Buscar

RESPOSTA DO PRIMEIRO CASO CONCRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESPOSTA DO PRIMEIRO CASO CONCRETO 
Lembre-se que para a resolução da questão abaixo, é necessário que você pesquise sobre as características da Common Law e da Civil Law (sistema romano germânico). Flávio e Aline, dois alunos iniciantes do curso do nosso Direito, entusiasmado com os estudos jurídicos, discutiam sobre a forma como os diversos países organizavam suas justiças a fim de obterem solução os conflitos sociais que, inevitavelmente, surgem todos os dias. Flávio defende a tese de que um sistema de direito tem que se basear na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzidas por estes, Já Aline, por outro lado, entende que só diante do caso concreto é possível construir as regras, ou seja, a posterior pois cada caso tem suas particularidades. Além do mais, Aline entende que os juízes são mais confiáveis, enquanto Flávio defende a tese de que o legislador democraticamente escolhido pelo povo é que deve produzir as normas. Vá ao Google e pesquise sobre o que vem a ser o sistema de Common Law e o que vem a ser o sistema de Civil Law (também chamado de sistema romano-germânico). Depois, responda: 
a) Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Por quê? 
b) Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"?
 c) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira?
a)Aline é a favor da tese do common law, que nessa tese se acredita que mesmo tendo leis já definidas, cada caso não pode ser trato da mesma forma, deve ser trato de formas diferentes, sendo cada caso analisado pelo juiz competente, assim ficando a Priore a relação dessa tesa com o costume . Flavio é a favor da tese da civil law, porque acredita que a fonte do direito sempre seja a lei, ele acredita que as leis devem ser feita por um legislador sendo assim codificada,ficando mais fácil prever certas situações que possam acontecer.
B) Essa denominação é resultado da prevalência de dois sistemas jurídicos principais, classificados como dominado e dominante. É ele o Sistema Germânico, baseado na técnica pública de julgamento; e o Sistema Romano, baseado na técnica oral e processual. Esse sistema é aplicado em diversos países, entre eles Portugal, Espanha, Itália, entre outros. O sistema romano-germânico também é conhecido como Civil Law. Este é o sistema jurídico mais importante e disseminado no mundo.
A criação do sistema romano-germânico tem base no direito romano, que respeita o valor individual; e no direito germânico, que também valoriza tendências individualistas.
C) O sistema vinculado a tradição jurídica portuguesa é o sistema romano-germano, conhecido também com Civil Law, que tudo deve ser feito por legisladores e para que todo os tipos de leis fiquem codificados.
1. (ENADE/ 2012 — questão 8)
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos XVII e XVIII, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século XIX e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica (Adaptado de: SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002).
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebra nos mercados.
POR QUE
II. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
R: Letra c. 
a) Flávio defende a tese usada pelos adeptos da Civil Law, porque acredita que a principal fonte do Direito é a Lei, 
produzida pelo Poder Legislativo, sendo ele caracterizado pelo imperativo da escrita e organizado em códigos, onde as 
interpretações são secundárias.
 
b) Porque após a queda de Roma, o Direito Romano continuou a influenciar os reinos tomados pelos povos bárbaros, 
em especial germanos, que o adotaram, unido a ele seus próprio costumes jurídicos. Porém, ainda que esse movimento 
tenha levado a um declínio do direito escrito, posteriormente, na Baixa idade Média o Direito Romano foi redescoberto.
 
c) O sistema romano-germâni

Outros materiais