Buscar

AULA 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 08
	Assinale as assertivas a seguir, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Segmentação de mercado consiste agrupar consumidores que tenham características diferentes, principalmente quanto a seus desejos e necessidades.
( ) Segmentos de mercado são grupos formados com base nessas semelhanças heterogêneas.
( ) São categorias de segmentação de mercado: Geográfica, Demográfica, Psicográfica e Comportamental.
( ) São categorias de segmentação de mercado: Geográfica, Demográfica, Psicográfica e Social.
( ) Empresas que operam em grandes mercados com compradores espalhados geograficamente e diferentes quanto às suas necessidades e hábitos de compra, que não podem oferecer seus produtos e serviços de uma forma igual, precisam fazer segmentação de mercado.
	
	F, F, V, V, F
	
	V, F, F, F, V
	 
	V, V, V, V, V
	
	F, V, V, F, V
	 
	F, F, V, F, V
	
	Processo de planejar e executar o desenvolvimento, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços. Este conceito está associado à área funcional de:
	
	Operações.
	
	Logística.
	
	Finanças.
	 
	Gestão de Pessoas.
	 
	Marketing.
	
	Tanto o segmento de calçados, quanto o de roupas, são partes da economia com rápido crescimento. Reagir às tendências e modas, em rápida mudança, é um dos requisitos de mercado mais importantes que esse segmento precisa enfrentar. Outro desafio é frequentemente fornecer às lojas produtos mais novos e diferenciados. Para não perder clientes, os pedidos devem ser atendidos rapidamente, levando os "Centros Logísticos" atuais de grandes varejistas a fornecem para centenas de lojas, diariamente, enviando milhares de pares de sapatos por semana. O "Centro" da XKW Group era tradicionalmente semi-automatizado, contando com um armazém organizado por paletes, operados por empilhadeiras, racks com prateleiras e um eficiente sistema de transporte. Para permitir o futuro crescimento e melhorar os seus processos logísticos, o XKW Group decidiu investir em um novo "Centro Logístico", seguindo a tendência estabelecida por diversos varejistas de calçados em todo o mundo. Como resultado de seu estudo estratégico, a XKW Group decidiu rever toda a sua política, face aos novos desafios deste mercado cada vez mais globalizado e competitivo. Com base no texto acima, qual política a XKW Group decidiu rever, para crescer de forma sustentada?
	
	Política de Vendas
	
	Política de Segmentação
	 
	Política de Mercado
	
	Política de Marketing
	 
	Política de Distribuição
	
	Lúcia, dona de casa, 2º Grau, 28 anos, é moradora de uma cidade com mais de 500.000 habitantes. Em um estudo de segmentação de mercado a classificação de Lucia envolve as variáveis:
	
	Demográfica e comportamental;
	 
	Demográfica e geográfica;
	
	Comportamental e geográfica;
	
	Comportamental e psicográfica;
	 
	Psicográfica e demográfica.
	
	A atividade de marketing está presente desde o momento da concepção dos produtos e serviços até o ato final, quando da sua entrega ao consumidor. Suas atividades começam identificando as necessidades que os consumidores têm do serviço ou produto a ser lançado. A correta gestão da área de marketing possui três grandes eixos de ação:
	
	No processo de aquisição de produtos para venda; a realização dos objetivos organizacionais.
	 
	A integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente; no fornecimento global; no processo de aquisição de produtos para venda.
	 
	A integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente; o foco na satisfação do cliente; a realização dos objetivos organizacionais.
	
	No processo de aquisição de produtos para venda; o foco na satisfação do cliente; no fornecimento global.
	
	A integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente; no processo de aquisição de novos produtos para venda; no fornecimento global.
	
	Para segmentar o seu mercado a organização deve considerar quatro categorias. Das opções apresentadas assinale aquela que NÃO representa uma dessas categorias.
	
	Segmentação psicográfica.
	 
	Segmentação demográfica.
	
	Segmentação comportamental.
	
	Segmentação geográfica.
	 
	Segmentação cultural.
	
	A Diretoria da empresa Fênix S.A. estava operando em grandes mercados com muitos compradores espalhados e diferentes quanto às suas necessidades e hábitos de compra. Em reunião da direção, o Diretor de Marketing Rodrigo Silva ressaltou: "Não podemos continuar a oferecer os nossos produtos de forma igual, a todos os tipos de clientes, precisamos identificar fatias do mercado mais atraentes para os nossos produtos, a fim de atendermos a estes nichos de mercado de forma diferenciada". Em seguida, Eliane Brito se posicionou: " Precisamos iniciar pela segmentação mais simples, ou seja, devemos priorizar a analise pelos critérios demográficos".
Em decorrência do mencionado nessa reunião podemos concluir que a diretora Eliane Brito estava recomendando, inicialmente, utilizar critérios objetivos, como:
		
	 
	grau de instrução e ocupação
	
	personalidade
	
	comportamento de compra
	
	estilo de vida
	 
	zonas geográficas
	
	Uma das atribuições da área de marketing é a de gerenciar o ciclo de vida do produto no mercado. Esse ciclo é dividido em cinco etapas que segue exatamente a seguinte sequência:
	
	Introdução; Concepção; Crescimento; Maturidade; Declínio.
	 
	Concepção; Introdução; Crescimento; Maturidade; Declínio.
	
	Introdução; Maturidade; Concepção; Crescimento; Declínio.
	
	Introdução; Concepção; Maturidade; Crescimento; Declínio.
	
	Concepção; Maturidade; Introdução; Crescimento; Declínio.

Outros materiais