Buscar

ESTUDO DIRIGIDO PROCESSO DE TRABALHO REVISÃO PROVA AV2 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO DA II UNIDADE- AV2
Explique sobre a questão social e as políticas governamentais.
R: políticas públicas, cada vez mais, focalizadas e mínimas para atender ao social e às seqüelas da questão social, sem alterar as regras fundamentais dos ditames da economia e das políticas governamentais, comprometidas, em última análise, com os objetivos estratégicos dos que detém o poder e a riqueza do país. Como parte dessas estratégias o Estado transfere, parte de suas responsabilidades com o social, para o mercado e as organizações privadas da sociedade civil, em especial aquelas do chamado Terceiro Setor, sem contar, que deixa muitos indivíduos, vulnerabilizados socialmente, à mercê de suas próprias trajetórias individuais.
A partir de que ano foi desenvolvido o projeto profissional 
R: ano de 1975
Explique acerca respeito do capitalismo contemporâneo, crise estrutural e suas particularidades.
R: A crise que envolve o conjunto do sistema capitalista e, especialmente os países centrais, é devastadora, profunda e de longa duração. Estamos apenas no início de um processo que envolverá a derrocada do sistema financeiro internacional tal como conhecemos hoje, queda brusca no comércio mundial, uma grande recessão, desemprego generalizado, e graves tensões sociais no centro e na periferia. Por suas dimensões econômicas e financeiras, esta crise é muito maior que a de 1929, com o agravante de que atinge de maneira sincronizada o coração do sistema capitalista e torna praticamente sem efeito as tentativas de coordenação ensaiadas pelos líderes das principais economias mundiais.
Sobre o processo de trabalho do Serviço Social, explique acerca da crítica em relação ao debate proposto por Iamamoto.
No mundo contemporâneo, faça uma análise sobre as pessoas fugindo da guerra na Síria. Além disso, com relação a questão política, para que essas pessoas sejam recebidas legalmente em países diferentes do seu de nascimento, como elas devem ser caracterizadas?
R: Pessoa refugiadas
No ano de 1944 como era a situação do Brasil? Neste ano foi criada uma famosa Fundação ligada a um grande Estadista, qual o nome dessa Fundação?
R: A vida, nesse período não era muito fácil, considerando que houve uma explosão populacional, e esse período foi marcado por grandes desequilíbrios regionais e enormes desigualdades sociais. Além disso, o processo de urbanização era caótico, pois as pessoas não encontravam lugar para morar, e criava-se assim, as favelas. R: Fundação Getulio Vargas. 
Explique sobre o Fetichismo da Mercadoria e o que ele oculta?
R: O fetiche da mercadoria, postulado por Marx, opõe-se à ideia de valor de uso, refere-se unicamente à utilidade do produto. O fetiche relaciona-se à fantasia que paira sobre o objecto, projectando nele uma relação social definida, estabelecida entre os homens
De acordo com a análise de Iamamoto e a órbita do capital, explique como as expressões da questão social são transformadas. 
R: Segundo Iamamoto (2011), as práticas de concentração de capital, renda e poder, foram responsáveis pelo agravamento da questão social no país, além das precárias condições de vida da maioria da população brasileira, a questão social teve grande expressão no desemprego e no subemprego. E o afastamento do Estado frente essas questões se eximindo de suas responsabilidades sociais contribuiu ainda mais para seu agravamento.
Como podemos entender sobre o processo de pesquisar?
R: Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.
No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.
Qual a célula econômica da sociedade burguesa que reveste o produto do trabalho, ou a forma de valor? R: Mercadoria

Continue navegando