Buscar

PDG407 Atividade dissertativa resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Disciplina: Aspectos e Concepções da Gestão Escolar
Nome: Véra Maria Trigo Santos
RA: 0009817
Atividade: Tarefa – PDG407
Sua atividade em arquivo word no AVA (link: Tarefa – PDG407). 
Parte A
Ao refletir sobre a postura da gestora (?) apresentada na situação problema tenho a oportunidade de visualizar momentos em que a gestão democrática está sendo vista e “aplicada” de maneira totalmente errada. 
A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Solicitar opiniões, pontos de vista diferentes, incluir situações de discussão e apontamento de metas, diagnóstico de problemas e busca por soluções são caminhos pelos quais a democracia fará parte da escola.
A administração escolar é portadora de uma especificidade que a diferencia da administração especificamente capitalista, cujo objetivo é o lucro, mesmo em prejuízo da realização humana implícita no ato educativo. Se administrar é usar racionalmente os recursos para a realização de fins determinados, administrar a escola exige a permanente impregnação de seus fins pedagógicos na forma de alcançá-los (PARO 2000, p. 7).
A gestão escolar deve defender a sua característica pedagógica, pois a meta do gestor democrático, da comunidade e da escola é uma educação de qualidade.
Referências
- PARO Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2000.
Parte B 
Cada vez mais, a participação cidadã tenta contemplar dois elementos contraditórios presentes no atual contexto das dinâmicas política, escolar e empresarial. Primeiro, o “fazer ou tomar parte”, no processo político-social, por indivíduos, grupos, organizações que expressam interesses, identidades e valores que poderiam se situar no campo do “particular”, mas atuando num espaço de heterogeneidade, diversidade e pluralidade.
Aos responsáveis pela gestão escolar compete, portanto, promover a criação e a sustentabilidade de um ambiente propício à participação plena, no processo social escolar dos seus profissionais, de alunos e de seus pais, uma vez que se entende que é por essa participação que os mesmos desenvolvem consciência social crítica e sentido de cidadania.
Os diretores participativos baseiam-se no conceito da autoridade compartilhada, por meio da qual o poder é delegado a representantes da comunidade escolar e as responsabilidades são assumidas em conjunto. Existem três tendências globais sobre esse assunto:
 1. A gestão participativa como um elemento significativo entre as variáveis identificadas em escolas eficazes; 
2. A mudança do papel do diretor na gestão da escola; 
3. Os vários elementos da tendência para a autonomia escolar ou gestão descentralizada. 
De acordo com Luck et al (2005), com esta nova tendência, os chefes passam a participar e dar maior apoio à autonomia e à liberdade dos seus colaboradores. Esta prática aumenta a satisfação e o compromisso de todos para com a escola. Energizar os professores e os outros organizadores relevantes traz à tona potencialidades latentes de cada um, até então desconhecidas.
Referências
- LUCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

Outros materiais