Buscar

Lista de exercícios 4 semestre Bateria I gabarito

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL IV – CONTRATOS
LISTA DE EXERCÍCIOS – BATERIA I – PROFESSORA CRISTIANE MALUF
Nome: _____________________________RA:_______________turma:______ data: _______
01 - (CESPE /TRE-GO 2015) Julgue o item a seguir:
No âmbito contratual, o princípio geral da boa-fé objetiva permite interpretação extensiva dos pactos firmados, e é aplicado inclusive no que diz respeito a relações pré-contratuais, o que garante a validade de normas de conduta implícitas.
 ( x ) verdadeiro ( ) Falso
Gabarito verdadeiro. Princípio da boa-fé objetiva (art. 422, CC): trata-se de uma evolução do conceito de boa-fé, que saiu do plano intencional (boa-fé subjetiva) para o plano da conduta de lealdade das partes (boa-fé objetiva).
As partes devem observar os deveres de lealdade, colaboração e transparência entre outros em todas as fases do contrato (pré-contratual, contratual e pós-contratual), sob pena de nulidade de cláusulas e responsabilidade civil objetiva por abuso de direito. 
Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.
02 - (MPE/SP Promotor de Justiça – 2010) Assinale a alternativa CORRETA:
a) O Princípio da autonomia privada, segundo o qual o sujeito de direito pode contratar com liberdade, está limitado à ordem pública e à função social do contrato.
b) A exigência da boa-fé se limita ao período que vai da conclusão até a execução do contrato
c) Segundo entendimento sumular, a cláusula contratual limitativa de dias de internação hospitalar é perfeitamente admissível, quando comprovado que o contratante do seguro estava ciente do seu teor
d) A função social justifica o descumprimento do contrato, com fundamento exclusivo na debilidade financeira
e) Os contratos atípicos não exigem a observância rigorosa das normas fixadas no Código Civil, pois que nestes casos os contratantes possuem maior liberdade para contratar
Gabarito letra A –artigo 421 CC - a autonomia privada sofre uma série de limitações, impostas pela ordem pública, pelos Princípios Gerais do Direito e pela Lei, com o objetivo de se garantir a função social dos contratos.
letra B incorreta, pois a boa-fé deve ser respeitada também nas tratativas, que é anterior à celebração, na extinção, que é posterior à celebração e na pós-extinção. É exemplo de respeito à boa-fé na fase das tratativas não esconder fato relevante sobre o objeto contratual; na fase de extinção não deixar resíduos contratuais e na fase de pós-extinção não revelar segredos da outra parte contratual;
letra C incorreta, pois nos termos da súmula 302 do STJ, “é abusiva cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado;
 Letra D incorreta, pois o princípio da função social, no plano interno contratual, impõe trocas úteis e justas para as partes, e, no plano externo, impõe respeito aos valores coletivos, como o meio ambiente, não podendo ser usado como fundamento para que uma das partes do contrato, com problemas financeiros, deixe de cumprir suas obrigações contratuais;
Letra E incorreta – art. 425 CC.
03 - Julgue os seguintes itens:
Em presença de dúvidas ou contradições, as cláusulas contratuais serão interpretadas da forma mais favorável ao aderente, nos contratos de adesão.
( x ) Verdadeiro ( ) Falso
Gabarito – Verdadeiro. Art. 423 CC.
As normas gerais fixadas no Código Civil não se aplicam a contratos atípicos.
( ) Verdadeiro ( x ) Falso
Gabarito- falso. O artigo 425 CC preceitua que é lícito às partes estipular contratos atípicos desde que observadas as normas gerais fixadas neste código.
04 -(TCE-CE/FCC 2015) Os contratos:
a) consensuais dependem da entrega da coisa para sua formação. 
b) aleatórios são vedados pelo ordenamento jurídico.
c) são, em regra, formais, dependendo da forma escrita para produzirem efeitos.
d) são regidos, em regra, pelo princípio da relatividade.
e) produzem, em regra, efeitos erga omnes.
Gabarito letra D
a) errada, pois os contratos consensuais são aqueles que se perfazem pelo simples acordo ou consenso das partes (proposta e aceitação) independentemente da entrega da coisa (contratos reais).
b) errada. Contratos aleatórios são aqueles em que a prestação de uma das partes (ou de ambas) não é conhecida com exatidão no momento da celebração do contrato; dependem de uma álea (risco) futuro e incerto. Tais contratos são perfeitamente aceitos em nosso ordenamento jurídico, inclusive com previsão expressa (arts. 458 CC).
c) errada, pois no Brasil a regra é que para os contratos prevalece a informalidade . Nesse sentido, estabelece o art. 107, CC: “A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir”.
d) correta. Em regra, um contrato vincula somente as partes que nele intervêm (princípio da relatividade), vinculando-as em seu conteúdo, não afetando terceiros e seu patrimônio. O contrato tem efeito inter partes (entre as partes). Uma exceção a essa regra é a “estipulação em favor de terceiros” (arts. 436 a 438, CC), onde pode haver o favorecimento de terceiros.
e) errada. Como a regra os contratos produzem efeitos inter partes, tal situação é antagônica ao efeito erga omnes (extensível a todos) mencionado na alternativa.
05 - (TRT 23ª Juiz do Trabalho substituto) Nos contratos de execução continuada ou diferida, a onerosidade excessiva prevista no artigo 478 do Código Civil, altera essencialmente a característica contratual da:
a) Bilateralidade
b) Comutatividade
c) Unilateralidade
d) Onerosidade
e) Gratuidade
Gabarito Letra C .
06 - (TJ /AP 2009 – juiz substituto) Nos contratos bilaterais, a exceção de contrato não cumprido significa que:
a) A resolução do contrato de execução continuada, em virtude de onerosidade excessiva, pode ser evitada oferecendo-se à outra parte a modificar equitativamente as condições do contrato.
b) A cláusula resolutiva expressa opera de pleno direito e a tácita depende de interpelação judicial.
c) A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos.
d) Ocorrendo a resilição unilateral, se uma das partes houver feito investimentos consideráveis para a sua execução, a denúncia unilateral só produzirá efeito depois de transcorrido prazo compatível com a natureza e o vulto dos investimentos.
e) Nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro.
Gabarito Letra E. A matéria referente à exceção do contrato não cumprido encontra-se disciplinada nos artigos 476 e 477 do CC/2002. Trata-se de uma forma de defesa, por meio da qual a parte demandada pela execução de um contrato pode arguir que deixou de cumpri-lo pelo fato de a outra parte ainda não ter satisfeito a obrigação que lhe correspondia.
07 - (Magistratura/MG – 2009) Sobre os contratos é correta a seguinte afirmação:
a) Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde a expedição da aceitação, sem exceção.
b) A aceitação da proposta de contrato fora do prazo, com adições, restrições ou modificações, não importará nova proposta.
c) Considera-se inexistente a aceitação da proposta de contrato se, antes dela ou com ela, chegar ao proponente a retratação do aceitante,
d) Reputar-se-á celebrado o contrato no domicílio do aceitante.
Gabarito – Letra C, art. 433 CC. (letra A - incorreta pois há exceções essa regra – incisos I a III do artigo 434 do CC/letra B incorreta pois importará em nova proposta – art 431 CC/letra D incorreta pois reputa-se celebrado o contrato no lugar em que ele for proposto – art. 435 CC).
08 - (OAB/RS) Com relação às fases de desenvolvimento dos contratos, assinale a alternativa correta:
a) Os contratos entre ausentes, em regra, têm-se por concluídos sempre que expedida a aceitação.
b) A boa-fé objetiva é requisito exclusivo da formação dos contratos.c) O direito resultante do negócio pode ser renunciado antecipadamente nos contratos, sem exceções.
d) O contrato preliminar obriga as partes à conclusão do contrato principal, se este contiver todos os requisitos formais.
Gabarito letra A. art. 434 CC.
09 - (Defensoria Pública /SE) Julgue os itens a seguir:
I – No contrato bilateral, as partes assumem obrigações recíprocas, sendo cada obrigação a causa jurídica da outra. Assim, as partes devem cumprir simultaneamente suas obrigações recíprocas.
( ) Verdadeiro ( x ) Falso
Gabarito – Falso, pois apesar de ser característica do contrato a existência de obrigações recíprocas, isso não quer dizer que elas devam ser cumpridas simultaneamente.
II – Todos os contratos bilaterais possuem cláusula resolutiva expressa, ou seja, a parte lesada pelo inadimplemento pode requerer judicialmente a rescisão do contrato com perdas e danos, ainda que não exista previsão expressa no contrato.
( ) Verdadeiro ( x ) Falso
Gabarito – Falso; O fato de um contrato ser bilateral significa que existem obrigações para ambas as partes, mas isso não implica em sempre constar expressamente do contrato uma cláusula pela qual, não cumprida a obrigação por uma das partes, o contrato ficará resolvido. Quando não constar essa cláusula as partes poderão se valer da chamada cláusula resolutiva tácita, que decorre da própria lei (art. 474 CC).
10 - (MP/PR 2009) Sobre a formação e interpretação dos contratos podemos afirmar:
a) A função social do contrato e o princípio da boa-fé objetiva não constituem limitadores da liberdade de contratar, quando presentes na relação jurídica, como partes, pessoas capazes, agindo no exercício de sua atividade profissional.
b) Pode-se revogar a oferta ao público, pela mesma via de sua divulgação, desde que ressalvada essa faculdade no instrumento que contemple a oferta realizada.
c) Somente quando evidenciada uma relação de consumo, é possível sustentar o princípio da interpretação mais favorável ao aderente, em sede de contrato de adesão.
d) No caso de contrato de adesão firmado, tendo como parte duas pessoas capazes, agindo no exercício de sua atividade profissional, é válida a cláusula de renúncia antecipada do aderente, mesmo quando se trate de direito resultante da natureza do direito.
e) NDA.
Gabarito – Letra B
 Letra A incorreta pois todos os princípios citados incidem sobre todas as relações contratuais arts. 421 e 422.
letra B correta art. 429, par. único CC
letra C incorreta pois tal previsão também se encontra no CC, art. 423 
Letra D incorreta, pois tal cláusula é nula art. 424.

Continue navegando