Buscar

Comunicação e Informação nas Empresas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Realize a leitura do trecho abaixo:
 O processo de comunicação, apesar de ser complexo, possui relevância fundamental nas organizações contemporâneas. Dentro de uma empresa a comunicação está inserida no desenvolvimento das atividades, sendo necessária no planejamento, implementação e avaliação de cada atividade. Por isso a comunicação nas organizações pode ser observada em diferentes níveis: intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico. Em relação aos níveis de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I Na comunicação intrapessoal o emissor e receptor da mensagem são a mesma pessoa. Ela ocorre no íntimo de indivíduo, ou seja, é subjetiva. Para que o indivíduo tenha boa convivência com os demais colegas no ambiente de trabalho ele deve compreender que a comunicação intrapessoal é um processo de reflexão e discussão interior que dará embasamento a este indivíduo para melhor lidar com as ações e comportamentos.
II A comunicação interpessoal engloba a comunicação direta entre com uma ou mais pessoas. Tem-se a análise da comunicação entre os indivíduos, as intenções e expectativas diante das demais pessoas envolvidas. Neste tipo de comunicação também é possível perceber como as pessoas se afetam mutuamente.
III A comunicação organizacional trata do uso do computador e da internet para que ocorra a interação entre o indivíduo com as demais pessoas que estão fora da organização que este indivíduo atua profissionalmente. Por meio da comunicação organizacional tem-se a internet como base para o plano de comunicação da empresa.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	A	
I, apenas.
	B	
II, apenas.
	C	
III, apenas.
	D	
I e II, apenas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “D”. Através da compreensão do conteúdo do tema 01 da rota da aula 02 (intervalo entre as páginas 07 até 10) observa-se que:
I CORRETA – A comunicação intrapessoal é um processo fundamental que exerce fortes influências nas atitudes e comportamentos dos indivíduos. Engloba a ideia da comunicação consigo mesmo. O indivíduo poderá se conscientizar dos seus diálogos interiores, intervindo neles quando necessário. Quando o indivíduo se comunica consigo mesmo ele tem a possibilidade de perceber a si mesmo e aos outros.
II CORRETA – A comunicação interpessoal ocorre entre as pessoas. É importante que o indivíduo consiga se expressar às demais pessoas. Neste nível de comunicação se analisa como as pessoas se afetam mutuamente, regulam-se e controlam uns aos outros.
III – INCORRETA – Na comunicação organizacional tem-se o envolvimento dos grupos, ou seja, como as pessoas ligam-se e formam uma rede em função da comunicação, privilegiando a sintonia entre os colaboradores. Não se pode afirmar que a comunicação organizacional restringe-se ao uso da internet e inclui apenas o contato entre o profissional com os indivíduos fora da organização mas também de dentro da organização.
	E	II e III, apenas.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto empresarial, saber diferenciar e utilizar dados e informações pode se tornar uma fonte de vantagem competitiva para aquelas empresas que conseguirem desenvolver tais atividades. Neste contexto, com relação aos dados e informações no ambiente empresarial, leia as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso e na sequência assinale a alternativa correta:
 ( ) Dados são elementos que possuem contexto e significado, o que lhes confere relevância e finalidade.
( ) Quanto maior for o potencial de uma informação de afetar o negócio da empresa, maior será o seu valor.
( ) As informações críticas são aquelas que confrontam as informações tradicionalmente usadas dentro das organizações.
( ) No processo decisório é imprescindível que seu usem informações de qualidade, garantindo decisões mais adequadas para cada momento.
( ) A relevância das informações indica o grau de confiança na fonte produtora da informação que será utilizada dentro da organização.
Nota: 20.0
	A	
F; V; F; V; F;
Você acertou!
sequencia correta F; V; F; V; F;
Justificativa:
Afirmativa I – Falsa: Dados são simples observações, registros de coisas. Já a informação possui contexto e significado e tem relevância e finalidade (ELEUTÉRIO, 2015, p. 31).
Afirmativa II – Verdadeira: Quanto maior for o potencial de uma informação de afetar o negócio da empresa, maior será o seu valor (ELEUTÉRIO, 2015, p. 34).
Afirmativa III – Falsa: Informação crítica é aquela que garante a sobrevivência da organização, como os indicadores financeiros (ELEUTÉRIO, 2015, p. 35).
Afirmativa IV – Verdadeira: Boas informações permitem identificar necessidades e criar eficiência no dia a dia das empresas, pois o processo decisório necessita de informações de qualidade (ELEUTÉRIO, 2015, p. 35).
Afirmativa V – Falsa: A confiabilidade indica o grau de confiança na fonte produtora da informação que será utilizada dentro da organização, e não a relevância, que se refere à importância da informação para a tomada de decisão.
	B	
F; V; V; F; V;
	C	
F; F; V; V; V;
	D	
V; F; V; F; V;
	E	V; F; F; V; V.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores (LAUDON; LOUDON, 2010 e ABREU; RESENDE, 2013). Na tabela abaixo são apresentados os níveis funcionais da gestão e os tipos de decisões tomadas em cada um deles.Agora, analise as informações constantes na tabela abaixo e em seguida enumere os itens da coluna da direita (tipos de decisão), de acordo com os níveis apresentados na coluna da Esquerda (Nível Funcional), na sequência assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 20.0
	A	
2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
	B	
3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	C	
2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	D	
3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
sequência correta:3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores. No nível operacional, são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato. No nível tático ou gerencial as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos. No nível estratégico, os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas (Aula 01, p. 3­4).
1 Nível operacional
(3 ) acontecem, por exemplo, quando a diretoria executiva decide fazer a aquisição de uma concorrente, ou se inserir em um novo mercado.
2 Nível tático ou gerencial
(1 ) ocorrem, por exemplo, quando um gerente de produção resolve substituir um equipamento que vem apresentando níveis de falha acima da média.
3 Nível estratégico
( 2) ocorrem, por exemplo, quando um gerente de marketing decide lançar uma campanha para a promoção de uma nova linha de produtos.
 
(3 ) os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas quem impactam os rumos da organização em longo prazo.
 
(1 ) são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato.
 
(2 ) as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos.
 
	E	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto abaixo:
“Guerras Robóticas: Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas
Robôs prometem menos trauma para os pacientes e recuperações mais rápidas, embora ainda precisem ser testados em estudos clínicos definitivos.
 As principais empresas de tecnologia médica do mundo estão se voltando para o desenvolvimento de robôs para ajudar
nas complexas cirurgias de joelho, prometendo procedimentos mais rápidos e resultados melhores em operações que frequentemente deixam os pacientes insatisfeitos.
 A demanda por articulações artificiais está crescendo rapidamente, com a geração do pós-Segunda Guerra sofrendo com o desgaste de joelhos e quadris. Mas nos últimos 15 anos as empresas não conseguiram atingir um avanço tecnológico que permita conquistar uma parcela significativa de mercado.
 A Stryker, sediada nos EUA, e a britânica Smith & Nephew acreditam que isto está presentes a mudar, com os robôs se apresentando como um avanço.
 Os robôs devem significar menos trauma para os pacientes e recuperações mais rápidas, embora ainda precisem ser testados em estudos clínicos definitivos.
 Fares Haddad, um cirurgião consultor nos hospitais da University College de Londres, é um dos primeiros no Reino unido a utilizar os novos robôs e tem ficado impressionado. No entanto, ele concorda que os planos de saúde precisam de dados conclusivos para provar que valem o investimento, que pode ser de até 1 milhão de dólares para cada robô”.
Fonte: Reuters. Guerras Robóticas: Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas. 07jul2017. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/guerras-roboticas-cirurgia-de-joelho-e-novo-campo-de-batalha-para-empresas.ghtml. Acesso em 09/07/2017. (Trecho do artigo).
Assinale a alternativa que indica corretamente a função de linguagem que predomina no texto “Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas”, destacado na questão:
Nota: 20.0
	A	
Emotiva.
	B	
Fática.
	C	
Denotativa.
Você acertou!
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “C”. Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 01 (intervalo entre as páginas 26 e 29) observa-se que a função de linguagem que predomina no texto “Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas” é a denotativa (também chamada de referencial). É a linguagem utilizada geralmente nas reportagens, cujo objetivo é expor as informações, sem envolvimento com quem a produziu o vai ler. A linguagem é direta, impessoal, sem juízo de valor, não empregando vocábulos em sentido figurado para evitar duplicidade de interpretações do leitor.
	D	
Poética.
	E	
Conativa.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre o histórico da comunicação organizacional.
Podemos dizer que, desde que as civilizações humanas estruturaram empresas e outros tipos de organizações profissionais, houve comunicação entre as pessoas que faziam parte dessas estruturas. Afinal, comunicar­se é condição fundamental para o ser humano.
Traçar um apanhado histórico de documentos que podem ser enquadrados como comunicação organizacional é tarefa complexa. No entanto, do ponto de vista do que se convencionou chamar de Relações Públicas podemos considerar como marco:
Nota: 20.0
	A	No século IV a.C., quando Aristóteles descreveu a ação comunicacional em A Retórica.
	B	A eclosão da Primeira Guerra Mundial, com as discussões sobre estratégia.
	C	A proliferação dos regimes de ultradireita na Europa e no Brasil, que utilizavam a propaganda oficial para manipular o povo.
	D	A contratação de um escritor, no século XVIII, para traçar estratégias de comunicação para a emancipação dos EUA.
Você acertou!
Muito embora todos os tópicos levantados remetam a questões de comunicação, é o penúltimo tópico, portanto a alternativa "D", que cita o mais antigo trabalho considerado propriamente de Relações Públicas ou comunicação Organizacional, conforme está descrito no texto anterior (Aula 01, p. 6).
	E	A contratação de um designer, no século XIII, para traçar estratégias para a emancipação da Inglaterra.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais