Buscar

Avaliação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com Perrenoud (1999), a avaliação será formativa quando ajudar o aluno a aprender a se desenvolver, ou melhor, participar da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo. Todas as afirmativas estão de acordo com uma concepção de avaliação formativa de avaliação, exceto:
.
C)A comunicação contínua entre professores e alunos impede uma interação equilibrada e que o professor desenvolva os conteúdos necessários a serem aprendidos; portanto, no combate ao fracasso escolar, prejudica o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade do aluno.
Leia o texto a seguir para responder à questão.
 
Dificilmente podemos conceber a avaliação como formativa se não nos desfazemos de algumas maneiras de fazer que impedem mudar as relações entre os alunos e os professores. Conseguir um clima de respeito mútuo, de colaboração, de compromisso com um objetivo comum é condição indispensável para que a atuação docente possa se adequar às necessidades de uma formação que leve em conta as possibilidades reais de cada menino e menina e o desenvolvimento de todas as capacidades. A observação da atuação dos alunos em situações o menos artificiais possível, com um clima de cooperação e cumplicidade, é a melhor maneira, para não dizer a única, de que dispomos para realizar uma avaliação que pretenda ser formativa (ZABALA, 1998, p. 210).
Para Zabala (1998), a avaliação formativa consiste em um instrumento: 
.
B)Para possibilitar o desenvolvimento global dos alunos num processo contínuo e permanente de formação, permitindo ao professor regular o processo de ensino, e ao aluno, a autorregulação de sua aprendizagem.
 Na perspectiva atual de avaliação, o ato de avaliar deixa de centrar-se no indivíduo, situando-se no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, podemos afirmar que: 
C)A avaliação possibilita conhecer a situação de aprendizagem de cada aluno, bem como repensar e rever a prática pedagógica, visando à continuidade do processo educativo.
 Marque AC (Avaliação Classificatória) e AF (Avaliação Formativa):
I - Corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas. ( AC )
II - Acompanhar as hipóteses que vêm formulando a respeito de determinados assuntos, em diferentes áreas de conhecimento, de forma que exerça uma ação educativa que lhes favoreça a descoberta de melhores soluções. ( AF ) 
III - Com base na verificação periódica, tomar decisões quanto ao aproveitamento escolar e à sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino. ( AC ) 
IV - Construir registros significativos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. (AF )
Verifique sua resposta e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
C)AC; AF; AC; AF. 
Analise a situação a seguir.
João é professor de uma sala de 4º ano. Ele tem 35 alunos. As suas avaliações são, segundo ele, elaboradas com o máximo rigor, uma vez que não admite questões com duplo sentido. Para ele a avaliação será muito mais objetiva se tivermos questões fechadas, bem-elaboradas e que admitam uma única resposta correta.
Assinale a alternativa correta:
B)Todas as afirmativas estão incorretas.
A professora Marta propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para uma personagem. Ao longo da tarefa, a professora percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa. De acordo com essa descrição, a avaliação da professora Marta é oposta a qual das concepções e dos propósitos a seguir?
B)Classificatória - medir erros e acertos das aprendizagens das crianças.
 A avaliação não incorpora apenas objetivos escolares, mas também os ligados à função social da escola no mundo atual, porque estando a escola inserida numa sociedade, encarnará funções sociais que adquire no contorno dessa sociedade. Assim, podemos afirmar que, segundo Freitas (1999): 
B)Uma sociedade excludente e desigual dificilmente demandará uma escola universalizada com real acesso de todos a todos os conteúdos.
Leia o enunciado e considere as afirmativas que seguem. 
No contexto das avaliações institucionais externas, algumas críticas têm sido feitas à adoção de exames nacionais para aferir os conhecimentos adquiridos no processo educativo. São críticas que põem em evidência a complexidade da construção de um instrumento único de avaliação, capaz de medir com equidade o potencial e o desempenho reais dos alunos em um país com as proporções continentais como as do Brasil e com uma significativa variedade sociocultural. Levando em conta tais observações, é legítimo afirmar que uma avaliação institucional deve contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo que:
I - Valorize a utilização de técnicas e instrumentos diversificados. 
 IV - Valorize a formação de cidadãos mais críticos e ativos. 
V - Considere a escola como espaço multidimensional e multicultural.
Assinale a alternativa correta:
E)As afirmativas I, IV e V estão corretas.

Outros materiais