Buscar

AD2 2017.1 Legislação Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância – Ad2
Período – 2017.1
Disciplina: Legislação Social
Coordenador: Veronica Wander Bastos
 ALUNO: Érica Cristina 
A questão dos Refugiados
Os intensos conflitos e guerras civis, a violação dos direitos humanos e as más condições de vida têm levado milhares de pessoas, dos mais diversos países, a fugirem para outras localidades. Várias famílias se veem obrigadas a buscar um lugar seguro em outros países, isso acaba por gerar outros problemas, há países que por não estarem preparados para receber um número tão grande de pessoas e acabam deixando milhares de refugiados sem moradia e outras coisas essenciais, como água e comida. Já outras se deparam com a xenofobia que a maioria das vezes são de países ricos. Isso acontece pois a maioria dos países receiam que a mistura de raças acarrete uma desordem na economia local e temem não haver mais infraestrutura pra tanta gente. 
As fronteiras estão cada vez mais estreitas e alguns desses países traçam táticas militares para cobrir imigrações, “linhas de defesa” com muros e arames farpados que garantam uma diminuição na corrente de refugiados e reuniões para discutir a economia que está se agravando. Enquanto isso, refugiados continuam saindo do país em que nasceram, deixando para trás casa, amigos e familiares, levando consigo quase nada além de esperança.
Esses acontecimentos acabam ferindo alguns principios constitucionais entre vários deles estão a dignidade da pessoa humana; prevalência dos direitos humanos e concessão de asilo político. Já os princípios trabalhistas, os refugiados que se encontrarem em solo nacional, bem como os seus dependentes, no que se refere ao trabalho assegura o mesmo tratamento a trabalhadores brasileiros e estrangeiros residentes no país.
Portanto, os preconceitos e as discriminações precisam ser combatidos e a integração social deve ser promovida. Ações governamentais que possibilitassem a oferta de empregos aos refugiados em áreas onde a mão de obra é escassa seria uma forma de equilibrar divergências.  Na mídia e nas redes sociais, campanhas que conscientizassem a população sobre as dificuldades enfrentadas pelos fugitivos e o quanto eles podem contribuir culturalmente para a sociedade são imprescindíveis.  Assim, eles poderiam ser bem acolhidos e superariam a xenofobia.

Continue navegando