Buscar

Resumo Arquitetura Verde



Continue navegando


Prévia do material em texto

Arquitetura Verde
É um tipo de arquitetura que diminui os impactos ao meio ambiente e economiza recursos naturais, adotando práticas sustentáveis, gerando menos resíduos e prejuízos à natureza.
Para adequar o conceito de arquitetura verde, deve-se ficar atento e utilizar produtos com características básicas de sustentabilidade.
→ Impactos ambientais causados pela construção civil
No Brasil a construção civil é uma das atividades que mais consomem recursos naturais e causam maiores impactos ao ambiente. O setor é responsável por cerca de 40% de todo o resíduo no mundo.
O volume de recursos naturais utilizados pela construção civil, muitos deles não renováveis, corresponde a pelo menos um terço do total consumido anualmente por toda a sociedade.
A demolição gera uma quantidade considerável de entulho. Nas grandes cidades brasileiras, calcula-se que esse entulho possa chegar a até 60% do lixo produzido.
→ A importância da reciclagem na construção civil
A reutilização e reciclagem dos resíduos da construção civil como matéria-prima traz inúmeros benefícios econômicos e ambientais, pois minimizam a extração de recursos naturais, cujas reservas, na grande maioria, escassas, além de reduzir o nível de poluição atmosférica elevada em função da extração, processamento e transporte. Esse processo, consequentemente possui um custo menor.
Com o uso do triturador de resíduos de construção civil, dotado de peneira, é possível ter o total aproveitamento do entulho de concreto como agregados recicláveis. Os demais materiais, como sucata de aço, papel, plástico e vidro, possuem valor comercial e sua reciclagem se torna fácil devido os grandes números de pessoas interessadas.
→ Construção sustentável custa mais caro?
Diferente da opinião geral, os edifícios sustentáveis não são necessariamente mais caros, até porque o retorno do investimento ocorre em prazos mais curtos devido a redução de custos operacionais, busca de soluções locais, racionalização de projeto e aceitação de mercado.
Pesquisas realizadas por empresas de consultoria especializadas no segmento de construções sustentáveis mostram que empreendimentos verdes reduzem em até 30% o consumo de energia, em 50% o consumo de água, em 35% a emissão de CO2 e em até 90% o descarte de resíduos, além de garantir um ambiente interno mais saudável e produtivo.
→ Materiais Alternativos
Um dos primeiros fatores a se pensar no momento que se vai construir uma casa ecologicamente correta é o uso de materiais de construção alternativos. São diversas as opções, por exemplo:
• Tijolo Ecológico: leva o solo como componente principal, aliado ao cimento que atua como cola e a água que permite a modelagem, oferecendo maior resistência física e qualidade controlada. E como os tijolos são prensados sem necessidade de serem queimados, poluem menos.
• Cimento Ecológico: até pouco tempo atrás era alvo de preconceito por conter resíduos industriais. O produto reaproveita 70% do resíduo gerado pelas siderúrgicas e é isso que confere a ele uma função ecológica.
• Tintas Minerais: elas são feitas geralmente à base de terra crua e emulsão aquosa e não têm derivação de petróleo.
• Piso Elevado Nuvem: O sistema é feito de plástico reciclado, que permite uma resistência à carga distribuída e estabilidade muito maior do que os pisos elevados convencionais com quatro vezes menos material (3 kg/m²).
• Telhado Verde: possui maior controle da drenagem pluvial, isolamento acústico e térmico, diferencial estético e ambiental da edificação. Atua como gerenciador de grandes volumes de chuvas, retardando sua drenagem, contribuindo de forma importante para a mitigação de inundações e enchentes.
• Telhas Ecológicas: são telhas fabricadas com resíduos sólidos (embalagem de Leite Longa Vida), e possuem em sua composição predominante papel, plástico e metal.
• Bambu: O bambu é uma matéria-prima altamente sustentável, pois é abundante e renovável.  É muito resistente sendo uma opção ao aço, ao concreto e principalmente à madeira, devido ao seu baixo custo, à rapidez no processo de construção e manejo.
→ Quais as Vantagens de um projeto sustentável
O resultado final dessa nova arquitetura ecológica, verde e sustentável, proporciona grande vantagem para seus consumidores. 
A casa ecológica, além de beneficiar o meio ambiente, garante o bem estar de seu usuário (faz bem para a saúde, para o bolso e para o planeta). 
Os principais benefícios são:
• Redução dos custos de investimento e de operação; 
• Imagem, diferenciação e valorização do produto; 
• Redução dos riscos; 
• Mais produtividade e saúde do usuário; 
• Novas oportunidades de negócios; 
• Satisfação de fazer a coisa certa. 
Grupo: Ana Luisa Gatto - Gabriel Leão - Guilherme Lara - Leonardo Braga - Lucas Nogueira - Marcela Rodrigues
Ciência do Ambiente
Engenharia Civil
PUC MINAS
→ Fontes
http://www.vivadecora.com.br/vivadecora/revista/arquitetura/arquitetura-verde/
http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-969-7161,00.html
http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/importancia-da-reciclagem-de-residuos-da-construcao-civil/
http://www.eccoxambiental.com.br/blog/97-a-construcao-sustentavel-e-a-economia
http://www.pensamentoverde.com.br/arquitetura-verde/confira-sao-materiais-alternativos-utilizados-construcao-civil/
http://ecotelhado.com/piso-nuvem-o-piso-elevado-da-ecotelhado/
http://www.ecocasa.com.br/telhado-verde.asp