Buscar

Aula 05 Estrat. de MKT de Produtos 9

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ESTRATÉGIA DE PRODUTOS: ADMINISTRANDO PRODUTOS EXISTENTES
Prof. Msc. João Gomes 
*
*
1. INTRODUÇÃO 
O produto é o primeiro elemento do composto mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo. 
*
*
1.1 DECISÕES DO COMPOSTO DE PRODUTOS 
Um composto de produtos (mix de produtos) é o conjunto de todos os produtos e itens que um vendedor põe à venda. 
*
*
2. DEFINIÇÃO 
Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer um desejo ou necessidade.
*
*
3. TIPOS DE PRODUTOS
Como produtos, consideramos bens tangíveis e intangíveis (furadeiras,carros, softwere, fórmula,etc), serviços (cortes de cabelo, lavagem de carro, etc.).
*
*
“ L'Oreal
*
*
4. NÍVEIS DE PRODUTO 
Ao planejar sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa pensar nos atributos, nos benefícios e nos custos para quem compra, o produto.
O profissional de marketing precisa pensar em três níveis de produtos e serviços, conforme mostra a Figura a seguir:
*
*
NÍVEIS DE PRODUTO
*
*
*
*
 Produto Núcleo (benefício central): é o benefício fundamental ou serviço que o cliente está realmente comprando, que aborda a questão: o que o comprador está realmente levando? 
 Produto básico: no segundo nível, o profissional de marketing deve transformar o benefício central em um produto básico, podendo ter até 04 características: nível de qualidade, design, um nome de marca e embalagem. 
 Produto ampliado: no terceiro nível, ele prepara um produto esperado (ampliado), oferecendo uma série de benefícios e serviços agregados ao produto adquirido pelo comprador. 
*
*
*
*
*
*
*
*
TIPOS DE PRODUTOS 
Kotler (2006) nos mostra, de uma forma tradicional, que as empresas classificam os produtos de acordo com essas características: durabilidade, tangibilidade e uso (de consumo ou organizacionais), e cada tipo de produto exige uma estratégia adequada de mix de marketing.
*
*
a) Quanto à durabilidade e tangibilidade: 
Bens não duráveis: São bens tangíveis que são consumidos rapidamente e usados em poucas vezes. Exemplo: cigarros, refrigerantes, fósforos. 
Bens duráveis: São bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos. Exemplo: ferramentas, eletrodomésticos, automóveis. 
Serviços: Todos são intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Exemplo: serviços de manicures, cabeleireiros, consertos, consultas médicas. 
*
*
b) Quanto ao uso (tipo de cliente):
 Quanto ao uso podem ser classificados em:
a) Produtos de consumo: comprados por consumidores finais para uso próprio. Ex.: Pessoa que compra uma televisão numa loja.
b) Produtos organizacionais (empresariais): são comprados para processamento posterior ou para uso na gestão de um negócio. Ex.: Dono de uma marcenaria que compra madeiras para confecção de móveis e posterior venda ao consumidor final.
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando