Buscar

Prointer Parcial Locadora de Automoveis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
NOME: João Renato Melo Souto e Silva
RA: 3192244470
PROJETO INTERDISCIPLINAR - PROINTER
Caso Da Locadora De Automóveis N1 - Relatório Parcial
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas II
Tutor (a) EAD: Joice Siqueira Lima 
Niterói / RJ
2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
NOME: João Renato Melo Souto e Silva
RA: 3192244470
PROJETO INTERDISCIPLINAR - PROINTER
Caso Da Locadora De Automóveis N1 - Relatório Parcial
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas II
Tutor (a) EAD: Joice Siqueira Lima 
Trabalho desenvolvido para o curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, disciplina projeto interdisciplinar aplicado a tecnologia em análise e desenvolvimento de Sistemas II, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade PROINTER , No 2º semestre 2017, sob orientação da tutor (a) EAD Joice Siqueira Lima
Niterói/ RJ
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
DESENVOLVIMENTO	5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO 
O sistema para locação de veículos consiste basicamente do gerenciamento das locações de veículos de uma determinada empresa, controlando desde a reserva até o retorno do automóvel. Neste gerenciamento, considerar-se-á os diversos tipos de veículos (modelo, fabricante), bem como seus opcionais. No caso de sistemas de gerenciamento de locadora, conforme literatura, tem-se os seguintes principais objetivos operacionais:
▪ Controlar o aluguel e devolução de carros;
▪ Controlar o pagamento de aluguel de carros;
▪ Manter cadastro de clientes e carros;
▪ Emitir relatórios e consultas; 
 
▪ Controlar dívida dos clientes.
DESENVOLVIMENTO 
Este projeto, denominado: “Locadora de Automóveis”, tem por objetivo apresentar uma solução em software para o controle de locação de automóveis classificados por tipo. Os tipos podem ser: básico, intermediário ou executivo.
Uma locadora aluga carros aos clientes previamente cadastrados. Caso o cliente não esteja cadastrado, esta atividade custo dial é realizada, separadamente em outra atividade do sistema. Caso um carro, disponível, seja escolhido pelo cliente este é alugado, sendo registrada a data inicial junto ao aluguel. Para que o cliente possa alugar um carro, este não pode estar com dívida pendente.
Os carros são descritos pela placa, ano, modelo,descrição, km, preço por km, situação (disponível, etc), taxa diária, observações (informações gerais) e sua imagem. Os clientes são cadastrados pelo seu cpf, nome, endereço, telefone e dívida (reservado para registrar pagamentos pendentes).
Quando o cliente devolve o carro, a situação do carro é alterada para “disponível”, o km é atualizado com o km atual do carro e um recibo é emitido, baseado nos kms rodados e nos dias em que ficou com o carro. Ainda na atividade de devolução é removido o registro do aluguel e, caso o cliente não possa pagar, a dívida do aluguel é registrada junto ao cliente.
O cliente pode a qualquer momento pagar sua dívida e o gerente pode solicitar relatórios sobre as informações da locadora.
Os seguintes atores foram definidos para o problema:
▪ Cliente – alguém que aluga e devolve o carro, e liquida a dívida, quando for o caso;
 e
▪ Gerente – agente para o qual os relatórios e consultas são enviados. Determina
 também as operações de cadastros.
- O cliente com os atributos código do cliente, nome completo, data de nascimento, endereço, cidade onde mora, estado, país, telefone, e-mail, RG, CPF, passaporte, numero e tipo da carteira nacional de habilitação terá acesso ao sistema para se cadastrar reservar, alugar devolver e realizar pagamento.
- O funcionário é responsável por manter atualizada todas as informações necessárias dos veículos.
- O funcionário efetuará inclusão, alteração e remoção do tipo de veículo, com os seguintes atributos: código do tipo de veículo e a sua descrição.
- O funcionário efetuará a inclusão, alteração e remoção de fabricantes, com os seguintes atributos: código do fabricante e nome.
- O funcionário efetuará inclusão, alteração e remoção de modelo, com os seguintes atributos: código do modelo, código do fabricante (deve estar cadastrado anteriormente) e sua descrição.
- O funcionário efetuará inclusão, alteração e remoção dos opcionais, com os seguintes atributos: código do opcional e descrição.
- O sistema deve permitir a inclusão, alteração e cancelamento da reserva de veículos. Cada reserva possuirá os seguintes atributos: código da reserva, código do cliente, código do veículo, data da reserva, data prevista para locação, data prevista para devolução e um status para identificar se a reserva foi confirmada ou não. Esta confirmação é feita mediante o pagamento de uma diária de locação do veículo até o dia seguinte. A reserva somente deve ser concretizada se o veículo não estiver locado ou não existir uma reserva confirmada. Caso contrário deverá ser mostrada uma mensagem alertando que não há disponibilidade do veículo no período indicado. O cancelamento da reserva ocorrerá se o pagamento não for efetuado até um dia após a data da reserva ou mediante comunicado do cliente.
- O sistema deve permitir a inclusão, alteração e baixa das locações, com os seguintes atributos: código da locação, código do cliente, código do veículo, Km atual, data da locação, data da devolução, Km final, status do pagamento (indicará se a locação foi paga ou não), valor da multa e desconto (caso exista), valor total a ser pago. Para confirmar a locação deve-se verificar se o veículo não esta em reserva, ou se a reserva existente é do cliente. Caso existam reservas com cliente diferente deve-se mostrar uma mensagem alertando que a locação não pode ser efetuada.
Impressão de diversos tipos de relatórios e consultas
O Gerente realizará poderá realizar consultas ou impressão de todas as informações no sistema de banco de dados:
- Consulta de contrato de locação do veículo, contendo os dados necessários para a efetivação da locação. Neste contrato constará a data de saída do veículo, a data prevista de retorno, o valor da diária, o valor do seguro, etc.
- Consulta de fatura, quando do retorno do veículo. Nesta fatura estarão discriminadas todas as taxas inerentes a locação.
- Consulta de um histórico das locações e reservas. Este histórico poderá ser gerado por veículo, por cliente ou por um intervalo de datas. Este histórico poderá ser consultado tanto pelo cliente ou pela empresa.
- Consulta de um relatório gerencial financeiro, onde estará discriminado o veículo locado, nome do cliente e valor total pago em um período de tempo determinado pelo usuário.
3.1. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD);
O carro sofre desgastes no dia a dia, não é mesmo? E como garantir que não aconteça nenhum problema e que o automóvel não o deixe na mão? O principal segredo de quem evita os contratempos é justamente a prevenção. É aí que entra a importância da manutenção preventiva do carro. 
Esse tipo de cuidado garante algumas vantagens aos motoristas prevenidos e à população em geral. Afinal de contas, o bom funcionamento do veículo é necessário para dar segurança e ajuda na preservação o meio ambiente.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
Podemos afirmar que a empresa que se utiliza da pratica de gestão ambiental pode atingir a sua grande vantagem competitiva pois hoje, num mercado globalizado, competitivo e de constantes mudanças, os consumidores estão cada vez mais exigentes e na hora de escolher uma empresa para aquisição de produtos ou serviços, sãosimpáticas àquelas que têm boas práticas sociais, principalmente com relação a este tema que ocupa cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas.
A gestão ambiental auxilia as organizações a integrar o cuidado ambiental de forma sistemática das suas operações. Sendo assim, podemos definir um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) como sendo uma estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar osimpactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. 
Segundo definição da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, um SGA “é a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental” (ABNT, 1996, p. 5).
São seis os elementos importantes de um SGA:
Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental;
Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades;
Implementação e operação, que são desenvolvimento e a execução de ações para atingir as metas e os objetivos ambientais.
Monitoramento e correção das ações, que implica o monitoramento e a utilização de indicadores que asseguram que as metas e objetivos estão sendo atingidos;
Revisão gerencial, na qual o SGA é revisado pelo comando superior da empresa, a fim de assegurar sua probabilidade, adequação e efetividade;
Melhoria contínua. Ao implementar um como forma de gerenciamento de suas atividades organizacionais, a empresa deve se lembrar que o compromisso passa a ser permanente, pois exige uma mudança definitiva da antiga cultura e das velhas práticas. Para tanto, é imprescindível a busca da melhoria contínua, princípio fundamental de um SGA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo das necessidades de controlar e gerenciar informações relativas a locação de veículos, ele tem como principal objetivo ajudar na administração da empresa prestando informações sobre seus clientes e dos respectivos serviços prestados.
Identificar os clientes, os veículos, controlar melhor, além de conscientização para cuidar melhor do meio ambiente e manutenção preventiva dos veículos. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2, Ua Abordagem Prática, 2 edição.
SANTOS, Rildo Ferreira. Linguagem de Modelagem Unificada, e-tecnologia.com. Disponivel em: < http://www.slideshare.net/Ridlo/uml-1858376> acesso em: 17 Nov. 2011, 17:00

Continue navegando