Buscar

PSICODIAGNÓSTICO Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICODIAGNÓSTICO
PROFESSORA RITA GONZALES
ESTUDO DIRIGIDO
OCAMPO, Maria Luisa Siquier de. “A Hora de Jogo Diagnóstica”. In: O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
Como se define a técnica de Hora de jogo Diagnóstica e como se diferencia da Hora do jogo terapêutica¿
R=A técnica de Hora de Jogo pode ser definida como um recurso ou instrumento técnico que o psicólogo utiliza dentro do processo diagnóstico com a finalidade de conhecer a realidade da criança que foi trazida a consulta. Ela engloba um processo que tem começo, desenvolvimento e fim em si mesma, opera como uma unidade e deve ser interpretada como tal.
A hora do jogo terapêutica é um elo a mais em um amplo continum no qual novos aspectos e modificações estruturais vão surgindo pela intervenção do terapeuta.
Quais são os possíveis materiais a serem utilizados na Hora de Jogo Diagnóstica e como devem ser apresentados à criança?
R=Neste momento, deve ser ofertado diversas possibilidades de materiais, a sala deve conter um espaço aberto para que a criança tenha possibilidade de se locomover com facilidade, é conveniente oferecer água se a mesma desejar.Os elementos devem ser expostos sobre a mesa ao lado da caixa aberta. Alguns brinquedos podem ser incluídos de diversas modalidades, incluindo outra modalidade, o da funcionalidade.Propõe a inclusão de elementos de diferentes tamanhos, texturas e formas. Assim, para facilitar o jogo agressivo, inclui revólveres, espadas de borracha sacos de areia, para estimular a área comunicativa, telefones, lápis de cor, etc. Quando a criança estiver no consultório, é necessário que o psicólogo informe todas as instruções sobre definição de papéis, limitação do tempo e espaço, material a ser utilizado e objetivos esperados. 
Qual é o papel do psicólogo na Hora de Jogo Diagnóstica?
R=O papel do psicólogo é de observador e ativo na medida em que sua atitude atenta e aberta permite-lhe a compreensão e a formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado. O psicólogo também tem o papel de estabelecimento de limites caso o paciente tenda a romper o enquadramento.
Como um dos indicadores da Hora do jogo Diagnóstica, o que deve ser observado em relação à escolha de brinquedos e brincadeiras?
R=Como não existe uma padronização do material, foi necessário criar um critério sistematizado e coerente, comparar diversos materiais dentro do processo diagnóstico e obter inferências generalizadas.Segue alguns indicadores:
De observação a distância 
Dependente ( á espera de indicações do entrevistador)
Evitativa ( de aproximação lenta ou á distância)
Dubitativa (pegar e largar os brinquedos )
De irrupção brusca sobre os materiais
De irrupção caótica e impulsiva 
De aproximação, tempo de reação inicial para estruturar o campo e em seguida desenvolver uma atividade.
Como um dos indicadores da Hora de jogo Diagnóstica, o que deve ser observado em relação às possíveis modalidades de brincadeiras?
R=Forma em que o ego manifesta a função simbólica:
Plasticidade/expressando a mesma fantasia ou defesa através de medidas diferentes ou uma grande riqueza interna por meio de poucos elementos que cumprem diversas funções.
Rigidez/ rigidez ao brincar, nesse caso a criança apresenta uma ansiedade muito primitiva para evitar a confusão. Neste caso a criança adere a certo mediadores de forma exclusiva e predominante para expressar a mesma fantansia.é uma modalidade não adaptativa que é vista fundamentalmente em crianças neuróticas.
Estereotipia / Nela manifesta-se uma desconexão com o mundo externo cuja única finalidade é a descarga; repete-se uma e outra vez a mesma conduta e não há fins comunicacionais Este brincar é típico de crinças psicóticas e com lesões orgânicas. 
Como um dos indicadores da Hora de Jogo Diagnóstica, o que deve ser observado quanto à capacidade de personificação da criança?
R= Capacidade de assumir e atribuir papéis de forma dramática. Em crianças muito pequenas a realização de desejos se expressa de maneira mais imediata e a identificação introjetiva é utilizada como mecanismo fundamental. No período de latência a criança tende a dramatizar papéis definidos socialmente com menor expressão da fantasia em função do aumento da repressão. Na adolescência a personificação adquire importância novamente e é utilizada como meio de expressão. 
Como um dos indicadores da Hora de jogo Diagnóstica, o que deve ser observado em relação à motricidade da criança?
R= Este mecanismo observa-se um desenvolvimento neurológico e por outro lado fatores psicológicos e ambientais. Através da hora do jogo o psicólogo pode observar se há problemas motores além de que pode especificar, a qualidade, a intensidade e a origem do problema, para isso é necessário a aplicação de instrumentos mais sensíveis.
Como um dos indicadores da Hora de jogo Diagnóstica, o que deve ser observado no que diz respeito à criatividade e a capacidade de tolerância a frustação?
R=sobre a criatividade, esse processo tem uma finalidade deliberada: descobrir uma organização bem-sucedida, gratificante e enriquecedora produto de um equilíbrio adequado entre o princípio do prazer e o princípio de realidade. A criança age sobre os elementos á sua volta para conseguir os fins propostos. Já a tolerância e frustração é detectada na hora do jogo pela possibilidade de aceitar as instruções com as limitações que elas impõem e pelo desenvolvimento da atividade lúdica. A capacidade de tolerar a frustração está intimamente relacionada com o princípio de prazer e de realidade.
Como um dos indicadores da Hora de jogo Diagnóstica, o que deve ser observado em relação à capacidade simbólica que a criança manifesta?
R= o símbolo deve estar suficientemente próximo do objeto primário simbolizado para permitir sua expressão deformada. Quanto mais elementos a criança utiliza para expressar seu mundo interno maiores possibilidades egóicas revela, no sentido de refletir na realidade toda uma série de significados adquiridos mediante um processo de capacitação para simbolizar.Na capacidade simbólica valorizamos não só a possibilidade de criar símbolos mas analisamos também a dinâmica de seu significado. A medida que a criança cresce, aumenta a distância entre o símbolo e o simbolizado.
Como um dos indicadores da Hora de jogo Diagnóstica, o que deve ser observado no que diz respeito a capacidade da criança de adequação a realidade?
R= Neste momento manifesta-se primeiro a possibilidade de se desprender da mãe e atuar de acordo com sua idade cronológica demonstrando á compreensão e a aceitação das instruções .Avaliação de possibilidade egóicas:
Aceitação ou não do enquadramento espaço-temporal com as limitações que isto implica;
Possibilidade de colocar-se em seu papel e aceitar o papel do outro.

Outros materiais