Buscar

Aula 3, História do Direito brasileiro.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 3 – História do Direito no Brasil.
Ouro, conjuração e ideias emancipatórias: o contexto do período pré- independência .
Questão discursiva.
A concepção de proteção à integridade física do indivíduo, não foi ideia de uma cultura jurídica desde os tempos de colonização, pois o pouco que a história nos conta é que as Ordenações do Reino de Portugal, que aqui foram empregadas, tinham em seu livro V (livro das penas e crimes) um teor de crueldade na questão da severidade em suas punições (penas de morte através de enforcamento, esquartejamento e etc...), principalmente o livro V das Ordenações Filipinas. Esta, tinha uma lei com o nome de LIBRIS TERRIBILIS (Livro do terror), utilizada com a expressão “Morra por ello”.
1- Morte natural, esta o condenado era enforcado;
2- Morte natural para sempre, o condenado era enforcado e ficava pendente até cair podre sobre o solo e não era sepultado;
3- Morte natural cruelmente, o condenado era morto, esquartejado e seus restos mortais eram expostos em locais públicos, tinham seus bens confiscados, atingindo a infância decorrente do crime até sua quarta geração.
Esta ultima punição teve Tiradentes como um de seus condenados, passando por toda essa crueldade, pena imposta por ele ser o dito “mentor” da Inconfidência Mineira.
Penas eram desproporcionais aos seus condenados, pois de acordo com a classe social do apenado, a punição podia ser mais branda ou com requintes de crueldades.

Outros materiais