as desigualdades socioeconômicas, notadamente proporcionando proteção aos mais fracos. Esta definição se refere:
		
	
	aos direitos políticos.
	 
	aos direitos sociais.
	
	aos direitos individuais.
	
	aos direitos de liberdades.
	
	aos direitos de nacionalidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703518035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao conceito de Constituição, analise as seguinte afirmativas: I - É o documento mais importante do nosso ordenamento jurídico, também chamada de Carta Magna, que traz normas referentes à forma de estado e formas de governo, dentre outras matérias. II - são normas fundamentais referentes a organização nosso país e os direitos fundamentais do ser humano. III - é considerada fonte de validade de todo o nosso ordenamento jurídico, ou seja, nenhuma norma pode ser contrária ao que dispõe a Constituição Federal. Está correto apenas o contido em:
		
	
	II e III.
	 
	I, II e III.
	
	I e II.
	
	I.
	
	III.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703518036)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para um melhor entendimento da Teoria da Constituição, a doutrina costuma classificar as constituições segundos alguns critérios. Levando em consideração ao critério de ORIGEM, analise as afirmativas a seguir: I tem-se a Constituição promulgada quando ela é produzida por uma assembleia constituinte, composta por representantes eleitos pelo povo, e criada para esse fim. II a chamada Constituição bonapartista não prevê a participação popular em nenhuma fase de sua elaboração. III a Constituição outorgada é confeccionada por imposição do agente revolucionário que detêm o poder, à época de sua instituição. Com base na sua análise, responda:
		
	
	apenas as proposições I e II são verdadeiras.
	
	todas as proposições são verdadeiras.
	
	nenhuma proposição é verdadeira.
	 
	apenas as proposições I e III são verdadeiras.
	
	apenas as proposições II e III são verdadeiras.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703518359)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Caracterizam-se por serem direitos de um grupamento humano com interesses homogêneos, tidos como de terceira dimensão. Estamos diante dos direitos:
		
	
	aos direitos de liberdades
	 
	aos direitos difusos.
	 
	aos direitos civis.
	
	aos direitos individuais.
	
	aos direitos de nacionalidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703518350)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação a teoria dos direitos fundamentais, analise a seguinte assertiva: ¿também são conhecidos como liberdades públicas, direitos negativos, liberais ou de primeira dimensão. Tem como característica o controlar os abusos estatais.¿ Esta afirmação está relacionada:
		
	
	aos direitos políticos.
	
	aos direitos econômicos.
	 
	aos direitos sociais.
	
	aos direitos de nacionalidade.
	 
	aos direitos individuais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703518159)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos temas estudados na teoria da constituição é o fenômeno da superveniência de nova constituição. No tocante a esta temática, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
		
	
	na revogação, a nova constituição reaproveita algumas normas infraconstitucioanais que sejam compatíveis com ela.
	
	a recepção é o fenômeno que permite o aproveitamento de normas infraconstitucionais, compatíveis ou não com os preceitos da nova constituição.
	 
	quando ocorre uma espécie de ressurgimento de vigência da norma jurídica anteriormente revogada, de maneira tácita, dá-se o nome de repristinação.
	
	os princípios da economia legislativa e segurança jurídica estão ligados ao instituto da revogação, uma vez que não há nenhuma razão para as retiradas das normas congruentes.
	
	o fenômeno da desconstitucionalização é inteiramente admitido pela doutrina. Ocorre quando algumas normas da constituição anterior permaneceriam em vigência dentro na nova constituição.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703518161)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação ao preâmbulo da Constituição Federal e às disposições constitucionais transitórias, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Por traçar as diretrizes políticas, filosóficas e ideológicas da CF, o preâmbulo constitucional impõe limitações de ordem material ao poder reformador do Congresso Nacional, podendo servir de paradigma para a declaração de inconstitucionalidade.
	 
	A doutrina constitucional majoritária e a jurisprudência do STF consideram que o preâmbulo constitucional não tem força cogente, não valendo, pois, como norma jurídica. Nesse sentido, seus princípios não prevalecem diante de eventual conflito com o texto expresso da CF.
	 
	Considerando-¬se que o conteúdo do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias é de direito intertemporal, não é possível afirmar que suas normas ostentam o mesmo grau de eficácia e de autoridade jurídica em relação aos preceitos constantes do texto constitucional.
	
	Tanto o preâmbulo, como a parte dogmática da constituição não possuem força normativa. Assim, num eventual conflito com o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).
	
	As disposições constitucionais transitórias são normas aplicáveis a situações certas e passageiras; complementares, portanto, à obra do poder constituinte originário e, situando-¬se fora da CF, não podem ser consideradas parte integrante desta.

Continue navegando