Buscar

ATPS Gestão de Conhecimento

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – UNIDERP
 Centro de Educação a Distância
 ATPS – Atividades Praticas Supervisionadas
 Disciplina: Gestão de Conhecimento
 Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
 Tutor à distância: Alex Rodrigues
 
 
INTRODUÇÃO
 O presente artigo tem o objetivo de apresentar a relevância da gestão do conhecimento no ambiente organizacional, abordando suas perspectivas e seus pontos positivos. Na busca das informações utilizou-se para o desenvolvimento do estudo a pesquisa bibliográfica. A Gestão do Conhecimento é um meio de estímulo para as pessoas nas organizações e que essas possam produzir informações e também usufruírem delas. Com isso, o conhecimento se torna ferramenta essencial e indispensável ao crescimento das empresas e das pessoas. As organizações estão buscando alguma vantagem sustentável que as diferencie das outras em seu ambiente de negócio, utilizando para isso seu conhecimento, que é considerado um dos mais importantes recursos de uma organização.
1 – DESENVOLVIMENTO
CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Utilizando a Gestão do Conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem em melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o crescimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.
A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.
A criação, armazenamento, colaboração e o compartilhar informação de empregados em torno do trabalho. Através de compartilhar e colaborar aumenta-se a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização. Respaldado por ferramentas e métodos de Tecnologia da informação avançados.
A - Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa? 
Para favorecer a criação de conhecimento novo na empresa é necessário que a empresa passe por mudanças contínuas e crescentes transformações sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças nos dias de hoje, decorrem do conhecimento e compartilhamento entre todos os pontos de vista do mundo, gerando assim, um efetivo bem empresarial que relaciona o fator de produção e geração de riqueza.
Hoje, contudo, podemos observar o surgimento de novo modelo de criação para as empresas: as organizações produtoras de conhecimento, realizando bens intangíveis, tais como, software, patentes, consultorias e outros. Essa produção intelectual está diretamente correlacionada à formação educacional de seus membros, através de métodos e sistemas de ensino que permitam o acesso aos centros de excelência em pesquisa e treinamento profissional e é este o emblema diferenciador, na atualidade e o será daqui para frente, no sucesso das empresas: a geração permanente de conhecimento e sua aplicação às necessidades humanas.
Hoje, tais aplicações estarão aptas ao enfrentamento e sucesso no mercado futuro das empresas e somente as que agregam um nível de valor a sua cadeia de realização de produtos e serviços, esses continuamente respaldados em conhecimento, pesquisas total as necessidades de seus mercados. Para a realização eficaz desse processo, as empresas deverão estar interligadas aos centros de excelência em pesquisa e estudos de suas tecnologias, o que se traduzirá por uma intensificação de elo de relacionamento entre ambas. Da geração, aplicação e realimentação do conhecimento resultarão grandes melhorias recíprocas para as partes.
B - Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
Em toda organização teremos pessoas com conhecimentos, táticos, teóricos e operacionais, para tanto ao criar um ambiente favorável nutrido de novas praticas devemos unir conceitos entre o quadro organizacional, o que podemos definir como transformações de experiências.
C - Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
Para reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização é preciso promover o compartilhamento estruturado do conhecimento com uma boa estratégia de gestão de conhecimento. Buscando esforço na informação deve ser direcionado para um espectro mais amplo quanto à probabilidade de encontrar a informação procurada e, ao mesmo tempo, deve implicar num menor dispêndio de recursos e energia, de maneira a possibilitar flexibilidade e agilidade de respostas frente a mudanças.
Quatros processos de conversão do conhecimento- SECI
SOCIALIZAÇÃO - Compartilha os conhecimentos tácitos entre o pessoal da organização. Ocorre através de seminários, jornadas e apresentações dos profissionais da instituição. Facilita o processo de compreensão e aumenta a visão individual sobre as experiências compartilhadas.
EXTERIORIZAÇÃO - Exterioriza o conhecimento tácito disponibilizando o ao ambiente institucional e seu torno. 	Ocorre através de discussões técnicas de problemas complexos em que participam profissionais do Instituto e de outras empresas. Propicia a busca de soluções técnicas aos problemas dos clientes e a transferência de resultados e tecnologia.
INTERNALIZAÇÃO - Proporciona a reflexão a partir de experiências realizadas. Ocorre através do trabalho em redes onde os profissionais podem explorar na pratica as soluções desenvolvidas para determinados problemas. Consolida os processos de aprendizagem individual e coletiva da organização.
COMBINAÇÃO - Integra as soluções técnicas já desenvolvidas e conhecidas pela organização para enfrentar problemas de maior complexidade. Ocorrem através da construção de protótipos, modelos e outras formas. Facilita a sistematização, registro e codificação das principais linhas de produtos e serviços da organização.
TÁCITOS TÁCITOS
EXPLICÍTOS EXPLICÍTOS
2 – EFEITO DA INOVAÇÃO E IMPORTANCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES.
O mundo e a sociedade atual nos mostra como vivem um momento de profundas transformações. Conceitos estão surgindo, ressurgindo e sendo adaptados. A Gestão do Conhecimento surge como alternativa no âmbito gerencial. A Tecnologia de Informação, aliada a novos produtos e conceitos está gerando inovação na gestão das empresas. As organizações a cada geração, ano, evento sofrem mudanças que são agravadas pela recessão econômica que atinge a maioria dos países, sobretudo os emergentes. 
O presente trabalho procura colocar o que está sendo escrito, pensado e visualizado em termos dessas três vertentes que são progenitoras do processo de geração da inovação. 
Além disso, pretende-se proporcionar reflexões acerca dessas novas tendências, fazendo uma breve revisão bibliográfica dos mais variados autores que trata da gestão do conhecimento, gestão da informação, inteligência competitiva, capital intelectual, tecnologia de informação, inovação, globalização, empregabilidade, ética, exclusão social, modernidade, dentre outros temas importantes evidenciados neste final de século. 
– Benchmarking sobre o conceito de Gestão do Conhecimento
As empresas viabilizam a criação como uma necessidade, a fim de corrigir um problema empresarial. Aprimorando seus processos,produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo. Assumindo uma posição de liderança no mercado onde atua. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas. Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação até a sua implementação. A empresa interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo. Outra vantagem do benchmarking é a mudança da maneira de uma organização pensar sobre a necessidade para melhoria. Benchmarking fornece um senso de urgência para melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de parceiro do estudo. Um senso de competitividade surge à medida que, uma equipe, reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações diretas, e os membros da equipe tornam-se motivados a se empenhar por excelência, inovação e aplicação de pensamento inovador a fim de conseguir sua própria melhoria de processo. É necessário que as organizações que buscam o benchmarking como uma ferramenta de melhoria, assuma uma postura de "organização que deseja aprender com os outros" para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca das melhores práticas é um trabalho intensivo, consumidor de tempo e que requer disciplina. Portanto, benchmarking é uma escola onde se aprende à aprender. Saber fazer e adaptar benchmarking no processo da organização pode nos permitir vislumbrar oportunidades e também ameaças competitivas, constituindo um atalho seguro para a excelência, com a utilização de todo um trabalho intelectual acumulado por outras organizações evitando os erros é armadilhas do caminho. Mais do que uma palavra mágica, o benchmarking é um conceito que está alterando consideravelmente o enfoque da administração, onde o mesmo é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas.
QUESTIONÁRIO DA EMPRESA
Gerdau reúne os princípios éticos de que nos utilizamos na condução dos nossos negócios e em relação aos nossos diversos públicos: fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, governo, comunidade e meio ambiente. Ele está organizado de acordo com os nossos VALORES, demonstrando as condutas necessárias para que a empresa atue de acordo com os mesmos. Assim nos mostrando:
A-) O que eles entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia a dia das organizações em que atuam.
É uma das práticas mais saudáveis em uma organização é a troca de idéias, conhecimentos e informação. O nome corporativo desse ato é gestão do conhecimento e é feito tanto formalmente, com reuniões, palestras e treinamentos, quando de maneira informal, com pequenas conversas, ensinamento de alguma técnica ou resolução de dúvidas. A divulgação de informações e capacitação constante dos colaboradores é importante no dia a dia das organizações. Elas geram um ambiente de colaboração e confiança, que por si só é um agente motivador. Além disso, quanto mais as pessoas aprendem e são reconhecidas pelo seu esforço, elas dão muito mais de si e literalmente “vestem a camisa” da empresa.
B-) Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.
 Aptidões Estratégicas Coordenação
 Vantagem competitiva
 Comunicação Inovação
D-) Quais são as barreiras do conhecimento?
Acreditar que o conhecimento não é gerado pelo individuo, e que não deve ser compartilhado.
3 – TRABALHO EM EQUIPE, INOVAÇÃO, NOVAS TENDÊNCIAS.
 O mundo e a sociedade atual nos mostra como vivem um momento de profundas transformações. Conceitos estão surgindo, ressurgindo e sendo adaptados. A Gestão do Conhecimento surge como alternativa no âmbito gerencial. A Tecnologia de Informação, aliada a novos produtos e conceitos está gerando inovação na gestão das empresas. As organizações a cada geração, ano, evento sofrem mudanças que são agravadas pela recessão econômica que atinge a maioria dos países, sobretudo os emergentes. 
O presente trabalho procura colocar o que está sendo escrito, pensado e visualizado em termos dessas três vertentes que são progenitoras do processo de geração da inovação. 
Além disso, pretende-se proporcionar reflexões acerca dessas novas tendências, fazendo uma breve revisão bibliográfica dos mais variados autores que trata da gestão do conhecimento, gestão da informação, inteligência competitiva, capital intelectual, tecnologia de informação, inovação, globalização, empregabilidade, ética, exclusão social, modernidade, dentre outros temas importantes evidenciados neste final de século. 
Cirque du Soleil , um caso de sucesso no mundo empresarial e também de aplicação de Gestão do Conhecimento na prática.
A idéia é composta pelo Cirque du Soleil onde estabeleceu enormes barreiras aos novos entrantes em seu mercado de entretenimento, ao desenvolver um padrão de qualidade e inovação insuperável em seus espetáculos. Assim a Gerdau Trabalha para encantar e surpreender cada vez mais seus clientes, torna-se muito difícil para qualquer concorrente superá-los e roubar seus melhores clientes. Assim como parceiros e aliados na busca incessante pelo total encantamento do cliente, busca formar equipes multidisciplinares internas e externas, fomentando inovação em todos seus setores. Dessa forma evita que os fornecedores façam pressão em seu negócio, ganhando-os como aliados na obtenção de lucro através do entretenimento.
Comparação sobre o cirque e a nossa empresa Gerdau.
No mundo em que vivemos, o circo se tornou um espetáculo “repetitivo”, em qualquer circo que você for haverá palhaços, trapezistas, mágicos, etc. E é ai que entra o nosso referencial; o Cirque du Soleil vai muito mais além do que os outros circos, eles procuram se inovar cada vez mais com a busca de profissionais comprometidos, que saibam trabalhar em equipe, que tenham vontade de crescer e também tenham criatividade para a origem de belas apresentações como as que eles sempre apresentam.
3.1 Como é feita a Gestão de Conhecimento?
Para a executiva, a criatividade deve ser parte de tudo o que é feito em uma organização. Aproveitar as oportunidades, ir além do óbvio, assumir riscos e desenvolver o potencial das equipes.
Aproveite as oportunidades criativas assim que elas surgirem.
Desperte seus sentidos e experimente o mundo. 
Vá além do óbvio; descubra e desenvolva todo o potencial dos membros de sua equipe.
Crie um ambiente propício ao pensamento e à ação criativa.
Use restrições orçamentárias, desafios mundiais, diferenças culturais e as expectativas dos seus clientes como inspiração.
Assuma riscos como parte do processo criativo e do caminho rumo à inovação.
Nunca perca de vista o vasto potencial dos seus liderados e mantenha vivo o fluxo de novas idéias.
3.2 - Identificar se existe o incentivo para a Gestão do Conhecimento na empresa.
Sim, pois as organizações precisam usar a inovação e o conhecimento para elevar seu patamar de performance. É dessa forma que elas serão capazes de criar novas vantagens competitivas para se diferenciar no mercado.
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Visualizamos o mundo competitivo e vivenciado pelas organizações exige destas empresas cada vez mais flexibilidade, qualidade e inovação. Pensando assim a Gestão do Conhecimento se tornou um diferencial estratégicopara o desenvolvimento e consolidação de uma empresa. De acordo com tais argumentos entende-se que tendo o conhecimento como um capital intangível e tendo este conhecimento como o principal ativo organizacional, a empresa obtém maiores possibilidades de se manter em um cenário de crescimento sustentado pela inovação contínua. Sendo assim, validar a Gestão do Conhecimento no contexto organizacional significa valorizar a grande bagagem de conhecimento existente em cada indivíduo dentro da empresa (funcionários) e até mesmo fora da empresa (clientes, fornecedores, concorrentes etc.), transformando tal conhecimento individual tácito em conhecimento organizacional explícito. Valorizando assim, não só o conhecimento científico, mas também o não científico. 
Portanto, a criação e gerenciamento do conhecimento consistem em um processo complexo e interminável (um ciclo) que necessita de inovação contínua e de um contexto adequado para se desenvolver, tanto na atuação do âmbito individual quanto do âmbito organizacional. Como o ambiente competitivo e as preferências dos clientes que mudam constantemente, o conhecimento existente logo se tornam obsoleto. Cabe então, a cada organização o papel de estar sempre formando estratégias de adaptação e inovação para garantir assim sua sobrevivência durante muitos anos.
REFERÊNCIAS
http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/view/69/67
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/casos-de-sucesso/cirque-du-soleil-aula-de-empreendedorismo-e-inovacao
https://docs.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDNGZhNzUwODYtODdhYi00N2FmLTkwZGQtMjU1NjdmODNhNzI5/edit?hl=en_US&pli=1

Continue navegando