Buscar

Resumo de Legislação Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cap.22 CESSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO 
CONCEITO :
	A cessão do contrato de trabalho é a terminação do vinculo de emprego, com a extinção das obrigações para os contratantes. 
DISPENSA ARBITRATIA:
Pode ser classificado quanto:
A causa: com ou sem justa causa;
A forma: Solene ou formal ou informal, sem qualquer procedimento;
Ao controle: com ou sem controle judicial, administrativo ou do sindicato;
Ao numero de pessoas: individual ou coletiva;
DIVISÃO 
Vamos dividir a cessão do contrato de trabalho da seguinte forma:
Por decisão do empregador, que compreenderá a dispensa sem justa causa e com justa causa;
Por decisão do empregado, que comporta a demissão, a rescisão indireta ou aposentadoria;
Por desaparecimento de uma das partes, como a morte do empregador pessoa física, do empregado, ou a extinção da empresa;
Por mutuo consentimento entre as partes;
Pro advento do termo do contrato;
Por força maior;
Factum principis.
DISPENSA DO EMPREGADO SEM JUSTA CAUSA
O empregador pode dispensar o empregado sem justa causa, cessando, assim , o contrato de trabalho. Para tanto, porém deverá pagar as reparações econômicas pertinentes. O empregador tem o direito potestativo de dispensar o empregado, ao qual este não pode se opor, salvo as exceções contidas na lei.
Direitos:
Aviso – prévio
13° salário proporcional, férias vencidas, saldo de salários, saque do FGTS, indenização de 40% e direito ao seguro desemprego. 
6.2 DISPENSA DO EMPREGADO COM JUSTA CAUSA
O empregador poderá dispensar o empregado que comete falta grave, ou seja, com justa causa. A justa causa vem a ser o procedimento incorreto do empregado, tipificado na lei, que da ensejo á ruptura do vinculo empregatício. 
Conceito:
	Justa causa é a forma de dispensa de ato grave praticado pelo empregado, implicando a cessão do contrato de trabalho por motivo devidamente evidenciado, de acordo com as hipóteses previstas na lei.
6.2.3 Sistemas 
	O sistema genérico é encontrado nas legislações que autorizam o despedimento do trabalhador sem especificar as hipóteses em que se configura a justa causa. 
No sistema taxativo, o legislador determina exaustivamente quais as hipóteses em que se configura a justa causa. 
O sistema misto compreende uma combinação entre o sistema taxativo e o genérico. A lei determina taxativamente as hipóteses de justa causa, porém em algumas dessas hipóteses, o tipo legal fica bastante amplo, genérico, permitindo o enquadramento de diversas situações em certa especificação da lei. 
6.2.10 CULPA RECÍPROCA 	
É quando o trabalhador e o empregador praticarem ao mesmo tempo falta grave. Nesta hipótese, as reparações devidas ao empregado serão reduzidas em 50%.
6.2.12 HIPOTESES LEGAIS 
Ato de improbidade
Má qualidade, imoralidade, malicia. A improbidade revelar mau caráter, pervesidade, maldade,desonestidade; ímproba é uma pessoa que não é honrada. 
Incontinência de conduta
	Esta ligada ao desregramento do empregado no tocante á vida sexual. São obscenidades praticadas, a libertinagem, a pornografia, que configuram a incontinência de conduta. Caracteriza-se incontinência de conduta quando há assedio sexual de uma pessoa a outra. Que não corresponde a corte, ficando constrangida, por inexistir reciprocidade, evidenciando a falta grave para o despedimento. 
MAU PROCEDIMENTO
	O mau procedimento vem a ser um ato faltoso que não pode ser enquadrado nas demais alíneas do art .482 da CLT. 
NEGOCIAÇÃO HABITUAL
	O art 84 do código comercial já permitia que o preposto fosse dispensado se estivesse fazendo negociações pro conta própria ou alheia sem a permissão do preponente.
CONDENAÇÃO CRIMINAL 
	Para haver justa causa PE preciso que o empregado seja condenado criminalmente com sentença transitada em julgado. Se a sentença ainda estive em fase recursal, não se caracteriza a justa causa.
DESÍDIA 
	O empregado labora como desídia no desempenho de suas funções quando o faz com negligencia, preguiça, má vontade, displicência, desleixo, indolência, omissão, desatenção, indiferença, desinteresse, relaxamento. A desídia também pode ser considerada o conjunto de pequenas faltas, que mostram a omissão do empregado no serviço.
INDISCIPLINA
	Descumprimento de ordens gerais de serviço. 
INSUBORDINAÇÃO
	Esta ligada ao descumprimento de ordens pessoais de serviço especifica. Não são ordens gerais do próprio empregador, mas ordens do chefe, do encarregado, ligadas ao serviço, como o fato de o empregado não fazer serviço que lhe foi determinado no dia.		
7 CESSAO DO CONTRATO DE TRABALHO POR DECISÃO DO EMPREGADO
	O empregado pode deliberar a rescisão do contrato de trabalho: pedindo demissão, na rescisão indireta ou por aposentadoria.
 
PEDIDO DE DEMISSÃO
	Não existe “pedido de demissão” mais comunicação do empregado de que não vai mais trabalhar. O pedido não precisa ser aceito. É ato unilateral. O empregado apenas afirma que não vai mais comparecer ao trabalho. 
DEMISSÃO :
	É o aviso que o empregador com antecedência min30 dias de que não pretende continua a empresa, devendo trabalhar durante o aviso prévio, salvo se for liberado pelo empregador. 
RESCISÃO INDIRETA 
	 A rescisão indireta ou dispensa indireta é a forma de cessão do contrato de trabalho por decisão do empregado em virtude da justa causa praticada pelo empregador .
APOSENTADORIA
	É uma das formas de cessão do contrato de trabalho. Se o empregado continua trabalhando há a formação de um novo contrato de trabalho.
AVISO PRÉVIO 
Conceito:
	É a comunicação que uma parte do contrato deve fazer á outra de que pretende rescindir o referido pacto sem justa causa, de acordo com o prazo prévio previsto em lei, sob pena de pagar indenização substiuitiva. 
A NÃO COMUNICAÇÃO DO AVISO PRÉVIO
Se o empregador não conceder o Aviso Prévio ao trabalhador, terá que pagar o salário correspondente ao prazo do Aviso. 
Se o trabalhador não pré-avisar o patrão, este terá direito a descontar o valor do salário correspondente ao período do Aviso.
Reconsideração do Aviso
Embora o Aviso Prévio seja unilateral, a sua reconsideração é bilateral, tendo que ser aceita pela outra parte.
Prazo para Pagamento das verbas Rescisórias 
	Segundo o Art. 477 § 6º da CLT, os seguintes prazos para pagamento das verbas rescisórias devidas ao trabalhador devem ser observados pelo empregador, sob pena de pagar multa de 1(um) salário (Art. 477 § 8º da CLT):
Se o aviso prévio for trabalhado, o pagamento deverá ocorrer no 1º dia útil após o término do mesmo.
 Se o aviso for indenizado ou houver dispensa do seu cumprimento, o prazo será de até 10 dias após a notificação da dispensa. Isso se aplica, segundo a jurisprudência, ao aviso cumprido em casa.
CAP 24 ESTABILIDADE
	Conceito: A estabilidade a analisar é a jurídica, prevista na legislação, é a estabilidade que impede a dispensa do empregado. Pode ser a estabilidade decorrente de norma coletiva, do regulamento de empresa ou do próprio contrato de trabalho, se as partes assim dispuserem, como ocorre com a estabilidade do menor em época de serviço militar, do empregado as vésperas de sua aposentadoria etc..
	Estabilidade é o direito do empregado de continuar no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, desde que inexista uma causa objetiva a determinar sua despedida.
Classificação:
Constitucional, em que são exemplos a do dirigente sindical, do cipeiro, da grávida;
Legal prevista na legislação ordinária 
Contratual: prevista no contrato de trabalho, no regulamento de empresa, em convenções ou acordos coletivos.

Outros materiais