Buscar

ENDOMARKETING AULA 1 – O QUE É,PARA QUE SERVE,COMO FUNCIONA – 04102017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENDOMARKETING
AULA 1 – O QUE É? PARA QUE SERVE? COMO FUNCIONA? – 04/10/2017
Introdução
Prezados alunos, ao concluir este módulo, além de obterem um melhor entendimento sobre o que é Endomarketing, vocês estarão aptos a abordar os conceitos diferenciais da gestão do público interno das empresas, permitindo-lhes entender o papel desta disciplina na atual economia e sua importância como ferramenta competitiva na busca de clientes.
Entender quais são os fatores que motivam a verdadeira satisfação do colaborador em seu ambiente de trabalho tornou-se fator importantíssimo na busca de vantagens competitivas sustentáveis e na administração das modernas empresas. É este o assunto que discutiremos.
Veja alguns assuntos que estudaremos nesta aula:
- Marketing Interno e Endomarketing têm o mesmo significado?
- Definições de Endomarketing.
A redescoberta do indivíduo como o principal componente de um processo produtivo, o envolvimento emocional dos funcionários, a capacidade de agregar relações afetivas e os valores éticos das empresas têm, nos últimos tempos, adquirido um peso maior no processo de desenvolvimento das organizações. Desta maneira, transformar e adaptar a empresa para atender seus clientes internos, assim como faz com seus produtos para encantar seus consumidores, torna-se condição “sine qua non” para não somente sobreviver, mas prosperar neste mercado cada vez mais competitivo. Esta é a lógica do Endomarketing.
Você, como estudante de marketing, possivelmente já ouviu falar sobre Endomarketing, não é mesmo? Creio que a resposta é positiva. O que muitos não sabem ainda é que o que se chama de Endomarketing em algumas empresas é Marketing Interno, e não Endomarketing. A primeira vista parece confuso, mas não é. Tenho dito em algumas ocasiões que as empresas podem fazer Marketing Interno sem fazer Endomarketing, mas não poderão fazer Endomarketing sem fazer Marketing Interno.
Você sabia?
Phillip Kotler, um dos gurus do Marketing, define Marketing Interno da seguinte maneira: "tarefa de contratações acertadas, treinamento e motivação de funcionários hábeis que desejam atender bem os clientes".
Bem-estar no ambiente de trabalho
O que acontece é que as empresas estão treinando, capacitando e até (pelo menos pensam assim) motivando seus funcionários para atender o cliente externo, mas não pensam em seu bem-estar. É exatamente aí que reside a diferença entre um e outro: o Endomarketing busca a verdadeira satisfação do trabalhador em seu ambiente de trabalho.
Para o cliente interno ou o ser humano que trabalha nas organizações, estas deverão estar direcionadas às principais ações de melhoria de qualidade de vida no ambiente interno, bem como a estimulá-lo à participação com suas opiniões sobre o funcionamento das mesmas. Isso deve acontecer por uma razão bem clara: o bem-estar do seu cliente interno reflete diretamente na satisfação dos clientes externos, na expansão dos negócios e na produtividade nas empresas. É imprescindível, portanto, que as organizações passem a se ocupar cada vez mais com a qualidade de vida de seus colaboradores.
- Marketing Interno e Endomarketing têm o mesmo significado?
EXPLICAÇÃO EXPANDIDA
A palavra Endomarketing tem sua origem estruturada na composição do prefixo grego éndon (movimento para dentro) com a palavra inglesa Marketing, cujo conceito podemos entender por meio da definição de Theodore Levitt, “conquistar e manter clientes”, já que a palavra não tem tradução correspondente em língua portuguesa.
Na disciplina Administração de Marketing entendemos que o Marketing pode ser definido também como “um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas”.
A idéia do Endomarketing é construída no momento em que entendemos que o grupo de clientes internos assume características de um segmento de mercado e esta definição pressupõe a aplicação ou adaptação de técnicas de Marketing para conquistá-lo e mantê-lo envolvido e comprometido com os objetivos da organização. Qualificar a empresa para orientar-se também para o cliente interno é o grande desafio do Endomarketing.
Você sabia?
Philip Kotler afirma que “o conceito de Marketing exige que a empresa desenvolva tanto o Marketing Interno como o externo. Marketing Interno é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários capazes de servir bem aos clientes. Aliás, o Marketing Interno deve preceder o externo”.   
Sendo assim, podemos concluir que enquanto no Marketing Interno a empresa mobiliza seus funcionários para encantar o cliente externo, no Endomarketing a empresa é o próprio produto, que precisa ser sempre melhorado para encantar o cliente interno, motivá-lo, envolvê-lo com a missão e a visão da organização, tornando-o, em última análise, o seu primeiro mercado-alvo.
1.2 - Definições de Endomarketing
“Um conjunto de ações de Marketing para o público interno. São ações que a empresa deve utilizar adequadamente para ‘vender’ sua imagem aos funcionários e seus familiares”.
“São projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus funcionários com o desenvolvimento adequado das suas diversas tecnologias, visando: 
A prática dos valores estabelecidos como base da nova cultura;
A manutenção de um clima ideal de valorização e reconhecimento das pessoas;   
A obtenção de índices maiores de produtividade e qualidade, com a conseqüente redução de custos;
Estabelecimento de canais adequados de comunicação interpessoal, que permitirão a eliminação de conflitos e insatisfações, visando à melhoria do relacionamento interpessoal;
Estabelecimento da administração participativa;
”A implantação de ações gerenciais preventivas.” 
"... realizar ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre os seus funcionários e departamentos aqueles valores destinados a servir o cliente".
Na análise das definições citadas, podemos perceber uma certa similaridade nos fundamentos que norteiam as três abordagens:
Analisa Brum defende que o Endomarketing se utilize diligentemente das técnicas de comunicação, ao defini-lo como “um conjunto de ações de Marketing para o público interno. São ações que a empresa deve utilizar adequadamente para ‘vender’ sua imagem aos funcionários e seus familiares”.
Os relacionamentos humanos e a motivação para o trabalho, por sua vez, são defendidos por Wilson Cerqueira quando conceitua Endomarketing: “são projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus funcionários com o desenvolvimento adequado das suas diversas tecnologias”. Cerqueira fundamenta sua teoria na chamada “sinergia do comprometimento” estimulando a pesquisa na área de motivação para o trabalho e do desenvolvimento de capacidade das pessoas para o trabalho.
Por outro lado, Saul Bekin busca o alinhamento de interesses entre empresas e funcionários para a implementação dos fundamentos do Marketing dentro das organizações, ao afirmar que Endomarketing é “realizar ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre os seus funcionários e departamentos aqueles valores destinados a servir o cliente".
A conclusão a que chegamos é que o Endomarketing possui uma importância estratégica e, neste sentido, não pode ser separado do marketing.
Do ponto de vista estratégico, o Endomarketing é um modelo de gestão utilizado para adequação da empresa a um mercado orientado para o cliente. Se entendermos que uma empresa é um conjunto de pessoas, processos e produtos, a relação dela com o mercado passam a ser um serviço realizado pelo único elemento da tríade citada, que pode efetivamente gerar diferenciais competitivos: os clientes internos, os colaboradores, os funcionários da organização.É desta maneira que o Endomarketing estimula toda a organização a manter-se voltada para o atendimento do mercado e a satisfação dos clientes externos.  
Três premissas básicas devem nortear um programa.
1. Vivemos numa sociedade de serviços em que as organizações devem ter em mente a orientação para o cliente. Estes só podem ser conquistados e retidos com excelência em serviços.
2. Os clientes internos constituem o primeiro mercado para qualquer organização. Eles devem ser tratados como clientes e valorizados como pessoas, tendo suas expectativas e necessidades atendidas.
3. Envolver e comprometer os funcionários com os objetivos e as decisões da empresa resultam em excelência de serviços para os clientes externos e aperfeiçoamento constante dos seus talentos humanos.
Como conseqüência destas premissas, podemos afirmar que esse processo de conquista, envolvimento, comprometimento e valorização dos clientes internos devem preceder o marketing externo. Ou seja, é preciso primeiramente conquistar o mercado dos clientes internos, para depois, lançar-se ao mercado externo.
Aprofunde seus conhecimentos com a leitura do livro: BEKIN, Saul Faingaus. Conversando Sobre ENDOMARKETING. São Paulo: Makron Books, 1995

Continue navegando