Buscar

83311 Sustentabilidade 0 239212

Prévia do material em texto

Sustentabilidade
Poluição do ar e rios, desmatamento, concentração de lixo, contaminação do solo, entre outros; são exemplos de impactos ambientais que constantemente estão em destaque na mídia. Com isso, já podemos constatar que realmente são problemas sérios que estão nos afetando cada vez mais. Mas de quem realmente é a culpa? Apenas do governo? E todas essas graves degradações ao ambiente são irreversíveis?
Na verdade, os impactos ambientais teve início há muito tempo, mas se agravaram em dois eventos históricos. Primeiramente com a Revolução Industrial na Europa, quando as cidades começaram a se tornar industriais e passaram a depender dessa economia e logo ampliaram os danos ambientais. Porém, até aí era produzido o necessário à sobrevivência e às suas limitadas necessidades.
O que intensificou este processo foi à globalização ocasionada após o término da Guerra Fria (divisão do mundo entre os blocos do socialismo e do capitalismo). Com a vitória capitalista, o lucro passou a ser mais importante que o ecossistema. A partir disso, as empresas incentivaram o consumidor a produzir o maior número de resíduos e comprar a maior quantidade de produtos.
O consumismo desenfreado gera grandes danos ambientais e um dos modos de amenizar ou até mesmo acabar com esses danos é a sustentabilidade.
Mas afinal, de que modo funciona a sustentabilidade? O ponto de partida é suprir as necessidades básicas, pensando nas gerações futuras. Atualmente cada vez mais empresas e governos ao longo do mundo estão aderindo práticas e regras mais sustentáveis, como leis mais fortes e trabalhos a favor da preservação, bem como atividades ambientais nos currículos escolares.
Porém, todo trabalho governamental e empresarial é em vão se a mudança não partir de cada um de nós, dentro de nossas próprias casas. Isso pode acontecer com práticas que poluem menos, como a reciclagem, a utilização de lâmpadas de led, diminuindo o consumo de energia elétrica e até mesmo, fazendo o uso de composteiras, mudando hábitos e desenvolvendo uma cultura capaz de resistir ao tempo, mais do que os rejeitos descartados pela inconsciência humana.

Continue navegando