Buscar

A PSICANÁLISE X ARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A PSICANÁLISE X ARTE
A arte é capaz de descentrar um tanto a psicanálise ao produto cultural, fruto de uma época e seus destinos. Após alguns exageros interpretativos por partes do próprio Freud e de alguns de seus seguidores, a psicanálise retorna uma posição de destaque na reflexão crítica acerca da cultura. 
Segundo historiadores a psicanálise influenciou de forma marcante a produção artística de seu tempo, sobretudo com os surrealistas(2002).
Houve uma junção uma misto de realidade e sonho que serviram para a fragmentação e potencializar o artista o sujeito e recoloca-lo em ação.
Freud buscou na teoria psicanalítica X arte, assegurar a incitação de um outro campo.
A análise, transferência, não deveria ter o domínio da produção cultural, onde se unifica a Arte X Psicanálise dando assim o ‘efeito de sujeito’.
TRAGÉDIA E PINTURA
 A Psicanalise nascida entre medicina e literatura, por muito tempo procurou-se lugares onde encontrou lugar na tragédia, onde abriu-se caminho para as interpretações, e posto e a psicanalise relacionou a Castração com desejo(Lyotard).
Seguindo o pensamento de Freud a tela, assim é como uma cena onírica (confusão entre realidade e sonho), representa um objeto ou um situação ausente que censurados.
Bibliografia.Rivieira,T, T(2002). Arte e Psicanálise. Rio Janeiro: Jorge Zahar.

Outros materiais