Buscar

1 Estudo Dirigido aos Alunos de FARMCIA (2017 01)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 – O que são antígenos? É toda espécie molecular de origem biológica isolada ou constituída por células, vírus, que quando introduzido em um organismo vertebrado é capaz de produzir uma resposta imune.
2 - Nosso corpo é constituído por duas classes de órgãos linfóides, os primários ou geradores e órgãos linfóides secundários ou periféricos. Cite os órgãos linfóides pertencentes a cada classe. 
Órgão linfoide primário ou geradores: medula óssea e timo.
Órgão linfoide secundário ou periférico: baço, linfonodos e sistema linfático.
3 - Sistema imune é constituído por vários tipos celulares. Cite três tipos de células maduras que podem ser encontradas no nosso sangue e descreva duas funções dessas células. 
Plaquetas:-agregação/barreira;-liberação de substâncias quimiotáticas e liberação de substâncias vasoativas.
Macrófago: -fagocitose; -liberação de substâncias quimiotáticas; liberação de substâncias microbicidas, apresentação de antígeno para linfócito T e reparo tissular (cicatrização) 
Neutrófilo:- fagocitose; - substâncias microbicidas e causam injúria tissular em inflamações.
4 - Defina o que é Imunidade Inata e Descreva quais são os componentes da Imunidade Inata.
Imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo, com qual ele já nasce. Os componentes da imunidade inata são: barreiras: pele, epitélio da mucosa
Células: Macrófagos, neutrófilos e fagócitos
Sistema complemento: proteínas e células NK
5 - Relembrando os conhecimentos sobre o “Sistema Complemento”, nas aulas de Imunidade Inata e Sistema Complemento. Defina o que é o sistema complemento e cite as três principais vias de ativação do complemento.
Consiste em varias proteínas séricas que são ativadas pelos organismos e promove destruição destes.
Via clássica: fase inicial: é ativada por um anticorpo na superfície celular bacteriana que vai se ligar a C1(proteína liberada). A C1 vai se ligar a C2a que veio da quebra da C2, formando C2a e C2b que vai para a circulação. A próxima proteína a se ligar na superfície junto ao anticorpo que também se divide é a C4, aonde a C4b se liga e a C4a vai para a circulação e causa a inflamação. Esses 3 anticorpos formam a enzima C3 convertase se quebrando (C3b-liga, C3a-circulação, inflamação)formando a enzima C5 convertase que quebra a proteína C5(C5b-liga, C5a- circulação, inflamação) torna o complexo: anticorpo: C1-C2a-C4b-C3b-C5b
Fase tardia: se ligam formando o complexo de ataque a membrana de microrganismo infectado (MAC) complexo+C6C7C8C9, não se quebram.
Via alternativa: fase inicial: Só ocorre por falta da via clássica. A proteína C3 se quebra espontaneamente (C3b-liga, C3a-inflamação), e se liga a uma molécula de água chamado Bb formando a enzima C3 convertase em maior quantidade quebrando a C3 novamente em C3-liga e C3a inflamação. Essas proteínas formam a enzima C5 convertase que é liberada para a proteína C5 (C5b-liga, C5a-inflamação). Torna o complexo: C3bBbC3bC5b
Fase tardia: complexo+C6C7C8C9-MAC
Via lectina: fase inicial: geração de C5 convertase leva ao inicio, formando após a quebra em (C5a-inflamação e C5b-liga ao complexo MAC). É formado após a ativação de C5,C6,C7,C8 e C9.
6 - De maneira geral cite três funções importantes do sistema complemento na resposta imune. 
1-Opsonização: sinalização para a fagocitose;
2- Complexo MAC: faz a lise entre o meio interno e externo;
3- Remoção de imunocomplexos.
7 - Explique a diferença entre a fase inicial de ativação de complemento entre a “via clássica” e “alternativa”.
Via clássica: inicia com o anticorpo e libera a C1, a enzima C3 é produzida apena 1 vez e precisa da enzima C3 convertase para se quebrar.
Via alternativa: A proteína C3 se quebra espontaneamente e se liga a uma molécula de água chamado Bb formando a enzima C3 convertase em maior quantidade quebrando a C3 novamente. Essas proteínas formam a enzima C5 convertase que é liberada para a proteína C5 .
8 - Explique as diferenças entre a Imunidade Inata e a Imunidade Adaptativa em relação às características de Especificidade, Diversidade, Memória, Tolerância e os Componentes (Barreiras Físicas e Químicas), Proteínas do Sangue e Células).
Imunidade inata: Especificidade: microrganismos; Diversidade: limitada; Memória: não possui; Tolerância: possui; Componentes (Barreiras Físicas e Químicas): pele, epitélio das mucosas; Proteínas do Sangue: Complemento e Células:NK
Imunidade adaptativa: Especificidade: antígenos microbianos; Diversidade: muito grande; Memória: possui; Tolerância; possui; Componentes (Barreiras Físicas e Químicas):linfócitos nos epitélios; Proteínas do Sangue: anticorpos e Células: linfócitos T e B.
9 - Cite três aplicações úteis da tipificação do HLA (Aplicações do Reconhecimento do Polimorfismo do MHC). 
– identidade molecular; - medicina forense; - transplantes.
10 – O que significa opsonização? Processo que facilita a ação do sistema
Opsonização é um processo pelo qual as proteínas opsoninas ligam-se à superfície de bactérias ou outros patógenos facilitando o seu reconhecimento por receptores específicos de opsoninas sobre a superfície do fagócito ajudando assim a digestão dos mesmos pelos neutrófilos.
11 – A atividade excessiva, alterações sutis ou atividade insuficiente do sistema complemento podem resultar em problemas de saúde, ou seja, doenças
Atividade excessiva: infecções bacterianas e fungicas; artrite reumatoide; esclerose múltipla.
Alterações sutis: doença nos olhos
Atividade insuficiente: lupus
12 – De maneira geral cite três funções importantes do sistema complemento na resposta imune. 
-ativação da inflamação;-formação de opsoninas;-lise da célula alvo.
13 – Lembrando os conhecimentos de MHC, cite as três classes de MHC descritas no genoma humano, mas precisamente no cromossomo 6. 
Classe I: heterodímero não covalentemente ligado composto de uma cadeia α organizada em três domínios (α1,α2,α3), e um polipeptídeo mais curto, β2-microglobulina (não codificada no MHC). A fenda de ligação com o peptídeo antigênico é formada por α1 e α2 enquanto α3 interage com CD8. Sua cadeia α codificada pelos genes HLA-A, B e C;
Classe II: heterodímero formado por polipeptídeos α e β que se assemelham no tamanho. Suas regiões extracelulares formam os domínios α1,α2, e β1,β2. α1e β1 ligam ag, e β2 o CD4. As cadeias α e β codificadas por HLA- DP, DQ e DR. 
Classe III: codifica componentes do sistema complemento assim como TNF, linfotoxinaβ, entre outros. 
14 – Qual é a função do complexo principal de histocompatibilidade (MHC)? 
O sistema imune adquirido dirige-se principalmente contra antígenos peptídicos que formam complexos com proteínas do MHC. Isso porque o TCR (receptor de linfócitos T) não reconhece antígenos livres, mas porções proteicas não covalentemente ligadas a produtos dos referidos genes.
15 – Existem três fragmentos de proteínas do sistema do complemento que funcionam também como “anafilotoxinas” e estimulam respostas inflamatórias. Descreva três características dessas proteínas, que são importantes para as respostas inflamatórias. –auto permeabilidade do vaso; - induz moléculas desconhecidas e -aumento da contração do musculo liso.
16 – O que são anticorpos? 
Os anticorpos, também conhecidos como imunoglobulinas, são glicoproteínas sintetizadas pelos linfócitos B, utilizadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar os antígenos.
17 – Quais são as funções efetoras dos anticorpos?
-Anticorpo de Membrana como receptor de linfócito B; - Neutralização do antígeno; - Ativação do complemento por IgG ou IgM; - Opsonização e - Citotoxidade mediada por células dependente de anticorpo 
18 – Cite as classes de imunoglobulinas e suas funções.
Classes de Imunoglobulinas (Ig) 
Classe IgG (Gestação) É a IgG mais abundante no plasma e na linfa. 70-80%: Facilita a fagocitose, confere proteção contra bactérias, vírus e toxinas. Protege o FETO ao atravessar a placenta, caso único nas Ig. 
IgA (Aleitamento): Secreções (leite,gástricas, muco, saliva, lágrimas) sangue, linfa. O principal papel da IgA é proteger o organismo da invasão viral ou bacteriana através das MUCOSAS . 
IgM Plasma. É o primeiro anticorpo a surgir após a exposição a um antígeno. 
IgD Superfície de Linfócitos B, sangue, linfa. Funciona principalmente como um receptor de antígeno nas células B. 
IgE (Exterior) Surge nos mastócitos presentes nos tecidos… Modela a libertação de substâncias ( histamina ) que podem desencadear REACÇÕES ALÉRGICAS , atua contra protozoários parasitas.

Outros materiais