Buscar

teorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a:
	
	 
	Agenda Setting.
	A teoria a que nos referimos neste momento surgiu no campo da psicologia. Partindo da ideia behaviorista de que todo estímulo gera uma resposta e vice-versa ela influenciou todo o pensamento comunicacional da primeira metade do século XX. Entre seus principais postulados, o de que os indivíduos devam ser estudados de acordo com sua reação aos estímulos, particularmente os despertados pela mídia em direção à audiência, esta em alguns casos entendida como massa amorfa . Por meio destas palavras, nos referimos à:
		
	 
	Teoria da Agulha Hipodérmica.
	Sobre os primeiros estudos em Teoria da Comunicação é possível afirmar que:
		
	 
	A maioria das pesquisas foi demandada por governos totalitários, que queriam conhecer os efeitos da comunicação de massa na geração de adesão ideológica e comportamental.
8) Sobre as pesquisas norte-americanas em Comunicação, leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta: I ¿ Charles Sanders Peirce inaugura a Semiótica no campo de estudo preocupado com os processos de formação de significados a partir de uma perspectiva pragmática II ¿ Nos anos 30, H. Blumer, um dos membros da Escola de Chicago, a partir das idéias de G.H. Mead, inaugura o termo ¿interacionismo simbólico¿. III ¿ A agenda setting, também conhecida como Teoria dos Efeitos a Longo Prazo, trata-se de uma construção teórica que pensa a ação dos meios não como formadores de opiniões, causadores de efeitos diretos, mas como alteradores da estrutura cognitiva das pessoas.
	 
	( ) todos os itens estão corretos
Sobre a pesquisa de Comunicação na América Latina, leia atentamente os três itens e assinale a opção correta.
I - São demandas políticas e sociais, mais do que inquietações científicas, o que impulsiona a produção de conhecimento em comunicação na América Latina.
II - Destacam-se como as principais influências teóricas na região, os trabalhos de Armand Mattelart (Chile), Antonio Pasquali (Venezuela), Luis Ramiro Beltrán (Colômbia), Eliseo Verón (Argentina), Paulo Freire (Brasil). Todos imbuídos de uma abordagem crítica da comunicação, vinculando-a à realidade de seus países e na perspectiva do continente unificado.
III - A década de 80 teve claramente duas linhas de pesquisa. 1) Políticas Públicas/Nacionais de Comunicação: re-atualizando a questão da dependência e ampliando o tema, com a questão da tecnologia e da democracia, havia um projeto de intervenção na comunicação pública desde o Estado. 2) Comunicação Popular e Alternativa: ampliando a noção de comunicação para além da Indústria Cultural, havia um projeto de intervenção cultural desde os movimentos sociais.
	 
	( ) todos os itens estão corretos

Outros materiais