Buscar

MANDADO DE SEGURANÇA estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MANDADO DE SEGURANÇA
REMÉDIO CONSTITUCIONAL
ESTÁGIO 4-NPJ-CAMPO GRANDE
GRUPO:” FGV NUNCA MAIS”
SUSANA LEONE
CÁTIA FONTES
SANDRA
FERNANDA
THAYANA RAMOS
VINICIUS RAMOS
PRAZO
O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
Pelo novo código, esse prazo correrá em dias úteis, posto ser um prazo processual.
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO
O mandado de segurança é ação de criação eminentemente brasileira inspirada no habeas corpus.
A primeira Constituição brasileira a prever o mandado de segurança foi a de 1934 (artigo 113).
Relativamente ao mandado de segurança coletivo sua inserção no ordenamento jurídico brasileiro ocorreu com a Constituição de 1988 (artigo 5º, inciso LXX):
QUEM PODE IMPETRAR
Art. 5º(...)
LXX – O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
a)    partido político com representação no Congresso Nacional;
b)    organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados”.
REFERÊNCIA
Referências
Vade Mecum, editora Saraiva, edição de 2016, CF/88 Art 5º LXIX
 
BRANCO, Paulo Gustavo Gonet; MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2012.
 
 
BUENO, Cassio Scarpinella. Novo código de processo civil anotado. São Paulo: Saraiva, 2016.
 
COSTA, Hélio Vieira; CERNOV Zênia. Com novo CPC, Judiciário deve autorizar honorários de sucumbência em MS. Disponível em:
Às 10:00http://www.conjur.com.br/2015-ago-26/cpc-justiça-autorizar-honorarios-sucumbencia-ms. Acesso em 16/10/2017 .
 
FEDERAL, Senado. Código penal de 1940. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm. Acessado em 28 de abril de 2016 às 09h40min.
 
FEDERAL, Senado. Lei nº 12.016/2009: Mandado de segurança. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12016.htm. Acessado em 17 de outubro de 2017 às 14h10min.
 
FEDERAL, Supremo Tribunal. Súmula 201 a 300. Disponível 
em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=jurisprudenciaSumula&página=sumula_201_300. Acessado em 16/10/2017 às 11h.
LEITE, Gisele. Mandado de segurança e o CPC/2015. Disponível em: http://giseleleite2.jusbrasil.com.br/artigos/291594601/mandado-de-segurancaeo-cpc-2015. Acessado em 15 de outubro de 2017 às 20h.
Trabalhos publicados, Luma, março de 2016, acesso em http://luma.jusbrasil.com.br/artigos/2601/mandado-de-segurancaeo-jusbrasil
PREVISÃO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
No art.5 no inciso LXIX, trata-se de remédio constitucional e está devidamente regulamentado por norma infraconstitucional.
Mandado de Segurança é garantia fundamental e pela sua natureza visa a proteger de forma preventiva ou repressiva os danos causados aos direitos fundamentais.
É uma ação constitucional de viés civil, independente da natureza do 
do ato impugnado, seja ele administrativo, jurisdicional, criminal, eleitoral ou trabalhista. Possui por escopo a proteção de direito líquidos e certos contra ato de autoridade ou quem exerça funções públicas
 
Lei n.12.016/2009
Conforme o caput do artigo 1. da referida lei em tela, prevê as hipóteses de cabimento do Mandado de Segurança.IN verbis:
ART.1 Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça.
Lei n.12.016	-2009
O direito líquido e certo pode ser compreendido aquele que não exige dilação probatória para ser comprovado, podendo ser demonstrado de plano, mediante prova pré-constituída .
Assim trata de direito perfeitamente determinado, podendo ser exercido prontamente, uma vez que é incontestável.
Lei 12016 2009-art 1
O mandado de segurança pode ser impetrado antes ou depois da prática do ato ou omissão da autoridade que se impugnar.No último caso é o MS preventivo, o que exige a comprovação de risco objetivo e fundado de ilegalidade ou abuso de direito esteja na iminência de ocorrer.
QUEM PODE IMPETRAR O MANDADO DE SEGURANÇA
A lei admite que o mandado de segurança possa ser impetrado tanto por pessoa física, como pessoa jurídica que busque a proteção de seu direito líquido e certo.
Admite o ajuizamento de Mandato de segurança por terceiros na hipótese em que o titular do direito originário não faça em tempo hábil. O referido dispositivo legal dá ao titular prazo de 30 (Trinta)dias para impetrar o mandamus. 
A PETIÇÃO
A petição inicial do mandado de segurança deve atender os mesmos requisitos dos arts.319 e 320, que não foram alteradas pelo novo CPC, devendo ser apresentada em 2 (duas) vias com os documentos que instruírem a primeira reproduzidos na segunda e indicará, além da autoridade coatora, a pessoa jurídica que esta integra, à qual se acha vinculada ou da qual exerce atribuições.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando