Buscar

Interações medicamentosas: Casos Clinico Infecção secundária + Diabetes + PA elevada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPTOPRIL / IBUPROFENO - diminui a resposta anti-hipertensiva, risco de disfunção renal
* monitorar pressão arterial; considerar terapia anti-inflamatória alternativa.
- INSULINA / CAPTOPRIL - aumenta o efeito hipoglicemiante (pode ocorrer cefaleia, tontura, sonolência, náuseas, tremores, sudorese, palpitação....)
* monitorar a glicemia. A dose da insulina pode necessitar de ajuste se a interação for suspeita.
- Níveis altos de CREATININA podem indicar desidratação, neste caso a ingestão de líquidos deverá ser aumentada aos poucos.
- o uso de CAPTOPRIL e IBUPROFENO, contribuem para os níveis alto de creatinina.
O captopril juto ao ibuprofeno, diminui a resposta anti-hipertensiva, trazendo riscos a disfunção renal. A insulina quando junta ao captopril, aumenta o efeito hipoglicemiante causando cefaleias, tontura, sonolência, náuseas, tremores, sudoreses e palpitações.
Os níveis altos de Creatinina podem indicar a desidratação, neste caso a ingestão de líquidos deverá ser aumentada aos poucos.
Paciente J.S.M. hospitalizado, sexo masculino, hipertenso, com alta taxa de creatinina, diabético. 
Medicamentos: Captopril 50mg, insulina regular por via subcutânea, tetraciclina (tratando infecção secundária), carbonato de cálcio e ibuprofeno via oral.
O captopril por ser um anti-hipertensivo da classe de inibidores da enzima conversora da angiotensina I (ECAI), diminui a vaso constrição periférica e consequentemente a redução da pressão arterial. Quando agindo junto ao ibuprofeno (AINE não seletivo) diminui a resposta anti-hipertensiva, trazendo risco de disfunção renal devido ao aumento dos níveis de creatinina. Já a insulina, quando administrada junto ao captopril, aumenta o efeito hipoglicemiante, podendo causar reações como: cefaleia, tontura, sonolência, náuseas, tremores, sudorese e palpitação, caso a interação seja suspeita seria necessário um reajuste da dose de insulina.
Suspeita-se que o paciente apresente enterocolite por Shigella sp, devido ao uso da tetraciclina (aproximadamente 80% do cloridrato de tetraciclina é absorvido através do trato gastrointestinal), o mecanismo de ação da tetraciclina é a inibição da síntese proteica de bactérias sensíveis, ela age bloqueando a ligação do RNA-t (RNA transportador). Entretanto a presença do carbonato de cálcio (em sua forma iônica Ca++) diminui a absorção da tetraciclina causando uma perda na eficácia devido a sua influência no pH estomacal.
Como conduta, é preciso que haja uma troca do anti-hipertensivo visto que ele é um dos fármacos que mais interage com os outros na farmacoterapia, sugiro a troca por losartana, pertencente a classe dos vasodilatadores. Evita se também o uso do antibiótico junto com íons metálicos.

Outros materiais