Buscar

Plano de Aula 2 - Direito do Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estacio – FaSe
Direito do Trabalho II
Plano 2
Caso Concreto
Frederico tem direito ao aviso prévio de 36 dias tendo em vista que sua dispensa ocorreu sem justa causa e ele trabalhou mais de 2 anos. Com relação à Marcos não há no que se falar em aviso prévio visto que sua dispensa foi com justa causa e devido a isto não lhe dá o direito ao aviso.
Jurisprudência
TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA AIRR 668002520135170141 (TST)
Data de publicação: 26/09/2014
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL. A admissibilidade do recurso de revista contra acórdão proferido em rito sumaríssimo depende de demonstração inequívoca de afronta direta à Constituição da República ou contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho, o que não ocorreu. In casu, o regional acabou por deferir aos autores aviso prévio proporcional de 30 dias, acrescido de 03 dias a cada ano de trabalho, nos exatos termos da Lei nº 12.506 /2011 e da Nota Técnica nº 184/2012 do Ministério do Trabalho e Emprego, não se verificando violação ao art. 5º , II , da Constituição Federal . SUPRESSÃO SALÁRIO ASSIDUIDADE. O acórdão regional, com base no acervo probatório produzido nos autos, entendeu que o prêmio assiduidade foi pago com habitualidade, não podendo ser suprimido unilateralmente pelo empregador, nos termos da Súmula nº 209 do STF. Nesse contexto, não há que se falar em violação à Súmula nº 372 do TST, eis que esta trata de matéria alheia à discussão, ou seja, supressão de gratificação de função percebida por dez anos ou mais. Agravo de Instrumento a que se nega provimento.
No caso de Frederico a data da baixa que deve constar na CTPS é de 11.10.2011. Já no caso de Marcos no mesmo dia da demissão.
Questão Objetiva 1
Letra B

Outros materiais