Buscar

Discursiva enviada 1

Prévia do material em texto

Questão 1
Através do relatório sobre o Impacto Ambiental, concluiu-se que mesmo sendo um projeto de longo prazo, muitas famílias serão beneficiadas, pois com isso haverá um aumento de emprego e também ocorrerá um aumento na renda da população.
A população que reside nos centros urbanos serão beneficiados com o abastecimento de água onde o mesmo poderá ser usado para o seu próprio consumo, ocorrerá também a distribuição para diversas áreas que estão localizadas mais distantes do centro, ajudando assim as áreas mais secas a terem uma melhor produtividade e com isso melhorar a qualidade de vida de toda população.
Esse projeto tem como visão melhorar a seca e sanar o problema hídrico que acontece nas regiões mais semiáridas. As águas do Rio São Francisco serão usadas para conseguir abastecer alguns açudes e rios menores, garantindo que o menor favorecido possa ter uma melhor qualidade de vida. 
Mesmo que esse projeto tenha um alto custo, a transposição do Rio São Francisco se tornou uma esperança para várias famílias da região, pois os mesmo serão beneficiados e a falta de água não será mais um problema.
Questão 2
O projeto de transposição das águas do Rio São Francisco saiu do papel e vendo sendo considerado dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos uma iniciativa do governo de grande escala no cenário Nacional, visando principalmente solucionar o problema que acomete na região que é a seca.
Mesmo que esse projeto tenha saído do papel, a etapa até ser entregue é longa, essa demora faz com que a população fique desiludida em esperar, causando mais transtornos nos problemas sociais da região semiárida. Os sertanejos começam a perder a esperança e a expectativa de terem dias com mais fartura na produtividade e bem estar nas ações sociais e relação com as políticas públicas, pois tem que haver a vontade poilítica para solucionarem as desigualdades existentes no nordeste setentrional.
Questão 3 
A transposição do Rio São Francisco é um projeto antigo e também muito caro, demorado e principalmente polêmico, pois podemos notar que vários problemas assolam a região Nordestina. Reflexos esses de uma má gestão da política local onde se acaba unindo a diversos fatores como a seca, a falta de emprego gerando assim uma má distribuição de renda e a escassez de alimentos.
Na região do semiárido nordestino, significa uma esperança para essa população, pois se a obra for bem executada e terminada poderá garantir que não será mais necessário sofrerem com o problema que é a falta de água.
Questão 1
A transposição do Rio São Francisco se tornou um assunto antigo e polêmico. Todas as vezes que esse assunto era colocado em questão e devido aos impactos ambientais que com ele viriam como consequência, acabava gerando muita polêmica. Essa construção impactaria na vida de vários seres vivos e peixes que viviam na região. Com toda essa polêmica que ocorria devido ao tema sobre o projeto da transposição do Rio São Francisco, os estados de Minas Gerais e Bahia se sentiam prejudicados e não mediam esforços para mostrar os pontos negativos desse projeto. Projeto esse que não era recente, pois desde 1858 já existia uma proposta onde se mencionava que um desvio levaria água do Velho Chico para o Rio Jaguaribe no Ceará e no início dos anos 80 essa transposição começou a ganhar fôlego, pois era uma época de migração dos que haviam sido atingidos pela seca em busca de uma nova vida no centro-sul. Mesmo o projeto estando carente de muitas informações técnicas, o Governo Federal veio a assumir suas diretrizes e o Rio da Integração Nacional começou a levar águas para mais terras no Nordeste.
Questão 2
O projeto que foi desenvolvido sobre a transposição do Rio São Francisco não foi levado em consideração toda responsabilidade social que se tinha com os povos indígenas que moravam às margens do Rio, pois era através dessas margens que os indígenas conseguiam girar suas economias e tiravam o seu sustento para sua alimentação. O Governo deveria ter levado em consideração o artigo 231 da nossa constituição, onde se menciona:
Artigo 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarca-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 2° As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
Questão 3
Conforme apurações que foram feitas na transposição do Rio São Francisco podemos informar que de acordo com vários acidentes o que ocorreu foi negligência e não fatalidade. Existem vários problemas que foram apontados pelo MPF, inclusive ausência de um plano de segurança e plano de ação no caso de ocorrer emergência nas barragens da transposição. Nada é cem por cento seguro mas precisa ser tomado várias providências e que seja adotado medidas de prevenção para que os riscos aos trabalhadores não ocorram novamente.

Continue navegando