Buscar

Desenvolvimento Organizacional

Prévia do material em texto

O que é o Desenvolvimento Organizacional
Desenvolvimento Organizacional é o conjunto de idéias e conceitos que visa deixar uma organização e sua cultura organizacional propicias a qualquer tipo de mudança que venha a acontecer no ambiente por meio de uma administração participativa e democrática, valorizando mais as pessoas e seus comportamentos individuais e grupais do que o excesso de regulamentação e rígida hierarquia dos modelos tradicionais.
 O Desenvolvimento Organizacional tem um panorama de informações sobre o homem, as relações grupais, o ambiente e a organização. Pode-se dizer que o D.O é mais ou menos um desdobramento técnico e operacional da Teoria Comportamental para uma abordagem sistêmica.
Processo de Solução de problemas e conflitos
Diz a respeito da metodologia usada pela organização para enfrentar as futuras circunstancias que podem/irão surgir.
Processo de Renovação
Diz a respeito que os líderes devem ser flexíveis em sua maneira de administrar, para que consigam se adaptar de acordo com os problemas e oportunidades.
Administração Participativa
Diz a respeito de uma organização que é composta de líderes e funcionários para solucionar os problemas (maneira democrática).
Desenvolvimento & Fortalecimento de Equipes
Empowerment. As equipes possuem autonomia, poder de decisão e liberdade de atuação (As equipes gerenciam e os líderes orientam e estimulam).
Pesquisa-ação
Diz a respeito sobre a pesquisa, ou seja, os agentes de mudança observam as características das necessidades organizacionais de melhoria e dizem como a própria organização pode alcançar essas melhorias.
PRESSUPOSTOS BÁSICOS DO D.O.
Constante e Rápida Mutação do Ambiente: Mudanças cientificas, tecnológicas, econômicas, sociais, políticas, etc.
Necessidade de Contínua Adaptação: Os envolvidos precisam ser dinâmicos e constantemente preparados para adaptação, ajustamento e reorganização para que possam sobreviver no ambiente de constantes mutações.
Interação entre individuo e organização: Ambos precisam estar equilibrados, é necessário atingir os objetivos pessoais e organizacionais
Mudanças Organizacionais Planejadas: As mudanças fazem parte de um processo contínuo e complexo, onde a responsabilidade é de todos que estão envolvidos nos resultados.
Necessidade de Participação e Comprometimento: Os participantes devem estar predispostos a aderir a novos comportamentos (novas mudanças), onde resultará em um melhoramento na competência interpessoal e na adaptabilidade ás mudanças.
Melhoria da Eficácia Organizacional e do Bem estar da Organização: As ciências comportamentais devem agir para alterar o meio organizacional para que ocorra o mínimo de perturbação e interferências negativas
Variedade de Modelos e Estratégias: O D.O. possui diversos modelos teóricos que se encaixam em diversas situações.
D.O. é uma resposta ás Mudanças: O desenvolvimento organizacional veio para ajudar a organização a se adaptar as diversas exigências do mundo globalizado que possuímos hoje em dia.
Características do D.O.
Focalização da organização como um todo: O D.O. analisa a organização como um todo pois acredita que apenas desta maneira (todos contribuindo) é que a verdadeira mudança irá acontecer.
Orientação Sistêmica: O D.O. da ênfase no relacionamento em conjunto da organização e não em cada parte que atua isoladamente.
Agente de Mudança: O D.O. acredita que o administrador deve ser o agente de mudança dentro da organização, por meio do diagnóstico das situações e planejamento para que seja possível implementar mudanças.
Solução de Problemas: O D.O. busca a solução dos problemas e não apenas sua discussão, visando apenas os problemas reais e ignorando os artificiais.
Aprendizagem Experiencial: O D.O. busca mostrar aos participantes que eles devem aprender com as experiências adquiridas, e aperfeiçoá-las de acordo com novas experiências.
Retroação: O D.O. proporciona aos participantes informações, para que eles estejam cientes do seu trabalho e envolvidas suficientemente para que possam tomar as melhores atitudes na solução dos seus problemas.
Orientação Contingencial: O D.O. é flexível e pragmático, ou seja, os participantes discutem as possíveis possibilidades e não se limitam em uma única maneira de abordar os problemas.
Desenvolvimento de Equipes: O D.O. é composto por equipes, visando a mudança por meio do relacionamento entre as mesmas, resultando numa mudança da cultura no comportamento organizacional. 
Enfoque Interativo: As comunicações devem estar sincronizadas para que os participantes coordenem seus esforços de maneira eficiente rumo à mudança.
Objetivos do D.O.
Criação da identidade das pessoas, onde ocorre um desenvolvimento do espírito entre equipes por meio da interação e integração (compartilhamento de objetivos comuns e aumento da lealdade) para que seja possível aprimorar a percepção sobre o ambiente externo, deste modo facilitando a adaptação da organização frente às mudanças.

Continue navegando

Outros materiais