Buscar

CASO 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 7
PAULO, EMPREGADO DA EMPRESA ALEGRIA LTDA, TRABALHA PARA A EMPRESA BOA SORTE LTDA, EM DECORRÊNCIA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CELEBRADO ENTRE AS RESPECTIVAS EMPRESAS. AS ATRIBUIÇÕES POR ELE EXERCIDAS INSEREM-SE NA ATIVIDADE-MEIO DA TOMADORA, A QUAL EFETUA O CONTROLE DE SUA JORNADA DE TRABALHO E DIRIGE A PRESTAÇÃO PESSOAL DOS SERVIÇOS, EMITINDO ORDENS DIRETAS AO TRABALHADOR NO DESEMPENHO DE SUAS TAREFAS. DIANTE DESSA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA APRESENTADA E COM BASE NO ENTENDIMENTO SUMULADO PELO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO ESCLAREÇA SE ESTA TERCEIRIZAÇÃO É LÍCITA OU ILÍCITA E CONSEQUENTEMENTE SE EXISTE A POSSIBILIDADE DE PAULO TER O VÍNCULO DE EMPREGO RECONHECIDO COM A EMPRESA BOA SORTE LTDA? TRATA-SE DE CONTRATAÇÃO ILEGAL BEM COMO, O TRABALHADOR MANTÉM VINCULO DE EMPREGO DIRETO COM O TOMADOR DO SERVIÇO (BOA SORTE LTDA) QUE DETÉM O CONTROLE DE SUA PRESTAÇÃO PESSOAL DE SERVIÇOS MEDIANTE SUBORDINAÇÃO; 
TST SÚMULA 331
I - A CONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES POR EMPRESA INTERPOSTA É ILEGAL, FORMANDO-SE O VÍNCULO DIRETAMENTE COM O TOMADOR DOS SERVIÇOS, SALVO NO CASO DE TRABALHO TEMPORÁRIO (LEI 6.019/74). 
II - A CONTRATAÇÃO IRREGULAR DE TRABALHADOR, MEDIANTE EMPRESA INTERPOSTA, NÃO GERA VÍNCULO DE EMPREGO COM OS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL (ART 37 II CF/88). 
III - NÃO FORMA VÍNCULO DE EMPREGO COM O TOMADOR A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA (LEI 7.102/83) E DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA, BEM COMO A DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS LIGADOS À ATIVIDADE-MEIO DO TOMADOR, DESDE QUE INEXISTENTE A PESSOALIDADE E A SUBORDINAÇÃO DIRETA. 
IV - O INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS, POR PARTE DO EMPREGADOR, IMPLICA A RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DO TOMADOR DOS SERVIÇOS QUANTO ÀQUELAS OBRIGAÇÕES, DESDE QUE HAJA PARTICIPADO DA RELAÇÃO PROCESSUAL E CONSTE TAMBÉM DO TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL. 
V - OS ENTES INTEGRANTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA RESPONDEM SUBSIDIARIAMENTE, NAS MESMAS CONDIÇÕES DO ITEM IV, CASO EVIDENCIADA A SUA CONDUTA CULPOSA NO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES DA LEI 8.666/93, ESPECIALMENTE NA FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS E LEGAIS DA PRESTADORA DE SERVIÇO COMO EMPREGADORA; A ALUDIDA RESPONSABILIDADE NÃO DECORRE DE MERO INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS ASSUMIDAS PELA EMPRESA REGULARMENTE CONTRATADA. 
VI – A RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DO TOMADOR DE SERVIÇOS ABRANGE TODAS AS VERBAS DECORRENTES DA CONDENAÇÃO REFERENTES AO PERÍODO DA PRESTAÇÃO LABORAL.
QUESTÕES OBJETIVAS
A RESPONSABILIDADE DO ENTE DE DIREITO PÚBLICO EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES TERCEIRIZADAS, EM SEDE TRABALHISTA, SE DEFINE DA SEGUINTE FORMA: 
A) A RESPONSABILIZAÇÃO DO ENTE DE DIREITO PÚBLICO É SUBSIDIÁRIA, DESDE QUE RESTE EVIDENCIADA A SUA CONDUTA CULPOSA NO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES DA LEI N. 8.666/93, ESPECIALMENTE NA FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS E LEGAIS DA PRESTADORA DE SERVIÇO COMO EMPREGADORA. SUMULA 331 TST INCISOS IV, V;
B) NÃO HÁ QUALQUER RESPONSABILIDADE DO ENTE DE DIREITO PÚBLICO, CONFORME ENTENDIMENTO CONSOLIDADO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 
C) A RESPONSABILIDADE DO ENTE DE DIREITO PÚBLICO É SOLIDÁRIA E, PORTANTO, TOTAL, CONSIDERANDO QUE, NA RESPONSABILIZAÇÃO DO ESTADO, DEVE PREVALECER A TEORIA DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA. 
D) NÃO HÁ RESPONSABILIDADE DO ENTE DE DIREITO PÚBLICO, NA MEDIDA EM QUE NÃO HOUVE QUALQUER VINCULAÇÃO DESTE COM O TRABALHADOR, DEVENDO O EMPREGADOR RESPONDER DE FORMA EXCLUSIVA PELOS CRÉDITOS ORIUNDOS DO CONTRATO DE TRABALHO.

Outros materiais