Buscar

H.D.B avaliando 2017.2 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201709080143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marca ou característica histórica fundamental do Estado nacional português em seu processo de formação e que influenciaria a Colonização do Brasil:
	
	
	
	Feudalismo.
	
	Iluminismo.
	
	Comunismo.
	 Certo
	Patrimonialismo.
	
	Anarquismo.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201708499881)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O período que se iniciou por volta de meados do século XV e que se estendeu até o início do século XVII foi, para o processo histórico de formação e de individualização do direito português, marcado pela elaboração de compilações de um imenso conjunto de tipos normativos que se encontravam em vigência em Portugal desde sua formação como uma monarquia independente em meados do século XII. Tais compilações ficaram conhecidas como ORDENAÇÕES DO REINO e, em relação a elas, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	As Ordenações Manuelinas, promoveram mudanças substancias em relação à estrutura das Ordenações Afonsinas, aproximando-se, seu formato e a organização dos temas contidos em seus capítulos, da configuração dos atuais códigos penal e civil vigentes em Portugal e no Brasil.
	
	Ainda que com as Ordenações Afonsinas tenha se buscado promover a sistematização e atualização do direito vigente à época em Portugal, em sua elaboração foram utilizadas como fontes apenas os preceitos do direito romano e do direito canônico da Igreja Católica.
	 Certo
	Além de se constituir como uma síntese significativa da trajetória do direito português desde a formação desta monarquia ibérica até meados do século XV, as Ordenações Afonsinas contribuíram para a afirmação e consolidação da autonomia do sistema jurídico português perante o conjunto das formações políticas da Península Ibérica daquele período.
	
	O livro V de todas as Ordenações portuguesas era invariavelmente dedicado a matérias de direito civil material e dos regimentos dos diversos cargos públicos (tanto os cargos régios, como os cargos municipais).
	
	A elaboração das Ordenações Filipinas baseou-se nos preceitos fundamentais que caracterizavam o processo legislativo da monarquia espanhola do final do século XVI e início do século XVII, processo este marcado por intensos debates nas duas câmaras do parlamento espanhol.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201708427632)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à construção da institucionalidade do regime implantado no Brasil com o golpe de Estado de 31 de março/1 de abril de 1964, podemos afirmar que:
I - O primeiro ato institucional, editado em 9 de abril de 1964, visava, tão somente, reorganizar a administração da Justiça Federal, a partir da implantação de uma nova composição do Supremo Tribunal Federal.
II - A edição dos atos institucionais 2 e 3 pode ser entendida como consequência direta do resultado das eleições realizadas para 11 governos estaduais no dia 3 de outubro de 1965.
III - De acordo com o ato institucional 5, todas as medidas restritivas aos direitos e garantias individuais previstas nos atos anteriores seriam revogadas ao final do ano de 1969.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
	
	
	 Certo
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas II e III estão erradas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está errada.
	
	Somente a afirmativa III está errada.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201708424291)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
	
	
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	O desejo da monarquia francesa em participar como parceira das potências ibéricas do processo de colonização dos territórios localizados na costa leste da América do Sul.
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
	 Certo
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201709286057)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"O negro não só é o trabalhador dos campos, mas também o mecânico, não só racha a lenha e vai buscar água, mas também, com a habilidade de suas mãos, contribui para fabricar os luxos da vida civilizada. O brasileiro usa-o em todas as ocasiões e de todos os modos possíveis..." (Thomaz Nelson - 1846). Com relação à utilização do trabalho escravo na economia brasileira do século XIX, é correto afirmar:
	
	
	
	devido a sua indolência e incapacidade física, o índio brasileiro não se adaptou ao trabalho escravo.
	 Certo
	a utilização de ferramentas e máquinas foi muito restrita na sociedade escravista; com isso, o escravo negro foi o elemento principal de toda a atividade produtiva colonial.
	
	a abolição da escravidão, em 1888, deve-se principalmente à resistência dos escravos nos quilombos e às idéias abolicionistas dos setores mercantis.
	
	com a independência de 1822, a sociedade escravista se modificou profundamente, abrindo espaços para uma produção industrial voltada para o mercado interno.
	
	a utilização do negro africano na economia colonial brasileira gerou um grande conflito entre os vários proprietários de terras que mantinham o monopólio de utilização do braço indígena.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando