Buscar

Atividade Estruturada de Psicologia Aplicada ao Direito

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada de Psicologia Aplicada ao Direito
Professora: Sandra Brandão
Acadêmico: Ananda Silva Miranda 
Matricula: 20130134756-6
Turma :3003 Sala: C 403 Curso: Direito 1 Período
A Construção da Família Contemporânea 
Questões sobre o texto:
1) Segundo a autora, quando é indicada a crise da família?
Segundo a autora, a crise na família começa quando há uma sobrecarga na capacidade de cumprir todas as demandas impostas, que seria amar,educar,preparar para o trabalho e a vida e ainda procurar manter a harmonia dentro de casa. 
2) A posição dos pais em relação aos filhos,atualmente,sofreu modificações. De que forma elas são escritas pela autora?
Com o passar do tempo, passa a ocorrer uma inversão dos papéis, quando os pais querem apenas dividir os bons momentos com os filhos, ou seja, joga a responsabilidade da educação para as instituições de ensino, eles não querem ser vistos como autoritários, repressores, caretas lembrando que isso faz parte sim de um desenvolvimento saudável, pois sabemos que as crianças precisam também de limites. Uma relação sem limites sem regras traz uma “perfeição” que nada verdade não corresponde a verdadeira realidade das famílias.
3) A mídia desenvolve um papel importante para crianças e adolescentes, segundo a autora. Cite alguns exemplos que justificam essa afirmativa.
Hoje em dia os pais estão muito ausente dentro de casa, e isso faz com que as crianças e adolescentes fiquem entreguem a Tv,acabando sendo “educadas” pela mídia, assim o seu desenvolvimento não é pautado em valores familiares, não se aponta com isso para uma ausência de valores e sim para uma formação pautada em valores de mercado ou seja na formação de pequenos consumidores e a mídia que é a maior entrada entre crianças e jovens, sabe disso e lucra jogando a culpa e o medo dos pais em seus comerciais vendendo produtos.
4) Quais as consequências do trabalho feminino para a família comteporânea,de acordo com o texto?
O fato das mulheres se afastarem de seu posto “dona de casa”, é tido como uma degradação moral, ocasionada pela exploração capitalista, esses papéis, essa visão da mulher e em especial as consequências da maternidade acabam influenciando a forma como a mulher se coloca no mercado de trabalho, a forma como os patrões e os homens em geral vão tratar as mulheres, essa visão vai influenciar tanto nas oportunidades de acesso ao emprego no tipo de trabalho, como nas condições em que se desenvolve o trabalho.
Atividade Estruturada de Psicologia Aplicada ao Direito
Professora: Sandra Brandão
Acadêmico: Ananda Silva Miranda 
Matricula: 20130134756-6
Turma :3003 Sala: C 403 Curso: Direito 1 Período
Psicologia da Tirania
Questões sobre o texto:
1)Destacar os comportamentos autoritários e brutais na formação dos grupos.
Comportamentos autoritários e brutais dependem da personalidade e da organização social, grupos não suprimem valores e crenças pessoais, mas tendem acirrar características individuais. Os comportamentos autoritários ocorrem quando pessoas são colocadas em grupos, e só se unem se os processos tiverem sentidos para elas, caso contrário se torna brutais: Quando um grupo com valores sociais opressivos obtém sucesso e quando grupos que tentam introduzir valores humanos e sociais democráticos não são bem sucedidos. É como se um sistema social entrasse em colapso.
2)Destacar cada experimento e fazer uma análise.
O experimento do prisioneiro realizado pela BBC.
Nosso primeiro desafio foi desenvolver procedimentos éticos para garantir que, apesar de sua intensidade, o estudo não causaria mal a seus participantes. Instituímos uma série de medidas de proteção, apoio psicológico em tempo integral e uma equipe de ética. Segundo as conclusões do relatório da equipe, mostramos que é possível conduzir estudos de campo dinâmicos com balizamento ético.
Como no experimento de Stanford, o da BBC dividiu aleatoriamente guardas e prisioneiros em um ambiente construído especialmente para isso. O cenário era uma prisão, mas nosso objetivo era representar uma classe mais ampla de instituições - escritório ou escola - em que um grupo tem mais poder e privilégio que o outro. Acompanhamos o comportamento dos participantes através de câmeras escondidas e monitoramos seu estado psicológico com testes diários. 
O bem-estar de cada um foi medido pela quantidade de cortisol - um indicador de stress - coletado da saliva.
Os resultados confirmaram as previsões. Inicialmente, eles eram submissos e trabalhava duro para melhorar sua situação. Passaram a se identificar como grupo e pararam de cooperar com os guardas apenas quando ficaram sabendo que continuariam a serem prisioneiros apesar de todo e qualquer esforço. Mais importante essa identidade compartilhada levou a uma melhor organização, eficiência e bem-estar psicológico. À medida que o experimento avançava,
os prisioneiros se tornavam mais confiantes.
Professora: Sandra Brandão
Acadêmico: Ananda Silva Miranda 
Matricula: 20130134756-6
Turma :3003 Sala: C 403 Curso: Direito 1 Período
ATIVIDADE ESTRUTURADA
PERSONALIDADE
Belém-Pa
2013

Continue navegando