Buscar

Avaliando Aprendizado Ciência Política


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704039587)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diferentemente de Aristóteles, Hobbes compreendeu que o homem não é naturalmente um animal político, que se move na direção de sua realização na sociedade. Ao contrário, a cidade não é natural, mas artificial e decorre de uma racionalidade instrumental para afastar prejuízos e obter benefícios. A tese hobbesiana sobre a natureza humana destacou que:
		
	 
	O homem é egoísta e visa primeiramente o próprio benefício;
	
	O homem é um ser político por natureza e a cidade é o seu lugar natural.
	
	O homem é um animal racional que tem desejo de conhecer.
	
	O homem é livre na natureza, mas se corrompe na sociedade civil;
	
	O homem busca o pacto social para sua autorrealização como ser autônomo;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703958002)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Thomas Hobbes afirma no Leviatã que a condição natural da humanidade é o que acarreta a "guerra de todos contra todos". O mecanismo dessa guerra tem como ponto de partida a igualdade natural de todos os homens. Cada um vive constantemente temeroso de que o outro venha tomar-lhe os bens ou causar-lhe algum mal, pois todos são capazes disso. Esse temor gera um estado de desconfiança, que leva os homens a agredir antes de serem agredidos. Neste ponto interfere a razão humana e se estabelece a vida em sociedade, cuja existência depende:
		
	
	de uma monarquia parlamentarista;
	
	de um poder invisível que limita e obriga a seguir os princípios da natureza.
	
	de um poder sobrenatural e mitológico.
	
	de uma autoridade democrática;
	 
	de um poder visível que limite e obrigue;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704039589)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito aos elementos constitutivos do Estado, a opção correta é:
		
	
	Os estrangeiros e apátridas gozam, em termos gerais, de um estatuto jurídico distinto dos cidadãos do Estado e, em regra, gozam de direitos políticos;
	
	A população é um conceito jurídico e representa somente o conjunto de nacionais ou súditos residentes no território nacional.
	
	O povo, em seu sentido sociológico refere-se ao corpo de eleitores de um Estado;
	
	Todas asa alternativas estão corretas.
	 
	O povo, em sentido jurídico, representa o conjunto de pessoas ligadas ao Estado pelo vínculo jurídico da nacionalidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703526862)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	I Tal pacto simplesmente ratifica as condições de vida dos homens previamente existentes no estado de natureza, configurando-se, na verdade, como um pacto de consentimento. II Ele se constitui em um acordo passível de reversão no caso do soberano (fosse um monarca ou uma assembléia) não atuar no sentido de garantir todo um conjunto de direitos inalienáveis de que os homens desfrutam, segundo Hobbes, no estado de natureza. III Em Hobbes, os homens firmam entre si um PACTO DE SUBMISSÃO, através do qual transferem a um único homem ou a uma assembléia a força coercitiva da comunidade, trocando voluntariamente a LIBERDADE pela SEGURANÇA do Estado-Leviatã. Após analisar cada uma das afirmativas acima,assinale a afirmativa correta:
		
	
	As afirmativas I,II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está certa.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703393121)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Três razões fazem ver que este governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio... A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais a conservação do Estado... A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais..." ANDERSON, Perry. Linhagens do estado absolutista. São Paulo, Brasiliense, 1985. p. 18. Segundo Perry Anderson, um dos maiores estudiosos do absolutismo Ocidental, este era apenas um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional...Visando a dominação ideológica, foram criadas inúmeras teorias, cujo objetivo era justificar o poder centralizado dos reis, na formação dos Estados Modernos. Correlacionando os principais teóricos do Absolutismo às suas idéias, 1) Thomas Hobbes e H. Grotius ( ) "o trono real não é o trono de um homem, mas do próprio Deus...". 2) Nicolau Maquiavel ( ) "o Príncipe não deve se importar com se expor à infâmia dos vícios, sem os quais seria difícil salvar o poder...". 3) Jean Bodin e Jacques Bossuet ( ) um governo deve ser forte, para que a paz e a ordem sejam mantidas, evitando assim que o homem se torne "Lobo do Próprio Homem". A opção correta é:
		
	
	2, 3, 1.
	 
	3, 2, 1.
	
	3, 1, 2.
	
	1, 2, 3.
	
	1, 3, 2.