Buscar

imunologia da doença periodontal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Imunologia da doença periodontal
Diferencie gengivite de periodontite.
 R: Gengivite é a inflamação da gengiva ocasionada pelo excesso de biofilme dental, apresentando alterações estruturas do epitélio juncional e na matriz do tecido conjuntivo. Periodontite: é o avanço da lesão inflamatória, destruindo tecido conjuntivo adjacentes ao dente causando perda do osso alveolar.
Como as bactérias atiram o processo inflamatório?
R: Podem ativar de forma direta ou indireta interagindo com células endoteliais. Direta: quando os produtos bacterianos ou bactérias se ligam diretamente a receptores específicos do endotélio. Indireta: os produtos bacterianos (proteínas LPS) ativam os leucócitos e as citocinas excretadas por eles agem sobre outras células do sistema imunológico (histamina IL1, 8) para então atirar as células endoteliais.
Como se explica a persistência do biofilme dental:
R: A persistência do biofilme dental esta associada a incapacidade de destruição do agente agressor pelo processo imunoinflamatório já instalado, isto é, pela incapacidade de produzir respostas imunoinflamatórias efetivas aos microrganismos que compõe o biofilme, aliados a predisposição do hospedeiro, fazem com que haja cronificação do processo inflamatório.
Qual a relação de citocinas e quimiocinas na imunopatogenese da doença periodontal:
R: Promovem a manutenção de subtipos de leucócitos específicos nos tecidos periodontais, além de ativar a osteoclastogênese e outros mecanismos de reabsorção óssea.
Os componentes C3a e C5a, também chamados de anafilotoxinas, estimulam os mastócitos perivasculares a liberarem aminas vasoativas. Quais são as duas principais aminas vasoativas e quais suas funções?
R: Histamina e serotonina. Tem como funções principais a dilatação das arteríolas e o aumento da permeabilidade das vênulas.

Continue navegando