Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 80H PRONTO 1 21278

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARIA IVANILDE GONÇALVES, RU: 980212 TURMA 07/2013
ELIZABETE S.ZOLET, RU:1010522 TURMA 07/2013
NELCI MARQUES MACIEL, RU:990373 TURMA 07/2013
FRANCOIS TAMARA CZARNOBAI DE MORAIS, RU:978707 TURMA 07/2013
RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO-
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS 
PATO BRANCO/
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARIA IVANILDE GONÇALVES, RU: 980212 TURMA 07/2013
ELIZABETE S.ZOLET, RU:1010522 TURMA 07/2013
NELCI MARQUES MACIEL, RU:990373 TURMA 07/2013
FRANCOIS TAMARA CZARNOBAI DE MORAIS, RU:978707 TURMA 07/2013
RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO-
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS 
Relatório de Estágio Supervisionado- Educação de Jovens e Adultos apresentando à UTA Diversidade Cultural no Curso de Pedagogia.
Tutor Local Helena Maria Girotto Dorigo
Centro Associado: Pato Branco
.
PATO BRANCO/
 2015
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é uma experiência​​​​​​​ enriquecedora para a formação de futuros educadores, por possibilitar o contato direto com um dos possíveis espaços de atuação do (a) pedagogo (a). Durante o estágio pudemos vivenciar um pouco da realidade das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos - EJA, além de poder pôr em prática parte das teorias por nós estudadas ao longo do curso, tanto no período de observação, quanto na construção dos planejamentos e na aula propriamente dita. É lamentável que uma experiência deste porte seja realizada num espaço de tempo tão curto, limitando inclusive a ampliação dos nossos conhecimentos.
Este é o momento das práxis no curso de Pedagogia do Centro Universitário internacional Uninter. O estágio faz-se como um campo de conhecimentos fundamental para o nosso processo formativo. É neste contexto que podemos compreender também nosso papel de reprodutores e/ou transformadores sociais.
Nesta construção de modelo de professor que queremos ser, podemos focar a exclusiva reprodução de conhecimento científico ou, além desta reprodução de modelo social, próprio da prática escolar, tomarmos o papel de gerador de transformação social, fazendo com que os alunos reflitam sobre as questões sociais que os envolvem. Esta reflexão também é proporcionada durante o estágio.
Desta forma, podemos entender a importância desta construção profissional onde se vivencia um confronto entre teoria e prática na busca da construção do sujeito professor, assim como a observação desta relação como enriquecedora para um bem maior que é a própria sociedade que usufrui dos frutos individuais nesta junção do coletivo. Como resultado do estudo em questão, foi proposta a elaboração de um artigo desenvolvido como atividade final da disciplina de Estágio Supervisionado em EJA, que é aqui apresentado.
O DIA-A-DIA NO EJA
Conforme a EJA é uma modalidade da educação básica, reconhecida na LDBEN nº 9.394/1996, que no art. 37 destaca: “ A educação de jovens e adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso a ou continuidade de estudos de ensino Fundamental e Média na idade própria”.
A luta pela educação de jovens e adultos pode ser caracterizada como uma forma de movimento que, em diferentes conjunturas, atuam co demandas extremamente diferenciadas, requerendo a formação da(o) educadora/or popular, no sentido de qualificá-la (o) para dar conta das demandas dos movimentos da infância, de quilombolas, de pessoas com deficiência, de movimentos por direitos humanos. A qualificação da (o) educadora (or) popular requer a valorização da experiência aliada à formação critica para o exercício profissional (Relatório...,2008,p.3).
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado- Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Bairro Planalto- CAIC, situada à rua das Garças número 400, no bairro Planalto CEP85509-000 localizada na cidade de Pato Branco, no estado PR. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (46)3224-5265 e do e-mail caic@patobranco.pr.gov.br
A escola oferta atendimento na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino, e a Educação de Jovens e Adultos no horário noturno. 
A instituição atende um total de 579 alunos, desse total 0 são alunos em processo de inclusão.
O estágio foi localizado nos dias 02 há 08 de Outubro de 2015, no período Noturno, sendo observada a turma de 4º Ano.
2,2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Na organização do trabalho pedagógico, serão considerados alguns aspectos, abrangendo a avaliação que será individual, de maneira diagnóstica, para que as intervenções sejam feitas de forma adequada, observando que o ritmo de aprendizagem varia de aluno para aluno; a realização de intervenções desafiadoras que incentivem as descobertas; auxiliar os alunos a organizar idéias surgidas durante as descobertas, sistematizando os conhecimentos; a integração do trabalho escolar às situações do dia-a-dia, pois dessa forma as experiências dos alunos serão valorizadas, tornando a aprendizagem mais significativa; a utilização de atividades que motivem os alunos a formular e reformular suas hipóteses; a socialização de respostas ou descobertas, para que ocorra o confronto das diferentes hipóteses e formas de raciocínio; a verificação de qual a melhor forma para a realização de cada atividade: individualmente, em dupla, em pequenos grupos ou coletivamente; o entendimento dos “erros” como caminhos de descoberta, procurando verificar como o aluno pensou até chegar aquela resposta, podendo desafiá-lo adequadamente, gerando avanços, e, atividades que propiciem o contato com diferentes materiais escritos, de forma que, por meio delas os alunos desenvolvam habilidades relacionadas à leitura e escrita.
Dessa forma, no início de cada ano letivo, a escola prevê um momento conjunto, para que todos os seus profissionais estabeleçam, com base na proposta pedagógica, as metas a serem atingidas durante o ano letivo, bem como as atividades, artísticas, comemorativas, culturais e pedagógicas que envolverão toda a comunidade escolar.
Portanto, essas e outras adaptações curriculares são medidas pedagógicas adotadas em diversos âmbitos: no nível do projeto pedagógico da escola, da sala de aula, das atividades e, somente quando absolutamente necessário, aplicam-se ao aluno individualmente. Visam o atendimento das dificuldades de aprendizagem e das necessidades especiais dos educandos e ao favorecimento de sua escolarização. E, o que caracteriza este tipo de trabalho é a atuação articulada dos elementos que compõem a equipe escolar tendo por fio condutor a proposta pedagógica da escola, construída coletivamente e inserida em um contexto social, histórico e geográfico.
Quanto a avaliação, deve ser diagnóstica, contínua, onde a qualidade deve prevalecer sobre a quantidade proporcionando sempre que necessário à recuperação de conteúdos, de forma paralela, como determinada pela Lei. A avaliação é, portanto, parte integrante do processo de construção de projeto e compreendida como responsabilidade coletiva.
O Projeto Político Pedagógico é o eixo norteador que dá condições à escola de produzir a socialização do conhecimento, para que o aluno possa compreender a realidade socioeconômica, política e cultural do seu universo, tornando-o capaz de participar do processo de construção da sociedade. A maior dificuldade encontrada na concepção do Projeto foi conseguir reunir todos os envolvidos num mesmo momento para discutirem a realidade escolar dentro de uma ação interacionista, em que todos assumissem a participação com espírito comunitário, em busca do êxito na execução do projeto como norteador do processo ensino-aprendizagem da nova escola projetada.
2.3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO	
Concepção de homem - O mundo está constantemente em transformação e inserido nesta evolução dialética é que o homem, sujeito da própria educação, constrói a sua identidade. Assim sendo a atitudefilosófica de reflexão crítica contribuirá para a compreensão e atuação diante dessas transformações nos aspectos sociais, econômicos e culturais, formando um cidadão consciente e crítico.
O homem é um ser natural e social, ele age na natureza transformando-a segundo suas necessidades e para além delas. Nesse processo de transformação, ele envolve múltiplas relações em determinado momento histórico, assim acumula experiências e em decorrência destas, ele produz conhecimento. Sua ação é intencional e planejada, mediada pelo trabalho, produzindo bens materiais que são apropriadas de diferentes formas pelo homem, conforme Saviani (1992).	
A Escola Rocha Pombo quer formar um cidadão equilibrado na compreensão de si mesmo, competente, humano, ético, solidário, consciente, honesto, dinâmico, autônomo, ativo e politizado. Capaz de valorizar a cultura do povo. Capaz de relacionar-se em grupo, resolvendo seus problemas, buscando o bem da comunidade. Coerentes com a verdade, que sejam abertos a mudanças, cuidem do meio ambiente para a posteridade e promovam a paz.
Para acompanhar as transformações, faz-se necessário que uma formação básica eclética que lhe possibilite habilidades múltiplas para enfrentar os desafios decorrentes das transformações da sociedade contemporânea.
Concepção de educação - A educação deve permitir que o homem seja sujeito de seu desenvolvimento e participe da transformação da sociedade. O objetivo da educação é dar condições para que o educando desenvolva suas capacidades como ser pensante, que além das informações elaboradas e o conhecimento científico haja a educação de valores, onde o respeito à individualidade e as potencialidades sejam valorizadas. 
Desta forma, se queremos construir uma instituição participativa e democrática, a avaliação e reconstrução de conceitos devem estar pautadas em princípios éticos e políticos que atendam as necessidades e forme o cidadão crítico e consciente da dinâmica da sociedade contemporânea.
CONCEPÇÃO DE ESCOLA – a escola é parte integrante do todo social. Prepara o aluno para participação ativa na sociedade. Através da concepção Histórico - Crítica busca-se uma prática de ensino de teor crítico que eleve a qualidade da formação ministrada oportunizando a realização de operações mentais de analise, comparação , critica , levantamento de hipóteses , julgamento, classificação, conceitos, dedução e discussão, efetivando um processo dialético de construção do conhecimento que vai do empírico ao abstrato chegando ao concreto, ao realizável .
A escola, na perspectiva de construção de cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites. Nessa perspectiva, é essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar.
CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE – A sociedade é mediadora do saber e da educação presente no trabalho concreto dos homens, que criam novas possibilidades de cultura e de agir social a partir das contradições geridas pelo processo de transformação da base econômica.
PAPEL DE PROFESSOR - Existe a possibilidade de nós mesmos estarmos analisando nossos sentimentos, ou contamos com amigos e parentes para nos ajudar, porém, por mais sinceras que as opiniões dos outros possam ser, nunca deixaram de ser contaminadas pelos próprios sentimentos devido ao envolvimento emocional que essas pessoas têm conosco.	
2.4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por ser direito do EJA ( Educação de Jovens e Adultos (EJA)) destina-se aos jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade própria. Prevê oportunidades educacionais adequadas às suas características, interesses, condições de vida e de trabalho mediante cursos e exames no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Como modalidade educacional que atende a educandos-trabalhadores, tem como finalidades e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os educandos aprimorem sua consciência crítica, e adotem atitudes éticas e compromisso político, para o desenvolvimento da sua autonomia intelectual. (DCE EJA, pág. 27).​
2.4.1Caracterização dos espaços de observação
A Escola oferece à sua clientela as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Educação Especial (CAEDS ),Sala de Recursos, Sala de Recursos Multifuncional e EJA fase 1 divididas em etapas 1 e 2, tendo como objetivo propiciar maiores oportunidades de escolarização voltada para a alfabetização efetiva das crianças. Lembrando que as turmas são organizadas pelo sistema escola(SERE), obedecendo a critérios internos da instituição e Secretaria de Educação.
Quanto a organização de professores e equipe pedagógica segue-se a normativa municipal e porte da escola conforme decreto e necessidade interna.
O Estágio ocorreu em uma sala de aula de espaço amplo, é uma sala bem decorada e limpa, ou seja, de condição sócio-econômico de classe médio-baixa. 
A Estrutura do prédio está em condições razoáveis, boa iluminação, ventilação de ventiladores de tetos e janelas, há biblioteca mais , há dezoito salas de aula, uma sala de secretária, uma sala de professores, uma cozinha, um bloco de banheiros masculino e um feminino, um pátio coberto, um depósito para merenda escolar, um almoxarifado e áreas livres.
2.4.2 Descrição das atividades do (a) pedagogo(a):
Antes de a aula começar acontece uma conversa descontraída entre
professora e alunos, quando chega a hora da aula, a professora distribui as apostilas, muita das vezes a pedagoga adéqua as atividades da
apostila a uma linguagem mais aproximada da realidade dos alunos, trabalha muito
com recortes, colagens, escritas e leituras. Ela procura levar aquilo que está no projeto político pedagógico e o que é decidido no conselho escolar.
 A pedagoga visa que a gestão escolar deve ser trabalhada em coletividade, e
busca fazer parte dessa gestão começando dentro da sala de aula.
Embora não existindo alunos com necessidades educacionais especiais a
pedagoga acredita que o professor deve procurar se informar sobre os alunos
especiais, suas dificuldades mantendo diálogo aberto com a gestão escolar, quanto
as suas necessidades, dificuldades e se possível apresentar sugestões que facilitem
o atendimento e desenvolvimento do aluno especial.
2.4.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio – Educação de Jovens e Adultos: 
A observação ocorreu entre os dias 27 de fevereiro 05,06,10,11,17,18,19,24,25,27 e 27 de Março de 2015, no início das atividades do segundo semestre, na turma de EJA I, que corresponde ao Ensino Fundamental I 1º ao 4º ano abrangendo todas as disciplinas do currículo do curso: Português, Matemática, Geografia, História, História da Arte, Ciências.
 A turma é composta de 13 alunos, sendo 6 mulheres e 7 homens, com idade média de 40 anos. Todos demonstrando extremo interesse pelas aulas, sempre copiando e participando oralmente quando solicitados ou para externar dúvidas. 
Apenas um dos alunos, o mais novo, é que costuma distrair-se durante as atividades. A maioria trabalha durante o dia em diferentes atividades, fato que confirma o que nos apresenta Silva (2010, p. 75).“O contingente populacional que compõe a clientela da EJA é formado por grupos sociais heterogêneos, marcados por diferenças culturais (geracional e identitária) e representam uma parcela expressiva da nossa sociedade. Assim, a escola não é o reduto de apenas de um grupo social homogêneo, mas é o espaço de diálogo com as múltiplas culturas (...)”
2.4.4 PLANEJAMENTO ESCOLAR
 O primeiro passo é ter clareza sobre o que você quer ensinar, o que espera que os alunos aprendam e o que eles já sabem. Assim é possível garantir dois importantes critérios didáticos: a continuidade e a variedadede conteúdos ao longo dos anos. O planejamento adequado e sem conhecimento do ambiente escolar torna-se uma prática desorganizada. É preciso que antes da regência o estagiário conheça a escola, o seu Projeto Político Pedagógico, entre em contato com o professor regente, observe suas aulas e planeje com cuidado a sua regência. 
Sendo que a professora dá o seguimento do seu planejamento:
Tema/Conteúdo, Desenvolvimento, Objetivo, Recursos didático
PLANO DE AULA.
1) IDENTIFICAÇÃO 
a. Estagiário(a): MARIA IVANILDE, ELIZABETE, NELCI, FRANCÓIS
b. Escola: MUNICIPAL ROCHA POMBO
c. Disciplina: PORTUGUÊS/ CIÊNCIAS
d. Turma: 3º ANO
e. Sala: 02
f. Professor(a) regente: JUCELENE
g- Horário da aula: 19 hs às 22hs.
DATA: 02/03/2015
DISCIPLINA: Português	
CONTEÚDOS: Leitura de texto poético; Sistema de escrita. 
OBJETIVO GERAL:
Compreender a importância de ler e escrever corretamente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ler e interpretar corretamente,
Destacar do texto as sílabas propostas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
 Aula expositiva dialógica. Primeiramente será apresentada a autora Cora Coralina aos alunos. Contar a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns a muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro. Casou-se com alguém que não gostava que ela se ocupasse com atividades que lhe dessem evidência. Relatar que Cora sempre gostou de escrever, mas só muito tarde foi estimulada a publicar suas produções.  Em seguida será distribuída uma cópia do texto (Poema Das Pedras) para cada um deles. A tarefa é encontrar e grifar as palavras que já se sabe ler, inclusive o termo pedra, que aparece muitas vezes. Pedir que eles expliquem como fizeram para encontrá-lo. 
RECURSOS:
Cartões, lápis e cópias da poesia Das Pedras, de Cora Coralina, Atividades xerocadas, giz, quadro, pincel folha de sulfite.
AVALIAÇÃO:                                                  
            
Será realizada, através da participação nas atividades proposta.
DATA: 03/03/2015
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDOS: Alimentação saudável  .
OBJETIVO GERAL:
Conhecer os hábitos de alimentação saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Aumentar a conscientização quanto à importância de uma boa alimentação;
Incentivar reflexão sobre a importância do cuidar-se.
Apresentar a pirâmide alimentar;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
      Iniciar um debate, uma reflexão crítica a respeito do assunto para os alunos se conscientizarem da importância da alimentação saudável. Perguntar aos alunos o que eles gostam de comer e se tudo que comem são alimentos saudáveis. Pedir para que eles relatem a importância da alimentação adequada. Apresentar e comentar a pirâmide alimentar, relatando a importância de nos alimentarmos bem. Após a explicação da pirâmide, os alunos deverão produzir cartazes com a finalidade de alertar as pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável. 
RECURSOS:
Pincel, lousa, revista, jornal, lápis, borracha, folha sulfite, cartaz, tesoura e cola.
AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo se dará num processo contínuo, mediante a participação no debate e nas atividades propostas durante as aulas.
DATA: 04/03/2015
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDOS: Leitura do texto Coleta seletiva em casa, Interpretação e colagem.
OBJETIVO GERAL:
Associar a reciclagem à questão ambiental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem.
Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem.
Analisar criticamente a sociedade de consumo.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
            Será feito uma introdução sobre o tema reciclagem, onde os alunos poderão expor sua opinião sobre a importância dos cinco (Rs): repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Em seguida serão propostas algumas atividades de colagem, onde os mesmos terão que separar as figuras (vidros, papel, metal, plástico) e cola-las cada qual no lugar indicado.
RECURSOS:
Atividades xerocadas, giz, quadro, pincel, folha de sulfite, cola, cartolina.
AVALIAÇÃO:
            O processo avaliativo da atividade proposta se dará, através do desenvolvimento das habilidades e competências, verificando o trabalho de construção do aprendizado pelo aluno através da participação nos exercícios, na sala de aula.
                                                                           
DATA: 05/03/2015
DISCIPLINA: Português
CONTEÚDOS: Leitura e Escrita, Alfabeto móvel. 
OBJETIVO GERAL:
Relacionar a leitura e a escrita com seus significados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer o alfabeto aleatoriamente;
Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;
Desenvolver a criatividade.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
 Será distribuído para os alunos cartões juntamente com o alfabeto móvel.  Cada aluno utilizar o próprio crachá e o crachá dos demais alunos para pesquisar as letras. Feito isso, os alunos deveram escrevem em cada um dos seus cartões as letras pesquisadas. Em seguida será solicitado aos alunos que comparem as letras que encontraram, buscando evidenciar aquelas que compõem o próprio nome, formando novas palavras.
RECURSOS:
Cartões, crachás com os nomes dos alunos, lápis alfabeto móvel folha de papel, sulfite, pincel.
AVALIAÇÃO:                                                  
Avaliação se fará mediante o processo evolutivo das produções realizadas durante a aula
DATA: 08/03/2015
DISCIPLINA: Português
CONTEÚDOS: Alfabeto e Interpretação de Texto
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver valores individuais e coletivos. Bem como proporcionar aos alunos situação em que possam realizar suas capacidades de forma: independente e confiante, voltada para a leitura e escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificação e escrita do nome próprio (dos colegas) de palavras contextualizadas;
Identificação e escrita do alfabeto.
Construção e produção de textos significativos, individual e coletivamente desenvolvendo assim a oralidade.
.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
A aula será dialogada com conversas informais, leituras compartilhadas. Onde os alunos farão a Identificação das letras do seu nome com o alfabeto, utilizando atividade xerocada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Após a realização deste estágio de observação nota-se a preocupação com a construção de um currículo para a Educação de Jovens e Adultos, Já que o objetivo primeiro da EJA é propiciar ao educando condições para viver em sociedade acima de tudo. No entanto, As práticas em sala de aula, na escola pesquisada, revelaram que o currículo é tratado simplesmente como conhecimento a ser aprendido. Apesar do discurso de que os alunos não devem decorar os conteúdos, algumas atividades e a relação pedagógica dizem exatamente o contrário.
	Esta clareza permite-nos perceber que a tarefa do professor vai além, sendo necessário fazer da experiência com o trabalho de campo um passo significativo para a construção da identidade profissional docente e a compreensão do processo educacional acontecido na escola. A observação do contexto e a investigação do cotidiano escolar abrem um leque de outras que permeiam e constituem o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, enquanto profissionais, os professores devem estar atentos aos nexos e relações que se estabelecem entre a sua atuação e o processo decorrido da mesma, buscando sempre entender melhor a realidade inserida nessa diversidade cultural. Ainda foi evidenciada que o estágio curricular é uma passagem, na qual nos deparamos com as perguntas e dificuldades inerentes a prática; portanto temos neste momento a possibilidade de passar a superar as mesmas. 
Uma vez que, no decorrer das distintas fases da prática de estágio tivemos a chance de estar inseridas no contexto escolar, observando, analisando, verificando, planejando, readequando e finalmente aplicando atividades desenvolvidas em torno de conteúdos que envolveram a leitura em diversas fontes; a organizaçãodo pensamento e exposição de ideias, produção e reestruturação de textos; a composição e decomposição de valores, adição e subtração; a vida no campo; as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e as transformam; e os valores, de forma a ampliar o conhecimento de todos, e que confirmam que as crianças aprendem com mais facilidade quando são utilizadas metodologias diversificadas com atividades atrativas aos mesmos. 
Pode-se perceber que há uma intencionalidade de adotar metodologias inovadoras, mas a preocupação em cumprir o programa curricular estabelecido, torna o tradicionalismo facilmente aplicável, pois o mesmo já vem pronto, só a apenas que se transmitir.
Apesar das mais variadas práticas do currículo único em sala de aula os alunos tentam organizar-se de forma em que se sintam melhor, relacionando-se entre si, construindo conhecimentos e identidades uns com os outros, além das amizades conquistadas.
Portanto, é necessário que se ressignifique a escola, de forma que ela se insira no mundo contemporâneo. A EJA precisa oferecer aos seus educandos a possibilidade de construir o seu conhecimento, levando em consideração a realidade deste, sua condição de adulto, cidadão, que atua ativamente na sociedade. 
REFERÊNCIAS
ARAGUAIA, Mariana Coleta seletiva em casa. 
Disponível em: http://www.brasilescola.com/coleta-seletiva-casa.htm  Acesso em de 06 de Mar. de 2015
EDITORA POSITIVO. Plano de aula. 
Disponível em:  http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html. 06 de Mar. de 2015
FARINELLI, Keila. Atividades de leitura e escrita.  
Disponível em:  http://atividadespedagogicas/atividades-de-leitura-e-escrita.html  Acesso em: 06 de Mar. de 2015
POSITIVO, editora. A importância de se alimentar bem.
Disponível: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura. 06 de Mar. de 2015
Revista Nova escola. Prática de leitura na EJA. 
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa/praticapedagogica/ pratica-leitura-eja-repertorio-literario.shtml Acesso em: 06 de Mar. de 2015
SOUZA, Maria Antonia de Educação de Jovens e Adultos/ Maria Antônia de Souza.- Curitiba: Editora InterSaberes. 2012.
FALTOU SUMÁRIO
Os parágrafos deveriam ser organizados com espaço inicial de 1,25cm
FALTOU PAGINAÇÃO: Devem-se contar todas as folhas de um trabalho acadêmico a partir da Folha de Rosto, porém a numeração é colocada, tão somente, a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da Introdução.
LIMITOU SE NA INTRODUÇÃO. FAVOR VERIFICAR O MANUAL
FALTOU TEMA
O trabalho deveria ser feito com espaçamento 1,5 cm entre linhas
O trabalho deveria ser feito com espaçamento 1,5 cm entre linhas

Continue navegando