Buscar

FAEL - Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil - Exercício de Fixação 1 - 7o Período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Até o século XVII a sociedade não dava muita importância para as crianças. Devido às más condições de higiene e saúde, a mortalidade infantil alcançava níveis alarmantes nessa época, por isso a criança era vista como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela poderia deixar de existir. Com base nas informações acima assinale a alternativa que melhor destaca o entendimento da infância pela sociedade na época a que se refere:
Escolha uma:
a. A criança era considerada uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional.  
b. A criança é um ser imperfeito e incompleto que necessita de “moralização” e da educação feita pelo adulto
c. Entendia a criança como um ser ingênuo, inocente e gracioso e é reduzido pela paparicação dos adultos.
d. Tem a preocupação de conhecer a mentalidade das crianças, são encaradas pela perspectiva de um anjo.
Feedback
A resposta correta é: A criança era considerada uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional..
QUESTÃO 2
Na Idade Moderna, começa a existir uma preocupação em como educar as crianças, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Nessa época também há uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista. Nesee período, ocorreram dois movimentos: o Renascimento e o Iluminismo, os quais tiveram extrema influência nesse cenário. Sobre o Renascimento, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    )Começou no século XIV, na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
(    )Além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, fez parte de uma gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas
(    )Foi um período na história do mundo Ocidental – com um movimento cultural marcante na Europa – considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna
(    )Foi um movimento intelectual, surgido na segunda metade do século XVIII (o chamado “século das luzes”), que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V – V – V – V. b. V – V – V – F.  c. V – F - V – F. d. F – F – V – V.
Feedback A resposta correta é: V – V – V – F..
QUESTÃO 3
Do século V ao século XV o continente europeu se encontrava em uma época agrária, na qual os donos da terra (feudos),os chamados senhores feudais, dominavam a riqueza,enquanto os vassalos trabalhavam para manter a hierárquica condição, em uma relação de servidão para com o senhor feudal.Foi também nessa época que a Igreja detinha um grande poder sobre as pessoas,influenciando as decisões. Ao longo dos séculos, as sociedades foram construindo formas de educar suas crianças. Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta as características da Educação Infantil na Idade Média:
Escolha uma:
a. Foram criadas instituições formais,que não tinham propostas pedagógicas.A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos eram voltadas para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos.
b. As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse.
c. A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias.
d. Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família.  
Feedback
A resposta correta é: Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família..
QUESTÃO 4
Com o surgimento de novas fábricas houve uma necessidade maior de trabalhadores, sendo eles pais e mães (elas em um segundo momento e em escala menor) abandonavam seus filhos para poder trabalhar, deixando-os sob o cuidado de terceiros ou à própria sorte. É nesse momento em especial que surge a necessidade de repensar qual destino se daria às crianças, filhos dos operários, pois estavam sofrendo maus tratos e abandono, enquanto os filhos de pais burgueses frequentavam a escola. Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta qual foi a solução criada para melhor atender as crianças filhos dos operários:
Escolha uma:
a. A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias.
b. Eram deixadas nas“rodas” construídas em muros de igrejas ou hospitais de caridade, onde as crianças deixadas eram recolhidas.
c. As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse.
d. Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos eram voltadas para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos.  
Feedback
A resposta correta é: Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos eram voltadas para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos..
QUESTÃO 5
Através da sua teoria de desenvolvimento humano não propriamente relacionada ao ambiente escolar,  Jean Piaget ajudou a formar várias linhas educacionais atuais, na psicologia e na pedagogia. Sua teoria revolucionou nossa compreensão do crescimento metal do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade. Sobre as etapas de desenvolvimento infantil, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(     )Estágio sensório motor: mais ou menos de 0 a 2 anos – a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora.
(     )Estágio pré-operatório: mais ou menos de 2 a 6 anos – nessa etapa, a criança já não depende tanto de seu movimento e sensações, como no estágio anterior, e já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado.
(     )Estágio operatório concreto: mais ou menos dos 7 aos 11 anos – é capaz de ver a totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos.
(     )Estágio operatório formal: mais ou menos dos 12 anos em diante – ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato.
A alternativa correta é: 
Escolha uma:
a. V – V – F – V. b. V – V – V - V.  c. V – F – V - F. d. V - F – V – V. 
 Feedback A resposta correta é: V – V – V - V..
QUESTÃO 6
Muitos foram os pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social. Analise os fundamentos abaixo, e relacione cada um dos pensadores (Maria Montessori, Fröebel, Pestalozzi e Rousseau) com as principais contribuições dos mesmos na teoria educacional:
 1- Maria Montessori.  2-Fröebel.   3- Pestalozzi.  4- Rousseau.
(     )Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten(jardim de infância,em alemão).
(     )Propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria
(     )Criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes.
(     )Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. 4, 1, 3 e 2. b. 3, 2, 4 e 1. c. 1, 3, 4 e 2. d. 2, 4, 1 e 3.  
Feedback A resposta correta é: 2, 4, 1 e 3..
QUESTÃO 7
Em 26 de novembro de 1947, sob o número 17.698, surgiu o primeiro decreto relativo à Educação Infantil, chamado de Consolidação das Leis de Ensino e que tratava especificamente das escolas maternais e dos jardins de infância. Esse decreto orientou o ensino pré-escolar até 1961, quando surgiram as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sobre a terceira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n. 9.394/96 assinale a alternativa correta que aponta a função creche:
Escolha uma:
a. Ministério da Educação criou uma coordenação para tratar dos assuntos relacionados à educação das crianças em idade pré-escolar.
b. Os sistemas de ensino velarão para que as crianças de idade inferior a sete anos recebam conveniente educação em escolas maternais, jardins de infância e instituições equivalentes, sem, contudo, especificar quem ficaria a cargodessa responsabilidade educacional.
c. Passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”.
d. Sem alterar as condições sociais e econômicas das famílias, o governo dava à creche a função de compensar e superar o déficit cultural apresentado pelas crianças menos favorecidas.  
Feedback
A resposta correta é: Passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”..
QUESTÃO 8
Com a Constituição promulgada em 1988 surgiu uma visão diferente da que havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão tradicional e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”.Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas, assinale a alternativa que corresponde a essa nova concepção da creche para a educação brasileira.
Escolha uma:
a. Ambientes que tinham por função cuidar dos problemas dos pobres e existiam na medida da necessidade da economia agraria.
b. Sua função era organizar seu espaço e seu cotidiano em função de alimentar, higienizar e dar segurança física as crianças.
c. Instituição que guardava e abrigava crianças pequenas consideradas necessitadas pela sociedade da época.
d. Passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados.  
Feedback
A resposta correta é: Passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados..
QUESTÃO 9
Na virada para a década de 1880, Rui Barbosa envolveu-se na questão da reforma do ensino. O ensino primário estava praticamente abandonado pelas autoridades e a massa da população continuava analfabeta, sem perspectivas de obter qualquer tipo de educação. Foi então que o professor Leôncio Carvalho enviou a Câmara o projeto de reforma educacional, durante o Período Imperial, no qual, encontra-se a primeira referência oficial à pré-escola no Brasil. Nessa época, Rui Barbosa, parlamentar, ficou responsável por relatar sobre esse projeto na Câmara, o qual após quatro anos de estudo, emitiu dois pareceres a respeito da reforma; sendo que em um deles o parlamentar penetrava nos problemas da organização e administração escolar, defendia a instalação de "jardins de crianças" - os atuais jardins de infância - e educação para ambos os sexos no plano moral, religioso, técnico e artístico. Nesses documentos contêm uma apreciação sobre a metodologia dos jardins de infância. Neles, empregou expressões utilizadas até hoje, como:
Escolha uma:
a. “atividades alienadoras para as crianças” e “total controle das ações”.
b. “atividade livre da criança” e “espontaneidade de ação”. 
c. “atividades orientadas para as crianças” e “espontaneidade de linguagem”.
d. “atividades orientadas para as crianças” e “controle de ações”.
Feedback
A resposta correta é: “atividade livre da criança” e “espontaneidade de ação”..
QUESTÃO 10
A educação das crianças pequenas teve muitos benefícios com os estudos e propostas realizadas por um pensador suíço nascido em Genebra. Era contrário à ideia de que a educação de crianças deveria ter como referência os interesses dos adultos; propôs uma educação apropriada à faixa etária, as crianças deveriam ser incentivadas desde cedo a experimentar situações variáveis, de acordo com o ritmo de maturação. Dessa forma, chamou a atenção para as necessidades da criança em seus diferentes estágios de desenvolvimento. Seus estudos retiraram as crianças da posição de miniadultos, e trouxeram à tona a ideia de que elas tinham características próprias e que necessitavam de uma educação que respeitasse suas fases de desenvolvimento, com professores capacitados para tal entendimento. Essas propostas foram apresentadas por qual dos pensadores relacionados a seguir:
Escolha uma:
a. Johann Heinrich Pestalozzi.
b. Maria Montessori.
c. Jean Jacques Rousseau. 
d. Jan Amos Komenský.
Feedback
A resposta correta é: Jean Jacques Rousseau..

Outros materiais