Buscar

Relatorio Estagio Rita de Cassia

Prévia do material em texto

Introdução
O Estagio é uma etapa fundamental para o processo de qualificação do aluno, nele ele ira promover a relação da teoria estudada com a pratica esta observação e fundamental para sua formação. 
Sabe-se que para educar, necessitamos de um suporte que vá além dos significados e conteúdos de diferentes disciplinas. Isso só será possível realmente se a profissão de educar e ensinar estiverem de acordo com atitudes éticas abertas à ação e a reflexão sobre o que realizamos no nosso dia a dia na escola.
Para responder as novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática as novas necessidades e expectativas da educação, inclusive da Educação Infantil. Atualmente as pessoas necessitam de habilidades, recursos e estratégias para aprender com autonomia, então a educação não deve mais se fundamentar na simples repetição de respostas, mas na formulação e construção de perguntas e conhecimentos. 
 2. Desenvolvimento 
2.1 Estrutura 
A escola na qual foi realizado o Estágio de observação com duração de 75 horas, chama-se Escola Municipal de Educação Infantil Professora Sebastiana de Almeida Cruz de Oliveira , que está situada na Rua Paulo Tapajós n° .210 bairro Itaim Paulista no município de São Paulo estado do SP ,foi criada no dia dezenove de agosto do ano de mil novecentos e noventa e seis, contanto na época com duas salas apenas, porém a unidade hoje conta com 7 salas e 14 classes comportando um total de quatrocentos e oitenta alunos. Contendo um quadro de vinte e sete professores, doze agentes de apoio, dois ATE e três membros da Equipe gestora que conta com o Diretor, Assistente de Direção e Coordenadora Pedagógica. Como todas as escolas da rede municipal de ensino esta unidade tem a merenda terceirizada com quadro funcionárias, a limpeza terceirizada com sete funcionárias e a vigilância terceirizada que não tendo um número definido de funcionários. O horário de funcionamento de desta unidade é das 07h00 às 19h00 funcionando em dois turnos para o aluno e três para os professores,. O primeiro turno é das 07h00 às 13h00 e o segundo das 13h00 às 19h00. Enquanto os professores fazem três turnos das 07h00 às 11h00, das 11h00 às 15h00 e das 15h00 às 19h00.
A dependências desta EMEI é completamente acessível, com rampa na entrada e elevador para acessar seu dois andares superiores. Conta com sala de informática, brinquedoteca, solário, biblioteca/ sala de vídeo, um amplo refeitório. Na parte externa tem um playground e uma área de convivência.
No ambiente interno as salas são equipadas com mesas, cadeiras, armários. Cada sala tem uma faixa de 34 alunos. Os materiais Pedagógicos são cedidos pela prefeitura de São Paulo considerado pelas professoras de péssima qualidade, com a ajuda dos pais dos alunos elas conseguiram arrecadar matérias escolares para ajudar no desenvolvimento deles. 
No bairro onde a escola esta localizada é um conjunto habitacional Jardim Encosta Norte este bairro foi inaugurado a vinte seis anos suas ruas são todas asfaltadas com agua encanada e esgoto há bares, mercados, uma escola de Ensino Fundamental e uma de Educação Infantil, não há posto de saúde ( mas outro bairro atende ), igrejas, este por ser considerado violento o Governo do estado de São Paulo disponibilizou uma Fabrica de Cultura , para assim evitar crianças nas ruas.
O Projeto Político Pedagógico é um documento elaborado pela comunidade escolar e contém os compromissos da escola nas áreas pedagógicas e administrativas, a fim de garantir um ensino de qualidade. É um instrumento norteador das práticas educativas, desenvolvidas na escola, expressa seus valores e crenças em termos de, a educação, conhecimentos e currículo. Varias veze solicitei o PPP coordenadora alegava que ele estava desorganizado e iria arruma-lo porem até o momento ela não organizou o Projeto Politico Pedagógico
EMEI Professora Sebastiana A. C. de Oliveira 
 
Refeitório e Sala de Aula 
2.2 Ações Pedagógicas
2.3 Professor
A Professora da EMEI se chama Jucimara em uma conversa ela mencionou que esta na rede da Prefeitura a 27 anos a 29 formada em Pedagogia.
No Estagio observei que a personalidade da docente e extremamente forte, autoritária e não demostra afetividade, em todo o momento grita , não busca interação com seus alunos impõe submissão ,na maioria das vezes ela não segue um plano de aula simplesmente executa oque esta na linha do tempo que a escola disponibiliza , um exemplo terça feira dia de ir para o Cinema , quarta feira dia de ir para Solário , neste momento ela cumpre esta tarefa e quando os alunos voltam para sala ela tem o costume de dar livros para eles folhearem e massinha para assim passar o tempo , as crianças que tem faixa etária de 4 anos estão sempre sentados , ela permite que eles levantem da cadeira, ela não pratica a autonomia e o (Brasil,1998,p.21) diz:
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
O relacionamento com os colegas de trabalho e tranquilo. Em uma conversa que tive com a professora, depois que as crianças foram para casa, ela me falou que está bastante preocupada com a turma, pois é uma turma muito grande, as crianças têm muitos problemas em casa, ela detectou problemas sérios de aprendizagem entre os alunos e até agora não conseguiu trabalhar muito o pedagógico. Ela relata que a maioria das crianças vieram das CEI ( Centro de Educação Infantil ) e está sendo difícil a adaptação e a EMEI aceita alunos de Inclusão e para ela esta sendo difícil pois este dois alunos sequer tem laudo , assim sua aula fica mais estressante, porem ela afirma que o único apoio e ajuda vem apenas de uma expectora de alunos que a auxilia em sala de aula. 
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA 1988 fala diz: 
Prevê o pleno desenvolvimento dos cidadãos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; garante o direito à escola para todos; e coloca como princípio para a Educação o "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um".
Nos dias que foi realizado as observações, a professora trabalha as atividades proposta pela coordenação, ela faz relatório diários, anotações ,tira fotos, relatando se os alunos foram participativos, faz um relato diário dos acontecimentos em sala de aula .
2.4 Aluno
A sala no qual foi realizado o estagio tem 34 alunos sendo 19 meninas e 15 meninos a faixa etária e de 3 e 4 anos estes são bem levados , agitados , brigam a professora sempre em tom de ameaça registra com fotos para falar na reunião de pais , a docente sempre usa o tom de autoridade , fala bem alto com isso eles se acalmam temporariamente , observei que esta atitude da professora e frequente e sempre tentando mantê-los sentados. De acordo com Almeida & Casarin :
Com a intenção de aproximar o aluno da escola e mantê-lo motivado neste ambiente , deve se utilizar recursos que diversifiquem a pratica pedagógica buscando tornar o espaço da sala de aula aconchegante , divertido , descontraído propiciando o aprender dentro de uma visão lúdica , criando um vinculo de aproximação único entre o professor e o aluno ( Almeida & Casarin , 2002 , s/p ).
2.5 Atividade 
Foi realizado uma atividade referente a pascoa . A professora fez uma roda de conversa ,falando do sentido da pascoa , neste momento vários alunos ficaram bagunçando e tirando a atenção dos outros no entanto a professora retirou este da roda e continuou a historia .Em seguida ela distribuiu as folhinhas : Leve o coelhinho ate os ovinhos . Incentivando assim a coordenação motora dos alunos .Eles foram participativos neste momento ela distribuiu a faixinha com os nomes dos discente e ele copiaram nesta atividade .
3.Entrevista
A entrevista não foi realizada devido a paralização dos professores do Estado de São Paulo até o momento a docente se encontra de greve.
4. Conclusão 
Este estágio foi o que mais exigiu de mim e o mais desafiador. Por ser uma turma muito grande e com idades que variam de 3 e 4 anos, com muitas diferenças entre si, a tarefa de ensinar fica muito mais complexa, exigindo do educador um esforço realmente grande para dar conta do recado.
As crianças exigem muita atenção, a professora precisa estar muito atenta, por causa das agressões que acontecem entre elas. A maioria das crianças vem de um meio bastante violento e isso se reflete dentro da sala de aula, apesar da pouca idade dos alunos. Além disso, a grande maioria não teve ainda acesso a livros e os pais são pouco instruídos e alguns ainda acham que a Educação Infantil é só para as crianças brincarem e serem cuidadas enquanto eles trabalham. . Acho mesmo que todo o estudante de Pedagogia deveria estagiar em turmas assim, para conhecer realmente todos os lados da educação, principalmente no que se refere à educação dos menos favorecidos, onde os desafios realmente são maiores.
Mesmo assim foi tudo muito válido.
Queria mesmo já estar formada e ter a oportunidade de trabalhar com uma turma assim e fazer o melhor possível e dar o melhor de mim, através de um bom planejamento. Mostrar as crianças que outro mundo é possível. Ministrar aulas vivas e alegres, onde também desse a eles um momento para brincar e ser feliz para que aprendessem, mudassem seu mundo, melhorassem suas vidas e fossem pessoas felizes e realizados. Sei que isso não se faz só na Educação Infantil, mas acredito que é nessa fase que a sala de aula pode tornar-se um ponto de partida, onde as crianças sejam envolvidas na construção de uma sociedade mais justa e de uma vida digna para todos.
5. Referencias 
Almeida , Damiana ; Casarin Melânia . A Importância do brincar para a construção do conhecimento na Educação Infantil . Revista do Centro de Educação N° 19
Referencial Curricular para a Educação Infantil. Introdução. Disponível em: 
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Volume 1. Acesso em 31 de maio de 2014.

Continue navegando