Buscar

AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-AMBIENTE ESCOLAR
Leia atentamente a situação a seguir:
“Uma família que se transferiu de uma cidade para outra, procurou uma escola
pública para matricular seus dois filhos respectivamente com 8 e 11 anos de idade, no
ensino fundamental.Eles não possuem qualquer documentação escolar que comprove
a escolaridade anterior, como uma declaração de transferência ou histórico escolar”.
A)Considere os fragmentos legais abaixo para fundamentar a elaboração de um texto
dissertativo que destaque o direito ao acesso e a permanência à educação básica, destacando
as disposições legais que asseguram o atendimento à necessidade de transferência escolar,
como citado na situação acima.
AMBIENTE NÃO ESCOLAR
1. Qual é o papel do pedagogo no contexto de uma empresa? Em quais áreas ele pode
atuar neste ambiente?
A Educação é um conjunto de ações que as pessoas realizam, com interesses pessoais e coletivos, no sentindo de utilizar suas potencialidades físicas e psicológicas. É essa educação que irá preparar a pessoa para o mercado de trabalho. Para que esse processo de educação aconteça o papel do pedagogo é muito importante tanto na escola como nas empresas.
Libâneo (1996) define duas esferas de ação educativa na prática do pedagogo: a escolar e extraescolar que diz o seguinte:
O pedagogo (escolar ou não), (...) seria considerado um profissional especializado em estudos e ações relacionados com a ciência pedagógica, pesquisa pedagógica e problemática educativa, abordando o fenômeno educativo em sua multidimensionalidade. Nesse sentido, o curso de Pedagogia ofereceria formação teórica, científica e técnica para sua atuação em diferentes setores de atividades: nos níveis centrais e intermediários do sistema de ensino, (...) na escola, (...) na atividade extraescolar, (...) nas atividades ligadas à formação e capacitação de pessoal nas empresas. (p. 109).
 O pedagogo é o profissional que busca sempre a melhor condição de ensino tanto para o ambiente escolar assim como ambiente não escolar. Nas empresas o mesmo organiza, planeja, esperando sempre resultados de melhoria, na escola visa o desempenho do aluno e seu desenvolvimento, na empresa visa sua motivação, visa o fazer melhor contribuindo com todo.
O pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades. Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação, pois nos tempos atuais têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função.
 O pedagogo empresarial pode atuar na área de Recursos Humanos da empresa, ajudando na seleção de pessoal e na área de treinamento. Pela formação na área da gestão escolar, especialmente na área de planejamento. Cabe ao pedagogo, por exemplo, a ajuda à colocação dos filhos dos funcionários na escola, bem como procurar parcerias locais para oferecer serviços diversos de interesse dos funcionários, tais como creches, atendimento pediátrico, atendimento psicológico, atendimento ao idoso, assessoria jurídica, assessoria de planejamento financeiro, academias de ginástica etc., assim como agendar cursos e palestras sobre temas essenciais à vida saudável: atividade física e qualidade de vida, efeitos do fumo sobre o organismo, a prevenção da dependência química, do alcoolismo, hábitos posturais saudáveis, a boa qualidade do ar e outros. Uma atividade importante que pode ser desenvolvida pelo pedagogo, em sintonia com a administração, é a que trata de envolver parceiros e funcionários nos projetos da empresa. Através do trabalho do pedagogo, a empresa pode incentivar seus fornecedores para que também assumam compromissos de responsabilidade social, evitando fornecedores que tenham condições de trabalho inadequadas e degradantes. O Pedagogo Empresarial atuará para desenvolver, aprimorar, e descobrir talentos escondidos. Isso se dará por meio de atividades e programas, treinamentos que estimulem uma participação constante dos funcionários. Em sua atuação deve destacar as questões éticas, eliminar o stress, a superação de valores conflitantes e desmotivadores, o bom relacionamento entre os funcionários, as hierarquias e mesmo no contexto familiar.
2. Quais as possíveis contribuições deste pedagogo para o desenvolvimento dos
profissionais no contexto empresarial?
A atuação do Pedagogo dentro da empresa tem sua importância particular,
sendo que o pedagogo atua no intuito de organizar o ambiente de trabalho, interagir
com todas as partes hierárquicas, e trazer o conhecimento sistematizado através de
técnicas inovadoras, e didáticas específicas para cada área a ser exercida. É um
trabalho significativo no âmbito de transformações produtivas o que requer um maior
desenvolvimento no aspecto intelectual. A Pedagogia Empresarial vem contribuir com as novas exigências do mercado que surgem a cada dia, com a responsabilidade de desenvolver
projetos, planos de ação dentro da empresa ,treinamentos de comportamentos e na formação de novos líderes.
A contribuição do pedagogo visa a avaliação diante dos cursos e programas educacionais. O mesmo deve vir a conhecer e desenvolver práticas para solucionar as questões que envolvem a produtividade das pessoas humanas, entre elas estão: a motivação, a comunicação e a liderança.
Ser um Pedagogo Empresarial nos tempos atuais têm se tornado um desafio, por ser um campo novo de atuação e por falta de conhecimento dos próprios empresários. Sabe-se que o Pedagogo Empresarial ainda não possui uma função específica dentro da empresa e sim um leque de muitas possibilidades de atuação.

Outros materiais