Buscar

Trabalho Final Fichamento netflix

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Lourrana Larissa G de Andrade
Trabalho da disciplinacriatividade e inovação organizacional
Tutor: Prof.Joao Luiz Carvalho Rocha de Oliveira 
Brasília
2017
Estudo de Caso:NETFLIX
REFERÊNCIA:Harvard Business School, 610-P02, April 27,2009, Willy Shih, Stephen Kaufman e David Spinola
Janeiro de 2007, Reed Hastings, fundador da CEO da companhia que foi pioneira em locação online de DVDs, finaliza uma reunião com a equipe sênior de gestão, na sede da Netflix em Los Angeles, Califórnia, com a finalidade de determinar a entrada da Netflix no mercado de vídeo online de forma inovadora. Hastings tinha uma equipe de funcionários apaixonados por filmes e ele via isto como um grande caminho de sucesso, pois assim todos estariam dispostos a realizar com paixão um ideal comum a todos. 
	A Netflix, um serviço online de locação de DVDs baseado em assinatura, foi concebido por Hastings, um empreendedor bem sucedido que começou a estudar formas alternativas de oferecer um serviço de home movie que melhor satisfizesse os clientes. Foi fundada em 1997, durante dias emergentes do varejo na internet, quando os concorrentes on-line das tradicionais locadores de varejo de “tijolo e argamassa” foram ganhando destaque. Ao invés de tentar atrais clientes para um ponto de varejo, a Netflix oferecia entrega em domicílio de DVD através do correio.	
Neste cenário, o líder do mercado era a gigantesca locadora Blockbuster. O sucesso da Blockbuster se baseava na percepção de que a locação de filmes eram em grande parte decisões tomadas por impulso. Grande parte da estratégia de crescimento da Blockbuster girava em torno da abertura de novos pontos. Os pontos eram escolhidos com base em uma análise cuidadosa dos dados locais, incluindo a concentração dos clientes e a proximidade da concorrência.
Quando a Netflix abriu seu capital em 2002, a Blockbuster estava gozando de níveis recordes de receitas e de rentabilidade, em meio a um período de expansão do setor.
	Quando o siteoriginal da Netflix foi lançado, no início de 1988, a maioria dos filmes disponíveis para locação nas lojas de vídeo utilizava o formato de fita VHS, enquanto a Netflix concentrou esforços nos adotantes de novas tecnologias que haviam comprado recentemente aparelhos de DVD. Sua estratégia de marketing foi desenvolver programas promocionais com os fabricantes e vendedores de aparelhos de DVD, fornecendo uma fonte de conteúdo para os clientes. Hastings aprimorou as metas da Netflix em seus primórdios. 
	O site da Netflix incluía um motor de busca que permitia aos seus clientes percorrer facilmente suas seleções por títulos, ator, diretor e gênero. Usando este motor de pesquisa, os clientes formavam uma lista de filmes, chamada de fila, a ser recebidos da Netflix. Inicialmente a Netflix utilizou um modelo de preços semelhante ao oferecido pela lojas de vídeo tradicionais. Os clientes escolhiam o filme usando o site da empresa.
	A estratégica inicial se estendeu além da locação de DVDs. Enquanto promovia uma IPO (oferta pública inicial de ações) em 2000, a direção descreveu a empresa como o destino para os entusiasta de cinema. Junto com o serviço de DVD por correio, ofereciam seu sistema de recomendação para qualquer usuário, fosse ele um assinante ou não, criando um portal na web em vez de simplesmente um serviço de assinatura.
	O feedback dos clientes iniciais revelou uma frustração com a Netflix cobrando preços de locação iguais aos dos concorrentes locais de varejo, proporcionalmente um serviço mais lento de entrega. O modelo original não funcionou, era preciso superar o atraso de transporte. O produto simplesmente não tinha valor alto o suficiente para compensar o tempo de espera de entrega.
Hastingsacreditava que a mudança para um serviço de assinatura pré-pago poderia fornecer um melhor valor para os clientes da Netflix e também transformar os seus tempos de entrega mais longos em uma vantagem. Pouco tempo depois, a Netflix ajustou o seu sistema tarifário mais uma vez, oferecendo locação ilimitada,mas, novos problemas foram surgindo e estratégicas precisaram ser implantadas.
O custo da assinatura e a despesa de aquisição de filmes para locação ainda representava um ônus pesado, e os filmes que estavam embarcando eram totalmente novos, precisavam corrigir isto e, lançar uma tática para que os filmes mais velhos e menos conhecidos pudessem sair também. Foi criado então pelos analistas, um programa em que colocava os filmes mais antigos na página principal do site, com informações do filme, como sinopse, e comentários das pessoas que já haviam assistido, e também, uma pesquisa de satisfação, para que os clientes pudessem deixar seu comentário e assim, poder melhorar progressivamente o serviço.
A Netflix contratou Ted Sarandos como diretor de conteúdo para gerenciar as aquisições de conteúdo. Sarandos que se juntou a Netflix em maio de 2000 vindo da Vídeo City, uma grande cadeia de locação em vídeos do EUA. Sarandos conduziu a transação da Netflix para negociarem com grandes estúdios.Sarandos, ao executar a parceria com estúdios de filmes, atendia não só aos clientes, mas também aos estúdios que já não precisava se preocupar em “perder” os filmes “velhos”.
Outra estratégia salutar foi à mudança no pedido de cancelamento da assinatura, que antes era tão trabalhoso. Tão logo, mudamos a forma de cancelamento, sendo assim, o cliente poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento bastando somente preencher uma breve pesquisa explicando por que cancelaram. Isto fará com que estes clientes, ao voltarem, o seu cadastro ainda estará em seu lugar, como se ele nunca tivesse saído.
	Enquanto a Netflix construía sua biblioteca de filmes, ela cresceu em importância como canal de distribuição para muitos estúdios de filmes pequenos e independentes. Para filmes menos famosos e independentes que não contaram com o apoio de publicidade de grandes lançamentos, gerar uma percepção dos clientes foi uma das principais prioridades.
	Durante a ascensão da Netflix, observadores do setor elegeram o vídeo on-demand (VOD) como “próxima grande novidade” em home vídeo. A maior parte dos observadores do setor acreditava que o surgimento de uma tecnologia viável de VOD era uma ameaça para o negócio de locação de DVDs da Netflix. Embora a época de adoção em massa do VOD não estivesse clara, parecia que o sucesso ao longo prazo da Netflix exigiria que levasse em conta este novo método de entrega.
Após várias especulações, Hastings decidiu por construir um negócio independente de vídeo online, semelhante ao que estava sendo oferecido pelo concorrente. Ficou um pouco preocupado em desviar alguns funcionários para este novo projeto, mas confiante de sua decisão.
Diante da história da Netflix, percebe-se que a companhia foi inovadora, que o tempo passou, o mundo mudou e a Netflix soube acompanhar as tendências e fez a diferença no mercado que está cada vez mais competitivo.A criatividade, inovação e divulgação foi a chave para o sucesso.
1

Continue navegando