Buscar

Fundamentos das Ciências Sociais



Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 577174)
	Aula 1: Os conceitos sociantropológicos de indivíduo e sociedade
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com base na perspectiva das ciências sociais, analise as proposições apresentadas. I - Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico. II - As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização. III - A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade. Estão corretas as afirmativas: 
		
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	todas.
	
	III, apenas.
	
	II, apenas.
	
 2a Questão (Ref.: 235485)
	Aula 1: OS CONCEITOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DE INDIVÍDUO E SOCIEDADE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais 
		
	
	Sociologia, Psicologia Social e Antropologia 
	
	Sociologia, Historia e Antropologia 
	
	Politica, Psicologia Social e História 
	
	Antropologia, Sociologia e Politica 
	
	Antropologia, Psicologia e Sociologia 
	
 3a Questão (Ref.: 607881)
	Aula 2: Tipologia do conhecimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O conhecimento científico tem como características ser um tipo de conhecimento sistemático, metódico e verificável, pois 
		
	
	Configura-se como uma única forma de compreensão da realidade.
	
	é uma forma de compreender a realidade a partir de um único método.
	
	Busca compreender e analisar os fenômenos a partir da observação, chegando a conclusões objetivas e gerais.
	
	Analisa cada fenômeno, buscando verdades imutáveis.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
 4a Questão (Ref.: 173457)
	Aula 2: Objeto e método das Ciências Sociais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam: 
		
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada. 
	
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
 5a Questão (Ref.: 624996)
	Aula 3: Etnocentrismo e relativismo cultural
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise as proposições sobre a compreensão antropológica da cultura. I - Ao adotar a postura do relativismo cultural, os antropólogos buscam compreender a lógica de vida dos grupamentos humanos. II - A antropologia é uma ciência etnocêntrica, pois não reconhece a diversidade cultural presente nas sociedades humanas. III - A cultura é um conceito central deste campo do conhecimento, pois as diferenças humanas são culturalmente construídas. IV - A globalização implica na padronização cultural e na superação de antigos conflitos entre as diferentes culturas humanas. É correto o que se afirma em: 
		
	
	II e III apenas.
	
	I e III apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	Todas.
	
	I e IV, apenas.
	
 6a Questão (Ref.: 776216)
	Aula 3: Etnocentrismo e relativismo cultural
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: A história da humanidade é construída no tempo e no espaço, processo de produzir os meios necessários para a manutenção da vida, bem como, pela forma do homem se representar culturalmente. Assim, as manifestações culturais constituem o grande movimento humano em busca de espaços para se constituírem como sujeitos históricos. O etnocentrismo, objeto desse estudo moldou o comportamento humano e continua a determinar normas de conduta social que marca sobremaneira a sociedade contemporânea. Cada um age de acordo com o seu padrão cultural, e consequentemente o resultado desse comportamento é o julgamento negativo do padrão cultural do outro considerado diferente. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado, apenas o modo próprio de ser é que é o correto. Este estranhamento em relação a outras culturas provoca atitudes preconceituosas, ao considerar um modo de vida superior a outro. Os estudos antropológicos buscam superar tais atitudes e apontar para algo novo na convivência humana, mas isso não significa ausência de conflitos. O conflito constitui a dinâmica própria do existir humano, mas julgar pessoas e populações a partir de um universo cultural determinado, configura a postura etnocêntrica e é isso que deve ser debatido. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima e seus conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, alteridade e abordagens antropológicas, considere V (Verdadeiro) F (Falso): 
		
	
	Negar o etnocentrismo significa posicionar-se a favor de uma atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. 
	
	A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. 
	
	O nacionalismo exacerbado não se constitui em uma via para o etnocentrismo, mesmo quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. 
	
	Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural do próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica. 
	
	A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade.
	
 7a Questão (Ref.: 872413)
	Aula 4: tipos ideais de dominação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Dalai Lama exortou os tibetanos nesta sexta-feira a permanecerem unidos, dizendo a uma plateia reunida para a posse do novo líder do povo exilado que estes precisam evitar as divisões que prejudicaram outras religiões. O líder espiritual budista criticou a campanha de eleição do líder político, que degenerou para ofensas pessoais e eclipsou qualquer debate sobre como persuadir a China a conceder autonomia ao Tibete. "Se vocês realmente me consideram seu amigo, então por favor fiquem unidos, independentemente de sua região ou linha religiosa", disse ele para cerca de dois mil monges e devotos presentes no templo na cidade montanhosa indiana de Dharamsala, onde a comunidade exilada está sediada. http://www.dci.com.br/ . De acordo com a teoria dos tipos ideais de Max Weber podemos interpretar a Liderança de Dalai Lama como:
		
	
	tradicional e carismática
	
	racional-legal  e afetiva
	
	tradicional e racional-legal
	
	racional com relação a fins e carismática
	
	tradicional e dialética
	
 8a Questão (Ref.: 234858)
	Aula 4: A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS QUESTÕES BÁSICAS DA CIÊNCIA POLÍTICA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo John Locke, qual a principal finalidade do Estado? 
		
	
	Possibilitar estratégias de contenção da luta de classes.Defender a hegemonia da sociedade civil. 
	
	Constituir elementos para a preservação do Estado de Guerra. 
	
	Garantir o direito natural da propriedade. 
	
	Favorecer o estado de felicidade original. 
	 9a Questão (Ref.: 650996)
	Aula 5: Contexto histórico do surgimento da Sociologia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O contexto do surgimento da sociologia perpassa por vários acontecimentos históricos ao longo do tempo. As mudanças implantadas na sociedade provocaram profundas alterações nos comportamentos, nas maneiras de pensar e na percepção do indivíduo acerca do seu papel social. Em relação a esses acontecimentos, podemos afirmar que são considerados determinantes, entre outros: 
		
	
	A Revolução Russa
	
	As revoluções Inglesa e Francesa
	
	As revoluções Inglesa e Industrial
	
	A revolução Francesa
	
	As revoluções Industrial e Francesa
	
 10a Questão (Ref.: 234688)
	Aula 5: POSITIVISMO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Auguste Comte, pai do positivismo, já que existiam as leis da Física, da Química, da Biologia, por que não aceitar a existência das leis da sociedade, cuja compreensão caberia a Sociologia ou Física Social? Esta visão das Ciências Sociais, apoiada na metodologia de trabalho das chamadas ciências exatas e da natureza levaria Comte a elaborar a Lei dos Três Estados, segundo a qual a humanidade evoluiria a partir dos seguintes estados:
		
	
	bárbaro, civilizado e espiritualizado.
	
	arcaico, medieval e moderno.
	
	teocêntrico, geocêntrico e antropocêntrico. 
	
	teológico, metafísico e positivo.
	
	paleolítico, mesolítico e neolítico.