Buscar

Semana 1 a 8 CPP III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 1
1) Na tentativa de identificar a autoria de vários arrombamentos em residências agrupadas em região de veraneio, a polícia detém um suspeito, que perambulava pelas redondezas. Após alguns solavancos e tortura físicopsicológica, o suspeito, de apelido Alfredino, acabou por admitir a autoria de alguns dos crimes, inclusive de um roubo praticado mediante sevícia consubstanciada em beliscões e cusparadas na cara da pessoa moradora. Além de admitir a autoria, Alfredinho delatou um comparsa, alcunhado Chumbinho, que foi logo localizado e indiciado no inquérito policial instaurado. A vítima do roubo, na delegacia, reconheceu os meliantes, notadamente Chumbinho como aquele que mais a agrediu, apesar de ter ele mudado o corte de cabelo e raspado um ralo cavanhaque. Deflagrada a ação penal, o advogado dos imputados impetrou habeas corpus, com o propósito de trancar a persecução criminal, ao argumento de ilicitude da prova de autoria. Solucione a questão, fundamentadamente, com referência necessária aos princípios constitucionais pertinentes.
RESPOSTA:
A CONFISSÃO FOI SOB TORTURA, LOGO UMA PROVA ILÍCITA, INCLUSIVE SOBRE A DELAÇÃO DO COMPARSA “CHUMBINHO”. Ë UMA GARANTIA CONSTITUCIONAL QUE NÃO SE UTILIZE ESSES MEIOS DE PROVA, PROTEGIDOS PELO PRINCIPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL. A VÍTIMA RECONHECEU O ACUSADO EM SEDE POLICIAL, SENDO PROVA TAMBÉM DERIVADA DA ILÍCITA, PORTANTO REJEITADA EM NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO, SALVO SE BENEFICIAR O RÉU, O QUE NÃO É O CASO EM QUESTÃO. PORTANTO O PEDIDO DO ADVOGADO DEVE SER ACEITO, A LUZ DO NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO. 
QUESTÃO 2 OBJETIVA 
LETRA C- O ONUS DE PROVAR A SITUAÇÃO DE LEGITIMA DEFESA É DA DEFESA. NO CASO, COMO O JUIZ FICOU EM DÚVIDA SOBRE A OCORRENCIA DA LEGÍTIMA DEFESA, DEVE ABSOLVER O RÉU.

Continue navegando