Buscar

Cont e met do en da edu. inf e creches av parcial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CEL0059
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 12/11/2017 22:40:44 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703328652)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após o regime militar, a elaboração e a promulgação da Constituição Federal, em 1988, foram marcos importantes na redemocratização do país e na garantia dos direitos dos cidadãos em diversas áreas. A Educação Infantil passou a ser um dever do Estado conforme diz o artigo 208, inciso IV, que a educação escolar pública será efetivada mediante a garantia de: Marque a resposta CORRETA:
		
	 
	Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
	
	Assegurar atenção especial conforme as necessidades que identificar nas crianças.
	
	Horários bem organizados para facilitar a rotina.
	
	Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e provinha trimestral.
	
	Um espaço essencialmente de cuidados com a criança.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702305988)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As propostas pedagógicas da educação infantil devem respeitar os princípios defendidos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil, que são: Princípios Éticos, Princípios Políticos e Princípios Estéticos. Sabendo disso, uma pré-escola pública reitera esses princípios em sua proposta pedagógica. Uma de suas ações pedagógicas se vê no projeto didático intitulado "Eleições na Mata", com a participação de todas as crianças (3-5 anos), professoras e profissionais da unidade. Esse projeto é organizado em várias etapas (reformuladas todos os anos) e que culmina sempre com um teatro, em que as professoras são as personagens (passarinho, peixinho, leão, macaco...), cada um com sua plataforma política. Ao fim da peça, todas as crianças se organizam em fila para votar no animal que escolheram para Prefeito da Mata. Terminada a votação, contam-se os votos e elege-se o prefeito do ano. A partir da situação exposta, é correto afirmar que:
		
	 
	o projeto didático da instituição está em consonância com a proposta pedagógica da unidade e com as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil.
	
	os princípios previstos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil não podem ser tratados do modo como a instituição trabalha.
	
	os princípios defendidos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil não podem ser traduzidos por projetos nas escolas.
	
	uma prática pedagógica que concretize os princípios expressos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil não se realiza por projetos didáticos.
	
	a proposta pedagógica da unidade é um documento de regulação que apenas reitera artigos das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703281649)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é importante que os profissionais das instituições sejam capazes de ouvir, observar e aprender com as famílias e suas crianças. Estas habilidades:
		
	
	são possibilitadas somente quando há promoção de comemorações festivas e danças típicas pois assim pode-se desenvolver o respeito à diversidade o que leva ao desenvolvimento dessas habilidades.
	
	devem pressupor uma adesão incondicional aos valores dessas famílias propiciando apoio real e efetivo às crianças.
	
	podem ser adquiridas informalmente não sendo necessário estabelecer projetos para tal.
	 
	contribuem para o estabelecimento de atitudes pautadas na ética e no acolhimento que tornam gratificantes e enriquecedoras as relações humanas.
	
	podem ser adquiridas se os profissionais forem submetidos a cuidados psicológicos o que deve ser prática obrigatória nas instituições de ensino.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703328626)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As primeiras creches no Brasil surgiram em meados de 1870, como prioridade as famílias pobres, eram designadas as mulheres que precisavam trabalhar para ajudar no sustento da família. Portanto, o serviço de atendimento a criança pequena nesses espaços se configurou como:
		
	
	Um grande avanço na luta pelos direitos do cidadão brasileiro e consequentemente, na luta pelo direito da criança.
	
	Um processo educativo, pois neste período o educar já era entedido como uma atividade relacionada as práticas pedagógicas da creche.
	
	A primeira etapa da Educação Básica.
	
	Um importante papel na garantia dos direitos das crianças a uma educação de qualidade.
	 
	Um processo de assistência e depósito normatizador do comportamento das crianças pobres, liberando a mão de obra feminina.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702305041)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil constituem-se na doutrina sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação que irão orientar as instituições de Educação Infantil na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores:
		
	
	valorizar as identidades pessoais, no sentido do reconhecimento das diversidades e peculiaridades básicas e às variações sócioeconômicas.
	
	compartilhar princípios de responsabilidades, num contexto de flexibilidade teórico-metodológica, de ações pedagógicas, planejamento e avaliação do processo educacional
	
	ter necessidade de investimentos em diferentes frentes, como a formação inicial e continuada de professores, uma política de salários e planos de carreira.
	
	conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã;
	 
	reconhecer que as aprendizagens são construídas na interação entre os processos de Princípios éticos da autonomia, estéticos da sensibilidade, criatividade e políticos dos direitos e deveres de cidadania.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais