Buscar

Simulado Geriatria 1 a 4 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402804768)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em relação à promoção da saúde da população idosa as implementações de ações locais deverão ser norteadas pelas estratégias de implementação, e que está fundamentada em: 
A) Pacto de defesa do Sistema Único de Saúde 
B) Pacto em defesa da Vida 
C) Pacto de gestão 
D) Política Nacional de Promoção a Saúde 
 
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	B e C
	
	A e C
	
	A e D
	
	A e B
	
	B e D
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402805288)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Avalie as afirmativas abaixo relacionadas ao envelhecimento populacional no Brasil: 
I. O efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade no Brasil tem produzido transformações no padrão etário da população.
II. O formato tipicamente triangular da pirâmide populacional brasileira, com uma base alargada, está cedendo lugar a uma pirâmide populacional com base mais estreita e vértice mais largo característico de uma sociedade em acelerado processo de envelhecimento.
III. O aumento da expectativa de vida está associado à melhoria no acesso da população aos serviços de saúde, às campanhas nacionais de vacinação, aos avanços tecnológicos da medicina e à percepção dos indivíduos com relação às enfermidades. 
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas 
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas 
	
	Somente a afirmativa III está correta 
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas 
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402805295)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Portaria/GM nº 399, publicada em 22/02/2006, apresenta as Diretrizes do Pacto pela Saúde, nas quais estão contempladas três dimensões pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. 
Avalie as afirmativas sobre o Pacto pela Vida e a Saúde do Idoso.
I. A Saúde do Idoso aparece como uma das prioridades no Pacto pela Vida. 
II. A Saúde do Idoso tornou-se uma das prioridades do Pacto Pela Vida como consequência da dinâmica demográfica do país. 
III. O conjunto de diretrizes e ações contidas no Pacto pela Vida sobre a Saúde do Idoso visa subsidiar os Termos de Compromisso de Gestão Estaduais e Municipais, na área da atenção à saúde da população idosa. 
		
	
	Somente a afirmativa I está correta 
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas 
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas 
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas 
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402891051)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	7- O estatuto do idoso é um estatuto no qual são ditos os direitos dos idosos e também prevê punições a quem os violarem, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. No Brasil, o Estatuto do idoso, de iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 e de autoria do então deputado federal Paulo Paim,1 foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), resultado de uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade. aprovado em setembro de 2003. Diante do seu conhecimento sobre o estatuto do idoso, escolha a alternativa correta. 
		
	
	É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante suspensão de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade
	
	Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
	
	A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 10% (dez por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.
	
	É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.
	
	É liberada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402891028)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A assistência ao idoso deve prezar pela manutenção da qualidade de vida, considerando o processo de perdas próprias do envelhecimento e as possibilidades de prevenção, manutenção e reabilitação do seu estado de saúde. Sobre o conhecimento do envelhecimento, leia as afirmativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	A assistência ao idoso deve prezar pela alteração da qualidade de vida, preservando os processos de perdas próprias do envelhecimento.
	
	Não é função das politicas de saúde contribuir para que mais pessoas tenham idades menos avançadas com o melhor estado de saúde possível, ou seja, o envelhecimento inativo e saudável é o grande objetivo.
	
	No ser humano esse fenômeno progressivo apenas desencadeia o desgaste orgânico, mas não provoca alterações nos aspectos culturais, sociais e emocionais que contribuem para que se instale em diferentes idades cronológicas.
	
	Conhecer o cotidiano dos idosos tem sido um desafio para os profissionais de saúde para implementar programas e ações que visem alcançar a manutenção do equilíbrio no processo saúde-doença.
	
	Considerando que o processo saúde-doença é um fenômeno complexo, socialmente determinado e modulado por condicionantes biológicos, psicológicos, culturais, econômicos e políticos, as necessidades de saúde dos idosos referem-se a múltiplas dimensões do real e dizem respeito à singularidade dos fenômenos de saúde ou doença que afetam os indivíduos e suas famílias.
		
	1a Questão (Ref.: 201403069667)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A doença de Parkinson, descrita por James Parkinson em 1817, é uma doença neurodegenerativa caracterizada por sintomas motores (rigidez, bradicinesia, tremor de repouso e instabilidade postural) e não-motores (distúrbios neuropsiquiátricos, do sono, autonômicos e sensitivos). De acordo com as suas leituras sobre doença de Parkinson, leia as alternativas abaixo e escolha a correta. 
		
	
	c)À medida que a doença progride e os neurônios se regeneram.
	
	e)Pacientes com DP apresentam anormalidades de postura e equilíbrio, assim a habilidade para manter uma postura estável pode não estar comprometida em condições de equilíbrio sem perturbação e com atenção plena, e à medida que a base de apoio se estreita ou as demandas de atenção variam, a instabilidade postural diminui.
	
	d)O tremor é tido como o sintoma inicial da DP. Em cerca de 50% tem início nas extremidades distais, em decorrência de oscilações involuntárias de uma parte do corpo. 
	
	b)Entre os fatores de risco, estudos mostram que, por conta da maior liberação de dopamina, a ausência de tabagismo aumenta em duas vezes a chance de desenvolver a doença, enquanto a ingestão de cafeína, por aumentar os níveis de dopamina, contribui para reduzir a taxa de risco em 25%.
	
	a) A incidência diminui com a idade, variando entre as idades de 17, 4/100.000 indivíduos entre 50 e 59 anos, a 1/100.000 para aqueles nas idades de 70 a 79 anos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402926022)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento, afetam a deglutição no idoso. Analise as alternativas e escolha a correta:
		
	
	Os engasgos e a sensação de retenção de alimentos na garganta são sintomas raramente apresentados.
	
	A consistência das preparações dos alimentos que provocam engasgos deve ser avaliada e adaptada nesses casos.
	
	Há prejuízo na motilidade intestinal neste grupo etário, sendo indicado apenas a maior ingestão hídrica.
	
	O envelhecimento afeta de modo dramático a deglutição, entretanto alteraçõesnessa função são comuns, mas não tem importância do ponto de vista clínico.
	
	A broncoaspiração é uma complicação pouco frequente entre idosos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403108167)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo o texto da antropóloga Yvonne Maggie: Chega o dia da aposentadoria e são inúmeras as pessoas que me falam sobre o medo de não terem mais o que fazer. Faltam apenas dois anos para minha aposentadoria compulsória. Assim, não terei opção. Mas o meu medo não é esse que aflige meus amigos. Meu medo mesmo é o medo do fim, ou melhor, a consciência absoluta de que a vida passa, e há começo, meio e fim. Antes não pensava sobre isso. Na juventude, tendo ficado órfã de mãe aos 12 e de pai aos 15, sem adultos ou mais velhos para me regular, a vida era feita de patamares e o patamar da velhice não existia para mim. Era o patamar dos outros. Os jovens viviam em um patamar distinto, e para sempre. Ando meio desligada. O que sinto parecem emoções de alguém apaixonada, uma sensação de estar simplesmente solta no espaço. Aprendi bem cedo que a coroa do rei não é de ouro nem de prata, eu também já usei e sei que ela é de lata. O poder, as vitórias e as derrotas não me assustam, portanto. Aprendi bem cedo o que é a dor de perder um ente querido. Aprendi, bem mais tarde, a máxima revelada pelo grande antropólogo Roberto Da Matta que, em um de seus artigos do jornal O Globo, citou uma amiga .Envelhecer não é pra mariquinhas! Tem de ser macho. Aguentar o tranco. Saber que não há apelação porque a vida tem começo, meio e fim. Aprendi cedo que a vida é curta, mas nunca ninguém havia me ensinado como é difícil o envelhecimento. Em relação ao processo de envelhecimento analise as assertivas abaixo: I. a diminuição da estatura ocorre exclusivamente pelo processo de perda de cálcio; II. cirurgias, doenças, traumatismos, tensão, sofrimento e angústia ocasionam aumento dos níveis de cortisol e provável inibição do sistema imunológico, desacelerando o processo de envelhecimento; III. as alterações nas fibras colágenas e tecido conjuntivo dificultam o processo de cicatrização IV. a diminuição das glândulas sebáceas e sudoríparas dificultam o processo de termorregulação. É correto apenas o que se afirma em: 
		
	
	II e IV
	
	II e III
	
	I e III
	
	III e IV
	
	I e II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403260886)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No acolhimento à pessoa idosa os profissionais de saúde devem estar atentos, entre outros aspectos para:
I. Estabelecer uma relação respeitosa, considerando que, com a experiência de toda uma vida, as pessoas se tornam em geral mais sábias, desenvolvem maior senso de dignidade e prudência e esperam ser reconhecidas por isso;
II. Chamar a pessoa idosa por seu nome e manter contato visual, preferencialmente, de frente e em local iluminado, considerando um possível declínio visual ou auditivo;
III. Utilizar uma linguagem clara, evitando-se a adoção de termos técnicos que podem não ser compreendidos;
IV. Partir do pressuposto de que o idoso tem limitações naturais que torna mais difícil compreender as perguntas que lhe são feitas ou as orientações que lhe são fornecidas, assim é fundamental a presença de seu acompanhante.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III e IV
	
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	I e II
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402891031)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como ¿esclerose¿ ou ¿caduquice¿. Sobre o seu conhecimento de DA, lei as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta
		
	
	A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa menos frequente associada a idade , cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiatricas resultam em deficiência progressiva e incapacitação.
	
	Em geral, o primeiro aspecto clinico é a deficiência da memória remota, enquanto as lembranças recentes são preservadas ate um certo estágio da doença. 
	
	O fator genético não é considerado como preponderante na etiopatogenia da doença de Alzheimer. Foram apontados como agentes etiológicos a toxicidade a agentes infecciosos, ao alumínio, a substancias reativas de oxigênio
	
	Com a evolução da patologia, outras alterações ocorrem na memoria e na cognição, exceto as alterações de linguagem. Esse sintoma é frequentemente acompanhado por distúrbios comportamentais, incluindo agressividade, depressão e alucinações.
	
	O controle da depressão em pacientes portadores da doença de Alzheimer pode proporcionar, indiretamente, melhora substancial na cognição.
	1a Questão (Ref.: 201402414048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A síndrome metabólica acomete uma grande parte da população adulta e idosa e é responsável por altos gastos em saúde. Ela é caracterizada por uma série de alterações metabólicas:
		
	
	HDL-colesterol elevado e LDL-colesterol reduzido.
	
	Glicemia de jejum elevada e hipercolesterolemia.
 
	
	Hipotensão arterial e hipertrigliceridemia.
 
	 
	Excesso de peso (circunferência da cintura elevada) e Pressão arterial > 130 x 85 mmHg.
 
	
	Hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia.
 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403260918)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Brasil, seguindo tendência mundial, tem passado pelos processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Em relação às alterações ocorridas no perfil de morbimortalidade da população brasileira nas últimas décadas, analise as assertivas: I. As doenças cardiovasculares constituem-se em uma das principais causas de mortalidade da população idosa, ficando abaixo apenas das mortes por causas externas. II. Com as epidemias de Dengue, gripe A e o recrudescimento da Tuberculose, as doenças infectocontagiosas passaram a representar uma importante causa de mortalidade, sendo as principais causas de óbitos entre os idosos. III. As doenças do aparelho circulatório e as quedas são as principais causas de internações entre os idosos. IV. Entre as mulheres idosas, predominaram as internações por doenças do aparelho geniturinário. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III e IV
	 
	I, III e IV
	
	II
	 
	III
	
	II e III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402829176)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As alterações fisiológicas e anatômicas decorrentes do processo de envelhecimento têm repercussões na saúde e na nutrição do idoso, principalmente quando associadas a outras doenças de ocorrência frequente nesta população. Considerando a elaboração de um plano alimentar para uma pessoa de 79 anos de idade, do sexo feminino, que não consegue manter-se em equilíbrio sobre uma balança e que é portadora de Parkinson e Sarcopenia, avalie as afirmações a seguir. I. A avaliação nutricional pela antropometria pode ser feita com a adoção de fórmulas de estimativa de peso que utilizam as circunferências do braço e da panturrilha e altura do joelho. II. Na avaliação bioquímica do estado nutricional, pode ser feita a mensuração da hemoglobina, uma vez que, no caso da idosa, a redução dessa proteína indicaria perda de peso e de massa muscular. III. Ocorre dificuldade em realizar suas AVD, incluindo a habilidade de se alimentar, devido aos déficits físicos. IV. A utilização da medicação levadopa deve ser administrada juntamente com lanches hiperproteícos por causa da sarcopenia. Assinale a alternativa verdadeira:
		
	 
	II, III e IV
	 
	III e IV
	 
	I, III e IV
	 
	I, II e III
	 
	I, II e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402891045)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	6- A avaliação funcional de uma população é importante na detecção de fatores de risco modificáveis, relacionados ao desempenhofuncional. Estudos que avaliam a capacidade funcional de idosos evidenciaram que a perda da funcionalidade, avaliada por meio de índices de atividades básicas e atividades instrumentais da vida diária, aumenta o risco de mortalidade em idosos Diante do seu conhecimento sobre a incapacidade funcional, leia as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta.
		
	
	A associação entre incapacidade funcional em atividades básicas e instrumentais entre as pessoas que tem menos idade é um indicador para que os serviços de saúde possam evitar os planejamentos de ações que visem piorar essa incapacidade, garantindo uma melhor qualidade de vida.
	 
	A prevalência de incapacidade funcional também é afetada pelo estilo de vida do idoso.
	
	Atividades de vida diárias são o uso do telefone, meio de transporte, fazer compras, preparar refeições, além de cuidar das próprias finanças.
	
	E necessário uma reflexão sobre a formação recebida pelos profissionais de saúde que não contempla de forma especifica a geriatria e gerontologia para o atendimento da crescente demanda de idosos em nosso país.
	
	Atividades de vida instrumentais são atividades executadas no cotidiano e que se relacionam com o autocuidado, cuidado do meio em que vive e a participação social do idoso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402891058)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o processo de envelhecimento, as mudanças associadas ao avanço da idade são altamente específicas para cada pessoa, começando em diferentes partes do corpo, em momentos diferentes e, com um ritmo e alterações também diferentes nas células, tecidos e órgãos. Diante do seu conhecimento sobre esses processos de envelhecimento, leia as afirmativas abaixo e escolha a correta
		
	
	O envelhecimento interno é de longe, o menos importante, uma vez que pode levar à falência de órgãos importantes para manutenção da vida. O envelhecimento cutâneo resulta apenas em alterações de aparência, todavia, visíveis e incômodas.
	
	Como as pessoas idosas frequentemente tem problemas crônicos, elas necessitam utilizar menos medicamentos tradicionais adquiridos sem receita médica e receitados que pessoas mais jovens. Na maioria dos países, os idosos de baixa renda têm pouco ou nenhum acesso a subsídios para medicamentos.
	
	Temperatura: nem o calor nem o frio podem influenciar a velocidade do envelhecimento da pele de maneiras diferentes. As altas temperaturas são responsáveis por desnaturação do DNA e proteínas, enquanto baixas temperaturas dificultam a circulação, induzem ao ressecamento e descamação da pele.
	
	Independente da causa sabe-se que o envelhecimento está vinculado unicamente à quantidade de anos que o indivíduo viveu, mas também a perda de suas funções.
	 
	Radiação ultravioleta: é um fator extrínseco e que contribui para o envelhecimento precoce da pele. É um dos aceleradores do envelhecimento mais estudados e comprovados pelos cientistas.
		
	1a Questão (Ref.: 201402409822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em razão dos problemas posturais que, em geral, ocorrem com o avançar da idade, recomenda-se estimar a estatura dos idosos. Esta deve ser obtida através do(a):
		
	
	altura recumbente no leito
	
	estadiômetro
	
	circunferência do braço
	
	extensão dos braços
	 
	altura do joelho
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402416607)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O documento oficial intitulado "Cadernos de Atenção Básica número 19 - Envelhecimento e saúde da pessoa idosa" tem um capítulo que fala especificamente sobre como o profissional de saúde deve se comunicar com o idoso. Considere as seguintes alternativas: I - Usar frases curtas e objetivas. II - Caso o idoso fique disperso, interrompa sua fala e reconduza a conversa para o foco principal. III - Verifique a necessidade de próteses dentárias ou auditivas IV - Se o idoso não lhe ouviu da primeira vez, grite mais alto para que ele lhe ouça na segunda tentativa. Aponte as alternativas corretas:
		
	
	I, III e IV
	
	I e II
	
	II e III
	 
	I e III
	
	I, II e III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402409996)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil, a passagem de uma situação de alta fecundidade e alta mortalidade para uma de baixa fecundidade e progressiva baixa mortalidade tem propiciado mudanças significativas na pirâmide populacional, caracterizadas por um aumento progressivo e acentuado da população adulta e idosa.
Considerando os aspectos nutricionais envolvidos neste processo, Goldman (1970) e Lohman (1996) avaliam as modificações da composição corporal:
 
Tendo como base as informações acima, o gráfico apresentado permite afirmar que
		
	
	o processo de envelhecimento promove mudanças no peso, IMC, compartimentos corporais e na capacidade de absorção intestinal de vitaminas hidrossolúveis.
	 
	o idoso, graças à depleção de algumas variáveis fisiológicas, apresenta risco acentuado de desidratação, redução da densidade óssea e aumento da gordura corporal total.
	
	o requerimento nutricional do idoso está associado à alta ingestão de proteínas, gorduras, cálcio, água e fibras.
	
	a fragilidade biológica do idoso dá-se, dentre outros motivos, pela maior susceptibilidade a doenças infecciosas, desnutrição e hipertensão arterial.
	
	a avaliação nutricional do idoso deve privilegiar métodos que enfatizem os ganhos corporais, a exemplo da bioimpedância.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402805295)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Portaria/GM nº 399, publicada em 22/02/2006, apresenta as Diretrizes do Pacto pela Saúde, nas quais estão contempladas três dimensões pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. 
Avalie as afirmativas sobre o Pacto pela Vida e a Saúde do Idoso.
I. A Saúde do Idoso aparece como uma das prioridades no Pacto pela Vida. 
II. A Saúde do Idoso tornou-se uma das prioridades do Pacto Pela Vida como consequência da dinâmica demográfica do país. 
III. O conjunto de diretrizes e ações contidas no Pacto pela Vida sobre a Saúde do Idoso visa subsidiar os Termos de Compromisso de Gestão Estaduais e Municipais, na área da atenção à saúde da população idosa.
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403029796)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O metabolismo do idoso de 50-70 anos é diminuído em cerca de 7,5%e em 10% após 70-80 anos. Recomenda-se para a pessoa acima de 65 anos:
		
	
	30 a 45 kcal/kg/dia para homens e 30 a 43 kcal/kg/dia para as mulheres
	
	25 a 40 kcal/kg/dia para homens e 23 a 40 kcal/kg/dia para as mulheres
	
	33 a 40 kcal/kg/dia para homens e 35 a 40 kcal/kg/dia para as mulheres
	
	40 kcal/kg/dia para homens e 40 kcal/kg/dia para as mulheres
	 
	35 a 40 kcal/kg/dia para homens e 33 a 40 kcal/kg/dia para as mulheres

Continue navegando